sábado, 20 de abril de 2019

Reencarnação e INCS Coletivo


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade - > 13 anos – 12/04/2019

Tema: Reencarnação e INCS Coletivo

Objetivos:
Identificar no INCS Coletivo a nossa bagagem reencarnatória;
Perceber na reencarnação, a ação da justiça divina e o meio de evolução dos Espíritos;
Levar o jovem a refletir sobre a sua atual reencarnação.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs 167 à 171, Cap. V, parágrafos 6* ao 9*; 392 e 393; perg. 919;
Evangelho, Cap. IV, itens 1 à 3, 5, 24; Cap. VI, item 4 – 3* e 4* parágrafos.
A Gênese, Cap. XVIII ‘ São chegados os tempos’, item 5;
(Vida: Desafios e Soluções , Cap. 7 ‘Descobrindo o Inconsciente’, item ‘Análise do Inconsciente’, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco);
Refletindo a Alma, Cap. 6, item ‘INCS Coletivo’,
Emmanuel (psicografia de Chico Xavier) – O Consolador, perg. 45

Material: Foto de Jung e Joanna, imagem iceberg, música suave.

Desenvolvimento:
1.      Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e prece Inicial
2.      Motivação:
Falar o tema ao grupo: reencarnação como ação da justiça divina e o meio de evolução dos Espíritos. Um tema que vocês já estudaram diversas vezes.
ð  Perguntar: Como vemos a reencarnação como ação da justiça divina? (deixar que respondam)
ð  Como ver a reencarnação como meio de evolução dos Espíritos?

Comentário de Kardec à perg.171:
“Todos os Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida corporal. Sua justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências, o que não puderam fazer ou concluir numa primeira prova.”
“A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste em admitir para o Espírito muitas existências sucessivas, é a única que corresponde à ideia que formamos da justiça de Deus para com os homens que se acham em condição moral inferior; a única que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provações. A razão no-la indica e os Espíritos a ensinam.”

ð  Como podemos usar as lições aprendidas nas vidas anteriores, se não lembramos das vidas passadas?  (deixar que repondam)

Comentário de Kardec à perg.393:
“Não temos, é certo, durante a vida corpórea, lembrança exata do que fomos e do que fizemos em anteriores existências; mas temos de tudo isso a intuição, sendo as nossas tendências instintivas uma reminiscência do passado. E a nossa consciência, que é o desejo que experimentamos de não reincidir nas faltas já cometidas, nos concita à resistência àqueles pendores.”

Precisamos ampliar a nossa consciência de nós mesmos!

3.      Desenvolver o tema através de exposição dialogada

Vocês sabem quem foi Jung?  (mostrar a foto dele)
Carl Gustav Jung nasceu na Suíça, 26 de julho de 1875, e morreu em Zurique, na Suíça, 6 de junho de 1961.
Foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.
O conceito central da psicologia analítica é a individuação - o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente e o inconsciente, mantendo, no entanto, a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano. (Wikipédia)

Vocês sabem que é Joanna de Ângelis?
(Referência: Apresentação em PowerPoint “Três Vezes Joanna” (Maria Helena Marcon).
Vídeo 1 - Estudos Aprofundados de Joanna de Ângelis, Marlon Reikdal)

É um dos guias espirituais da humanidade, foi mártir, santa e benfeitora. Tem sido colaboradora de Jesus nas suas diversas reencarnações.

Também trabalhou na Codificação Espírita:
“Quando se preparavam os dias da Codificação Espírita, quando se convocavam trabalhadores
dispostos à luta, quando se anunciavam as horas preditas, quando se arregimentavam seareiros para a Terra, escutamos o convite celeste e nos apressamos a oferecer nossas parcas forças, quanto nós mesmos, a fim de servir, na ínfima condição de sulcadores do solo onde deveriam cair as sementes do Evangelho do Reino.” (Joanna de Ângelis - Após a tempestade)
ð  Se ofereceu para trabalhar na codificação espírita!

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo se intitulou “um espírito amigo”:
Cap. IX, item 7 – “A paciência” (1862)
Cap. XVIII item 13 e 15 – “Dar-se-á aquele que tem” (1862).

Sóror Joana Angélica de Jesus (1761-1822)
Mártir da Independência no Brasil
Sóror Juana Inês de la Cruz (1651-1695)
Maior poetisa da língua hispânica
Clara de Assis vivera na época de Francisco de Assis (1192-1253)
Joana de Cusa (século I) Martirizada no ano de 68, entre os primeiros cristãos. (Boa Nova, Humberto de Campos /Chico Xavier, Cap. 15)

Atualmente Joanna é a mentora da mediunidade de Divaldo P. Franco.

ð  Qual a relação entre Joanna e Jung?
Joanna se baseou nos estudos de Jung para fazer a sua série psicológica, que já fez 25 anos.
Para quê precisamos, na DE, estudar a série psicológica de Joanna?

A Gênese, Cap. XVIII ‘ São chegados os tempos’, item 5:
“Já não é somente de desenvolver a inteligência o de que os homens necessitam, mas de elevar o sentimento

LE, perg. 919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

ð  Para nos conhecermos, para desenvolvermos nossos sentimentos, cultivar nossas emoções, precisamos entender como funciona nossa psique; precisamos do apoio da psicologia, assim como precisamos do apoio da pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem.

O grande desafio contemporâneo para o homem é o seu autodescobrimento.  (O Homem Integral, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Cap. 3 “Ansiedade”) 

INCS e INCS Coletivo
Freud, através de estudos de casos de pacientes com transtornos psíquicos, descobriu o Inconsciente (INCS). Jung, partindo dos estudos de Freud, descobriu o INCS Coletivo.
(Ler)
“O eminente psicanalista Carl Gustav Jung estabeleceu que o Inconsciente é um verdadeiro oceano, no qual se encontra a consciência mergulhada quase totalmente. É como um iceberg, cuja a parte visível seria a área da consciência, portanto, apenas cinco por cento do volume total daquela montanha de gelo ainda pouquíssimo conhecida. “
(Vida: Desafios e Soluções , Cap. 7 ‘Descobrindo o Inconsciente’, item ‘Análise do Inconsciente’, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco)

ð  Fazer o desenho do iceberg do quadro, indicando que pensamos que somos a parte visível do bloco de gelo flutuante, mas somos todo o bloco! A parte que desconhecemos é muito maior e está submersa, ou seja, não temos conhecimento, não temos consciência (CS) dessa parte de nós. E Jung ainda introduziu o conceito do INCS Coletivo, que seria o próprio oceano! Chamou então o bloco de gelo submerso, de INCS Pessoal.

“Diferentemente do INCS pessoal, os conteúdos do INCS Coletivo independem da experiência pessoal, ou seja, os conteúdos do INCS Coletivo jamais foram conscientes no período de vida do indivíduo.” (Refletindo a Alma, Cap. 6, item ‘INCS Coletivo’, Iris Sinoti)

ð  Contar como Jung chegou a hipótese da existência do INCS coletivo (ver anexo)

ð  Essa visão de que existe algo a priori em cada ser humano que nasce, foi Jung que trouxe. Ele não aceitava que nascêssemos como uma folha em branco. Afirmava que nós já nascíamos preparados para as experiências da vida. (Refletindo a Alma, Cap. 6, item ‘Arquétipos’, Íris Sinoti, pág 142)
ð  Vemos a importância dos estudos de Jung, pois foi a primeira vez que um cientista da mente, um médico pesquisador, trouxe essa ideia de que não nascemos como uma folha em branco.

“O inconsciente coletivo é uma parte da psique que pode distinguir-se de um inconsciente pessoal pelo fato de que não deve sua existência à experiência pessoal, não sendo, portanto, uma aquisição pessoal.”   C. G. JUNG Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo (Vol. IX/1), pr. 88.
 “O inconsciente coletivo contém toda a herança espiritual da evolução da humanidade.”   C. G. JUNG – Natureza da Psique (VIII/2).
ð  Jung percebeu que nós já nascíamos com informações prévias. Concluiu que essas informações, que todos herdamos dos antepassados, são um patrimônio da humanidade.

Que ligação podemos fazer dessa descoberta de Jung com a DE?
INCS Coletivo x DE

ð  o que é o INCS? O que é o INCS Coletivo?
(Ler)
“Indispensável, porém, ter-se em mente a presença do ESPÍRITO, que transcende aos efeitos e passa a exercer a sua função na condição de inconsciente, depósito real de todas as experiências do larguíssimo trajeto antropo-sócio-psicológico, de que se faz herdeiro nas sucessivas reencarnações.”   (Joanna de Ângelis, Vida: Desafios e Soluções, Cap. Descobrindo o Inconsciente )
(Ler)
“Embora reconheçamos a oportuna tese como de valor incontestável, pensamos que esse inconsciente coletivo corresponde às experiências vivenciadas por cada indivíduo no processo da evolução, passando pelas etapas reencarnacionistas, nas quais transitou nas diversas fases do desenvolvimento antropossociopsicológico de si mesmo.”   (Joanna de Ângelis – Triunfo Pessoal, p. 20, Cap 1 ‘O Inconsciente’)

ð  essas informações, como aquela da nascente dos ventos no pêndulo do sol, eram informações que o doente tinha, de suas reencarnações anteriores, e que no processo da doença mental, conseguiu acessar.
ð  Nessa fase de transição em que nos encontramos, onde a Terra está se transformando de Mundo de Provas e Expiações em Mundo de Regeneração, é preciso que a ciência caminhe junto; que leve as pessoas para esse autoencontro!



(Ler)
“Somente à luz do Espiritismo poderão os métodos psicológicos apreender que essa zona oculta, da esfera psíquica de cada um, é o reservatório profundo das experiências do passado, em existências múltiplas da criatura, arquivo maravilhoso onde todas as conquistas do pretérito são depositadas em energias potenciais, de modo a ressurgirem em momento oportuno.” (Emmanuel (psicografia de Chico Xavier) – O Consolador, perg. 45, em 1940)
ð  Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier, já falava do INCS como sendo a nossa bagagem espiritual. Que nossas experiências passadas, “ressurgirem em momento oportuno”.  O que será que ele quis dizer? Como assim ressurgem? 
ð  (fazer ligação com o início, o esquecimento do passado, a intuição, a nossa consciência – Espírito, nos chamando, nos advertindo, nos orientando)

ð  E pra quê precisamos saber da existência desse INCS?

“É muito difícil dissociar o inconsciente das diferentes manifestações humanas, porquanto ele está a ditar de forma poderosa, as realizações que constituem os impulsos e atavismos existenciais.”  Joanna de Ângelis - Vida: desafios e soluções, p. 85
ð  Pq somos levados pelo INCS! Ele nos toma de assalto e reagimos de forma automática!

“Porque eu sei que em mim, isto é, em minha carne não habita o bem. Eu sou capaz de querer o bem, mas não de realizá-lo. Realmente, não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.”  (Carta de Paulo  aos Romanos 7:18-20)
ð  Enqto não tivermos CS de nossas tendências, do mal, como disse Paulo, que existe em nós (no INCS), continuaremos reagindo do mesmo jeito. Por isso a necessidade de entrar em contato com esse nosso INCS, essa parte oculta de nós, para podermos reformar o que for preciso! Como vou ajustar uma coisa que nem sei que precisa de ajuste? Por isso a resposta de Sto Agostinho a Kardec: conhece-te a ti mesmo.

Quem pode dar um exemplo de reação automática e posterior arrependimento?

NT, Mateus, 26, 31:35
Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei.
Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.
Respondeu-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei. E o mesmo disseram todos os discípulos.

ð  Pedro amava tanto a Jesus que tinha plena convicção que jamais O negaria. Mas o que aconteceu de fato, logo depois? Esse diálogo foi depois da última ceia, um pouco antes de Jesus ser preso.

NT, Mateus, 26, 69:75

Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio; e aproximou-se dele uma criada, que disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno.
E ele negou outra vez, e com juramento: Não conheço tal homem.
E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denuncia.
Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

