domingo, 28 de abril de 2019

Autoconhecimento


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade - > 13 anos – 26/04/2019

Tema: Autoconhecimento

Objetivos:
Perceber como identificar suas características espirituais: auto conhecimento..

Bibliografia:
- LE, perg  919.

Material:.folha A4 e lápis para todos. Borracha. 1 folha de bloquinho para cada jovem. Música suave. Prancheta ou outro suporte para escrever.

Desenvolvimento:
1.      Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e prece Inicial

2.      Motivação:  Janela de Johari (1961)

Vimos na semana anterior, que conseguimos identificar nossos progressos e nossas dificuldades, trazidas das vidas anteriores, analisando nossos sentimentos mais íntimos. Toda a bagagem que trazemos das vidas anteriores, se faz presente em nossos atos instintivos, em nosso modo de ser, de sentir, de reagir.

- Propor um exercício: Entregar uma folha a cada jovem, pedindo que dobrem ao meio. Depois desdobrar e dobrar novamente ao meio no outro sentido. Dessa forma ficará marcado um quadrado com 4 quadrantes. 
Entregar lápis a todos.
Dizer que esse papel é deles somente. Não é para falar dele no grupo, nem para entregar. É deles somente.
É um exercício de auto percepção. Pedir que escrevam nos quadrantes (ir apresentando os quadrantes um a um. Aguardar eles acabarem de anotar antes de mostrar o próximo quadrante).:

(Desenhar no quadro).
Eu aberto        
(Como sou e mostro aos outros?)
EU cego (Como acho que os outros pensam de mim)
EU secreto (Como sou e não mostro)
EU Desconhecido

Cada um deve escrever em sua folha, as características nos quadrantes específicos. Colocar todas as características que percebam em si: virtudes, vícios, medos, sonhos, jeito de ser, gostos, o que não gostam, etc.

- dar 15 min para essa atividade, que deve ser feita em silêncio. Colocar uma música suave.

3.      Desenvolver o tema através de exposição dialogada
- Mostrar o desenho da Janela de Johari, que embora seja uma técnica para verificação do relacionamento em grupos, nos auxilia a autopercepção.

Janela de Johari (1961)


Conhecido pelo EU
Não conhecido pelo EU
Conhecido pelos   OUTROS
Eu aberto        
EU cego
Desconhecido pelos OUTROS
EU secreto
EU Desconhecido

Precisamos ampliar a nossa consciência de nós mesmos! Atentar em nossos sentimentos mais ocultos, nossas reais intenções nas ações/reações do cotidiano. Somente vamos nos autoconhecer se estarmos atentos em nós mesmos!!! Lembrar a perg. 919 de O LE.

Para a nossa reforma íntima, precisamos saber o que precisa de reforma... E isso só é possível com o autoconhecimento.

- Propor um exercício para ampliar a percepção do EU Cego: saber o que os demais pensam de nós. O objetivo é ajudar no autoconhecimento. Então, devemos ser sinceros. Não vamos nos identificar. Apenas colocar nossa percepção de cada um dos demais jovens do grupo.

Entregar uma folha de bloco a cada um, pedir que se sentem mais afastados uns dos outros e que coloquem apenas o nome deles no topo da folha.
Recolher as folhas e redistribuir, cuidando para que nenhum jovem receba sua folha.
Cada um deve então anotar suas percepções sobre a pessoa cujo nome está escrito no topo da folha. Ao concluir, a folha deverá ser repassada a outro jovem.
Repetir esse procedimento até que todos tenham anotado nas folhas dos demais jovens.

Entregar a cada um sua folha de volta e dar um tempo para que leiam.
Deixar livre caso queiram compartilhar, ou não.
Reforçar que esses exercícios nos ajudam na percepção de nós mesmos, no momento presente. Podemos refazer em outros momentos pois as pessoas mudam; nós mudamos!


4.      Exercícios de respiração pausada e profunda, prece final e passes.

Avaliação:
Aula para 8 jovens com muita participação e emoção. Gostaram bastante dos exercícios. Alguns sentiram dificuldade em preencher os quadrantes. Foi um bom exercício. Fizeram com seriedade e concentração.
A folha com as visões do quadrante EU cego, trouxe bastantes emoções a alguns deles.
Pediram que repetíssemos esses exercícios no fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário