Casa Espírita
Missionários da Luz – Pré-Mocidade e Mocidade
> 12 anos 20/07/2018
Tema: O que realmente preciso ter?
Objetivos:
Perceber que os atrativos pelos bens de consumo têm por
objetivo incentivar o progresso e o desenvolvimento da sociedade;
Levar
os jovens à reflexão sobre suas reais necessidades de consumo.
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos: Pergs. 702 à 717 (lei
de conservação); 922
Material: Uma folha A4, folhinhas
e canetas para cada jovem; um exemplar de O LE
Hora da novidade, exercícios respiratórios e prece
Inicial.
Desenvolvimento:
1.
Motivação
Inicial:
Distribuir uma folha
A4 para cada um, e algo para apoiar (prancheta ou caderno/livro), dizendo que
vamos fazer uma dobradura!
Orientar para que todos juntos possam fazer um barquinho de papel. (primeiro tem que cortar um pedaço da folha para formar um quadrado!)
Orientar para que todos juntos possam fazer um barquinho de papel. (primeiro tem que cortar um pedaço da folha para formar um quadrado!)
Finalizada a
dobradura, dizer que eles vão fazer um passeio no barco, em alto mar; todos
juntos no mesmo barco.
A viagem é de um dia, saindo cedinho e voltando no entardecer. Cada um é responsável por levar tudo o que vai necessitar durante a viagem.
A viagem é de um dia, saindo cedinho e voltando no entardecer. Cada um é responsável por levar tudo o que vai necessitar durante a viagem.
è
Entregar uma folhinha e lápis a cada um para que anotem, individualmente, 5
itens que acham essenciais que levem para essa viagem.
è
Depois, que tiverem escrito, dar o comando: depois de duas horas de viagem, já
estando no mar, sem avistar a praia de onde partiram, foi verificado que o
barco está danificado e está entrando água. Para evitar que o barco afunde e
consiga retornar à praia, é preciso liberar todo o ‘peso’ possível.
Cada um deve olhar a
sua lista e identificar 3 itens que julgar descartável nessa situação. (obs.: o ‘peso’ aqui é hipotético; não é o
peso real do objeto mas sim, seu peso em questão de necessidade).
Depois, junto com os
demais, todos devem analisar quais itens deverão ser descartados, sendo que a
quantidade de descartes deve corresponder a ‘3 x nr.viajantes’. Assim, a viagem
poderá seguir em segurança para todos.
(observar como o grupo realiza a tarefa; a postura de
cada um: desprendimento, apego, vergonha, orgulho, timidez, liderança, etc)
è
Dar novo comando: o que foi descartado não foi suficiente para que o barco consiga
chegar à praia em segurança. O grupo deve descartar mais um item equivalente a
cada viajante.
Com isso, todos
chegaram em segurança na praia.
Análise da atividade:
- alguém gostaria de
compartilhar como foi fazer o descarte de itens da lista? Foi fácil? Houve
dúvida?
- como foi ter que
fazer mais um descarte quando só tinha 2 itens na lista?
- foi fácil entrar em
consenso sobre o que deveria ser descartável?
- alguém se sentiu desconfortável durante a atividade?
- alguém se sentiu desconfortável durante a atividade?
- puderam refletir
sobre o que realmente é importante para viver aquela situação?
- que paralelo
podemos fazer dessa atividade com nossa vida? A encarnação não é uma grande
viagem? O que realmente necessitamos nessa nossa viagem, para que possamos
chegar em segurança à ‘praia’?
2.
Exposição
dialogada:
O que nos leva a
querer ter ou manter determinadas coisas em nossas vidas? (deixar que
respondam)
- Tem coisas que são
necessárias para nosso cotidiano. Quem pode dar exemplos?
èRoupas
(Muitas? Poucas? De marca? Simples? Para cada estação? Para cada situação?)
èalimentação,
utensílios domésticos, moradia, roupas de cama, mesa e banho, transporte, cadernos,
livros, material escolar, etc
- Tem coisas que são
legais, agradáveis, bom de ter. Quem pode dar exemplos?
ècelular,
TV, $$, acessórios do vestuário, aquele monte de coisas que temos dentro de
casa!!!!
- Porque que é bom
ter essas coisas que gostamos, mas sabemos que não são essenciais? O que nos
leva a querer ter ou manter essas coisas?
Kardec, percebendo que
isso é tão comum entre a gente, fez a pergunta aos Espíritos:
712. Com que fim pôs
Deus atrativos no gozo dos bens materiais?
è o que acham?
Depois das respostas do
grupo, ler a resposta dos Espíritos:
“Para
instigar o homem ao cumprimento da sua missão e para experimentá-lo por meio da
tentação.”
ènessa resposta, o que chama a atenção? (deixar que pensem e respondam)
Duas palavrinhas: Missão e Tentação.
ð Qual missão? A de melhorar a sociedade, buscar novas soluções que tragam
progresso e bem estar às pessoas.
a) — Qual o objetivo
dessa tentação?
“Desenvolver-lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos.”
èPedir que um dos
jovens leia o comentário de Kardec à perg 717:
“A Civilização criou necessidades que o selvagem
desconhece e os Espíritos que ditaram os preceitos acima não pretendem que o
homem civilizado deva viver como o selvagem. Tudo é relativo, cabendo à razão
regrar as coisas. A Civilização desenvolve o senso moral e, ao mesmo tempo, o
sentimento de caridade, que leva os homens a se prestarem mútuo apoio. Os que
vivem à custa das privações dos outros exploram, em seu proveito, os benefícios
da Civilização. Desta têm apenas o verniz, como muitos há que da religião só
têm a máscara.”
ècomentar com o grupo
o trecho lido.
èpedir a outro jovem
para ler:
718. A lei de
conservação obriga o homem a prover às necessidades do corpo?
“Sim, porque, sem
força e saúde, impossível é o trabalho.”
èrealçar que o objetivo final é o trabalho! Pq? Pelo
trabalho desenvolvemos nosso intelecto e nossas virtudes (as 2 asas necessárias
ao progresso espiritual).
èpedir a outro jovem
para ler:
719. Merece censura o
homem, por procurar o bem-estar?
“É natural o desejo do bem-estar. Deus só proíbe o abuso,
por ser contrário à conservação. Ele não condena a procura do bem-estar, desde
que não seja conseguido à custa de
outrem e não venha a diminuir-vos
nem as forças físicas, nem as forças morais.”
èquais são as
condições para que a procura do bem-estar não seja nocivo?
3.
Exercício
de respiração profunda, prece e passes.
4.
Avaliação
Aula para 9 jovens. Foi
boa a atividade de dobradura. Não conheciam a do barquinho de papel. Tiveram
dificuldades em anotar 5 itens. A maioria colocou comida e água e não sabia
mais o que colocar. A
discussão posterior foi sem energia. Faltou dinamizar.
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