ð  O que aconteceu? Pq Pedro negou que conhecia Jesus?
Pq ele não sabia que tinha mais medo de sofrer uma prisão, tortura e morte, do que o amor que tinha por Jesus. Ele era fraco e não sabia. Se julgava forte. Ele não sabia que era fraco; que tinha medo de morrer. A reação dele ao negar foi automática. Não foi uma coisa CS. Qdo foi que ele  tomou CS de que tinha medo, que era fraco?
ð  Qdo ouviu o galo cantar e se lembrou da fala de Jesus.... E chorou, pois caiu em si.
Interessante que, no diálogo com Jesus e os outros apóstolos, Pedro foi o que mais ficou indignado, brabo: como Jesus não acreditava que ele jamais o negaria? Ele reforçou 2 vezes que nunca negaria; que preferia morrer.... E no entanto, negou 3 vezes.
O INCS se manifesta assim: nos toma de assalto! Nos sentimentos exagerados (indignação, raiva, etc) que é uma negação do que temos INCS (não queremos ver esse nosso lado obscuro), e tb nas reações como a negação por 3 vezes.

            E como Pedro continuou a vida depois que se percebeu fraco? Se tornou forte e foi o apóstolo central da Boa Nova!
            E Judas? Como reagiu qdo percebeu que havia se enganado ao entregar Jesus? O que fez? Não aguentou, e se suicidou!
ð  Não conseguiu lidar com a decepção com ele próprio, com a culpa. Não se perdoou. Como conseguiu resolver essa questão e seguir adiante? Em novas reencarnações!
ð  E onde estava armazenada essa dor, essa culpa? Na bagagem espiritual dele próprio, que nasce com ele, ficando onde? No INCS!
ð  Por isso precisamos entrar em contato com nosso INCS! Para que possamos diluir essa carga emotiva, energética que está lá, pulsante, viva, aguardando ser integrado ao nosso CS.

Não devemos ter vergonha de identificar nossas dificuldades, nossa sombra
                                   Integração com a Sombra
(Ler)
“ A sombra que existe no ser  humano não deve ser  combatida, senão, diluída pela integração na sua realidade  existencial.” Joanna de Ângelis –Em busca da verdade Cap 1
ð  A necessidade do momento é identificar essa parte de nós, que negamos, que não aceitamos, que não sabemos que existe em nós. Nós reagimos aos outros, criticamos, nos incomodamos com as atitudes do outro, pois ‘vemos’ nele, a nossa sombra, que não queremos admitir, conscientemente, que temos (espelho).

4.      Conclusão
Para bem aproveitarmos a oportunidade da reencarnação, precisamos entrar em contato com nosso INCS. E para isso, precisamos abrir espaço mental, para ‘ouvirmos’ a nós mesmos. E o melhor modo, é a oração, a meditação.

5.    Propor um exercício de autoconhecimento:
Colocar uma música suave e conduzir a um relaxamento, concentração na respiração e pensamento em Jesus.  Depois iniciar a visualização da Escada:
Visualize um cômodo em que você se encontra sozinho.
Você percebe uma porta fechada numa das paredes desse cômodo. Se dirija até essa porta e a faça abrir-se.
Você verificará que atrás dela existe apenas uma escada que leva a um andar inferior.
Feche a porta atrás de si, e comece a descer lentamente os degraus dessa escada.
Desça devagar.
No fim da escada, há somente uma outra porta, também fechada.
Abra essa porta e olhe para dentro.
Perceba a imagem, a visão que seus olhos se deparam. Observe atentamente.
Agora, feche novamente a porta e se volte para os degraus da escada por onde você desceu. Comece a subir os degraus lentamente. Suba.
Chegando no fim da escada, abra a porta e entre novamente no cômodo de onde você partiu.
Perceba novamente  o cômodo, feche os olhos e inspire profundamente.
Cada um em seu tempo, comece a mexer os dedos, e abra os olhos.

Perguntar se alguém quer compartilhar a experiência, e encerrar o estudo da noite.


6.            Prece final.

Avaliação:
Aula para 7 jovens com participação e interesse. Todo o conteúdo foi abordado através de conversas. Não deu tempo de citar os trechos do NT nem o exercício final. Ficaram bastante interessados na questão da sombra e dos impulsos automáticos.

