Casa Espírita
Missionários da Luz – Pré e Mocidade - > 13 anos – 26/04/2019
Tema: Autoconhecimento
Objetivos:
Perceber
como identificar suas características espirituais: auto conhecimento..
Bibliografia:
- LE, perg 919.
Material:.folha A4 e lápis
para todos. Borracha. 1 folha de bloquinho para cada jovem. Música suave.
Prancheta ou outro suporte para escrever.
Desenvolvimento:
1.
Hora
da novidade, exercícios de respiração profunda e prece Inicial
2.
Motivação: Janela de Johari (1961)
Vimos na semana
anterior, que conseguimos identificar nossos progressos e nossas dificuldades,
trazidas das vidas anteriores, analisando nossos sentimentos mais íntimos. Toda
a bagagem que trazemos das vidas anteriores, se faz presente em nossos atos
instintivos, em nosso modo de ser, de sentir, de reagir.
- Propor um
exercício: Entregar uma folha a cada jovem, pedindo que dobrem ao meio. Depois
desdobrar e dobrar novamente ao meio no outro sentido. Dessa forma ficará
marcado um quadrado com 4 quadrantes.
Entregar lápis a
todos.
Dizer que esse papel
é deles somente. Não é para falar dele no grupo, nem para entregar. É deles
somente.
É um exercício de
auto percepção. Pedir que escrevam nos quadrantes (ir apresentando os
quadrantes um a um. Aguardar eles acabarem de anotar antes de mostrar o próximo
quadrante).:
(Desenhar no quadro).
Eu aberto
(Como sou e
mostro aos outros?)
|
EU cego (Como
acho que os outros pensam de mim)
|
EU secreto (Como
sou e não mostro)
|
EU Desconhecido
|
Cada um deve escrever
em sua folha, as características nos quadrantes específicos. Colocar todas as
características que percebam em si: virtudes, vícios, medos, sonhos, jeito de
ser, gostos, o que não gostam, etc.
- dar 15 min para
essa atividade, que deve ser feita em silêncio. Colocar uma música suave.
3.
Desenvolver
o tema através de exposição dialogada
- Mostrar o desenho
da Janela de Johari, que embora seja uma técnica para verificação do
relacionamento em grupos, nos auxilia a autopercepção.
Janela
de Johari (1961)
|
Conhecido pelo
EU
|
Não conhecido
pelo EU
|
Conhecido
pelos OUTROS
|
Eu aberto
|
EU cego
|
Desconhecido
pelos OUTROS
|
EU secreto
|
EU Desconhecido
|
Precisamos ampliar a nossa consciência de nós mesmos! Atentar em nossos
sentimentos mais ocultos, nossas reais intenções nas ações/reações do
cotidiano. Somente vamos nos autoconhecer se estarmos atentos em nós mesmos!!!
Lembrar a perg. 919 de O LE.
Para a nossa reforma
íntima, precisamos saber o que precisa de reforma... E isso só é possível com o
autoconhecimento.
- Propor um exercício
para ampliar a percepção do EU Cego: saber o que os demais pensam de nós. O
objetivo é ajudar no autoconhecimento. Então, devemos ser sinceros. Não vamos
nos identificar. Apenas colocar nossa percepção de cada um dos demais jovens do
grupo.
Entregar uma folha de
bloco a cada um, pedir que se sentem mais afastados uns dos outros e que
coloquem apenas o nome deles no topo da folha.
Recolher as folhas e
redistribuir, cuidando para que nenhum jovem receba sua folha.
Cada um deve então
anotar suas percepções sobre a pessoa cujo nome está escrito no topo da folha.
Ao concluir, a folha deverá ser repassada a outro jovem.
Repetir esse
procedimento até que todos tenham anotado nas folhas dos demais jovens.
Entregar a cada um
sua folha de volta e dar um tempo para que leiam.
Deixar livre caso
queiram compartilhar, ou não.
Reforçar que esses
exercícios nos ajudam na percepção de nós mesmos, no momento presente. Podemos
refazer em outros momentos pois as pessoas mudam; nós mudamos!
4.
Exercícios
de respiração pausada e profunda, prece final e passes.
Avaliação:
Aula para 8 jovens com muita participação
e emoção. Gostaram bastante dos exercícios. Alguns sentiram dificuldade em
preencher os quadrantes. Foi um bom exercício. Fizeram com seriedade e
concentração.
A folha com as visões do quadrante EU cego, trouxe bastantes emoções a alguns deles.
A folha com as visões do quadrante EU cego, trouxe bastantes emoções a alguns deles.
Pediram que repetíssemos esses exercícios no
fim do ano.
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