ANEXOS:

Jung e o INCS Coletivo
(http://happinessacademyonline.org/pt/jung-sobre-a-psique/)
Jung também chama a atenção para a existência de uma parte da psique humana que chamou de inconsciente coletivo, também conhecida como psique objetiva. No inconsciente coletivo estão armazenadas as informações herdadas de todos os seres humanos desde os primeiros tempos na Terra. Os instintos e os arquétipos são partes do inconsciente coletivo. O inconsciente coletivo foi o principal motivo da briga com Freud, que nunca aceitou a sua existência.
No início de sua vida profissional, Jung trabalhava com psicóticos no Hospital Burghölzli. Um de seus pacientes chamou a atenção de Jung para um tubo que via saindo do sol, e que ele chamou de pênis do sol. Muitos anos mais tarde, Jung descobriu que este motivo aparecia na antiga religião mitraica. Porém, o paciente, um homem sem instrução, não poderia saber disso. Jung também percebeu que muitos mitos e contos populares em todo o mundo têm motivos semelhantes. Estes motivos aparecem com frequência nos nossos sonhos. A partir dessas evidências, ele concluiu a existência do inconsciente coletivo. Da mesma forma que o nosso corpo guarda vestígios do passado – o cóccix, no lugar de uma cauda, por exemplo – a mente também carrega o passado da humanidade no inconsciente coletivo.


“Série Psicológica” de Joanna de Ângelis:
- Jesus e a Atualidade (1989)
- O Homem Integral (1990)
- Plenitude (1991)
- Momentos de Saúde (1992)
- O Ser Consciente (1993)
- Autodescobrimento (1995)
- Desperte e Seja Feliz (1996)
- Vida: desafios e soluções (1997)
- Amor, Imbatível Amor (1998)
- Jesus e o Evangelho a luz da Psicologia Profunda (2000)
- O Despertar do Espírito (2000)
- Triunfo Pessoal (2002)
- Conflitos Existenciais (2005)
- Momentos de Consciência
- Encontros com a Paz e a Saúde (2007)
- Em busca da verdade (2009)
- Vitória sobre a depressão (2010)
- Psicologia da Gratidão (2011)


(Joanna de Ângelis – Espelhos da Alma – Introdução – Pág. 24)
“Existe uma fatalidade psicológica na existência do ser humano que é a conquista do Si, (...)”.

“ O Self , na sua representação totalitária , ... é o Espírito imortal, herdeiro de si mesmo, jornaleiro de variadas  existências  terrenas, (...) .”   (Joanna de Ângelis, Triunfo Pessoal – Cap. I)

 Convimos afirmar, portanto, que o Self, ou espírito criado por Deus, não pode fugir à sua fatalidade imarcescível na conquista da perfeição.” (Joanna de Angelis, Encontro com a paz e a saúde, Cap.11)

Jung
“(...) não é denotar uma ideia herdada, mas sim um modo herdado de funcionamento, que corresponde à maneira inata pela qual o pintinho emerge do ovo, o pássaro constrói o ninho (...) e as enguias encontram o caminho para as Bermudas. Em outras palavras, é um padrão de comportamento.” (em Refletindo a Alma, Cap. 6, item ‘Arquétipos’, pág 142, Iris Sinoti)

“Algumas das situações típicas relativas à condição humana e representadas pelos arquétipos incluem a predisposição para experimentar os conceitos de  mãe, pai, filho, Deus, velho sábio, nascimento, morte, renascimento, saída da proteção dos pais, casamento, e assim por diante”. (Refletindo a Alma, Cap. 6, item ‘Arquétipos’, pág 142, Iris Sinoti)

“Procedendo-se a uma análise comparativa a respeito do inconsciente coletivo ou psique objetiva com a erraticidade espiritual, encontrar-se-ão os arquétipos primordiais junguianos e outros, que seriam resultado das multifárias reencarnações do Self.”  (Joanna de Ângelis – Triunfo Pessoal, Cap 5)

Reconhecendo a excelência da classificação do mestre suíço, não nos podemos furtar, no entanto, a uma análise espírita em torno do arquétipo, que se trata de heranças das experiências vivenciadas em reencarnações transatas, quando o Espírito transferiu, mesmo sem dar-se conta, as lembranças para o inconsciente, nele arquivando todas as realizações, anseios, frustrações, conquistas e prejuízos, facultando o surgimento das futuras imagens primordiais, que correspondem aos acontecimentos nele momentaneamente adormecidos e ignorados pela consciência.
(Joanna de Ângelis – Triunfo Pessoal, Cap 1 ‘Os Arquétipos junguianos’)




Nenhum comentário:

Postar um comentário