sábado, 19 de maio de 2018

O processo reencarnatório


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade - > 12 anos – 11/05/2018

Tema: O processo reencarnatório

Objetivos:
Estudar o processo de reencarnação

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs. 344, 339, 340, 351,352,380;
Evangelho, Cap. VIII item 4 “Bem-Aventurados Os Que Têm Puro O Coração”;
A Gênese, Cap XI, “Gênese Espiritual”, item 18 e 20;
Missionários da Luz, Cap. 13, André Luiz/Chico Xavier;
André Luiz/Chico Xavier, Evolução em Dois Mundos, cap XIX.
Material: cartões com os elementos do processo da encarnação (milhões de espermatozoides; espermatozoide selecionado; ação magnética; óvulo; Fecundação; Espírito; perispírito; redução do volume do perispíríto; Perispírito/laço fluídico; perda gradual de consciência; embrião; princípio vital; futura mãe.); 2 cartolinas, caneta hidrocor; trechos em papel

Desenvolvimento:
1.      Hora da novidade e Prece Inicial
2.      Motivação: Nosso tema é o processo da reencarnação. Ou seja, vamos falar da reprodução humana.

è Para começar uma pergunta: quando ocorre a fecundação? Quanto tempo após o ato sexual? (deixar que respondam e anotar no quadro as opiniões. Pedir que cada um dê sua opinião!)

Segundo André Luiz. No livro Missionários da Luz cap 13 (A reencarnação de Segismundo):
“a fecundação do óvulo materno somente se verifica algumas horas depois da união genesíaca. O elemento masculino deve fazer extensa viagem, antes de atingir o seu objetivo.”

è E a reencarnação? Quando começa? (deixar que respondam e anotar no quadro as opiniões.)

èComo acontece a reprodução humana? Depois do ato sexual, quais são os passos que acontecem, segundo o que viram nas aulas de biologia?  (deixar que falem).
èvamos ver como acontece na visão espiritual!

3.    Desenvolvimento
Vamos fazer um diagrama do processo da reencarnação para ficar mais fácil a visualização?. Os elementos envolvidos estão aqui na mesa e temos uma cartolina para ser a base.
(ir fazendo o diagrama no quadro e pedir a um jovem que reproduza na cartolina)

Nós sabemos que muitos espermatozoides, em média 250 milhões, fazem uma corrida para chegar ao óvulo.    (elementos do diagrama: milhões de espermatozódes - óvulo)
A ciência sabe que um determinado espermatozoide parece que é turbinado e ganha velocidade em relação aos demais, mas não tem explicação para esse fato. Apenas constata. E chegando ao óvulo, muitos conseguem chegar, somente um consegue perfurar a membrana externa do óvulo.

èO Espírito para reencarnar, precisa de uma bagagem genética compatível com suas necessidades para a encarnação em vias de começar.
(elemento do diagrama: Espírito/Perispírito)

Como saber qual espermatozoide contém as características que o Espírito reencarnante precisa para a nova reencarnação?
ècom apoio dos mentores que o auxiliam na reencarnação, um determinado espermatozoide é selecionado e recebe uma carga energética que o dá impulso.
(elementos do diagrama: Espermatozóide selecionado – ação magnética)


èAcontece então, a concepção (elemento do diagrama: fecundação)

èPedir que leiam os trechos em papel numerados, conforme o comando:

“A partir do instante da concepção, começa o Espírito a ser tomado de perturbação, que o adverte de que lhe soou o momento de começar nova existência corpórea.” (LE. Perg.351)

(elementos do diagrama: redução volume perispírítico/perda gradual da consciência)

“Desde que este é apanhado no laço fluídico que o prende ao gérmen, entra em estado de perturbação, que aumenta, à medida que o laço se aperta, perdendo o Espírito, nos últimos momentos, toda a consciência de si próprio, de sorte que jamais presencia o seu nascimento”. (A Gênese, Cap.XI, 20)

(elementos do diagrama: laço fluídico - embrião)

èque laço fluídico é esse?

“Quando o Espírito tem de encarnar num corpo humano em vias de formação, um laço fluídico, que mais não é do que uma expansão do seu perispírito, o liga ao gérmen que o atrai por uma força irresistível, desde o momento da concepção.” (A Gênese, Cap.XI, 18)

ètemos 3 informações importantes nesses trechos. Quais são?

            - a vida começa no momento da concepção, pois o Espírito já está ligado ao embrião. Logo, o aborto em qq fase da gravidez é um crime pois interrompe o processo da reencarnação que já estava em curso.

            - que o Espírito vai adormecendo, perdendo a consciência conforme a gestação vai progredindo.

            - que ele se prende ao embrião através de seu perispírito.

èComo acontece isso? Como o perispírito do Espírito se prende ao embrião?

“Sob a influência do princípio vito-material do gérmen, o perispírito, (...), se une, molécula a molécula, ao corpo em formação, donde o poder dizer-se que o Espírito, por intermédio do seu perispírito, se enraíza, de certa maneira, nesse gérmen, como uma planta na terra.”  (A Gênese, Cap.XI, 18)
èa atração do fluido vital vai prendendo as moléculas do perispírito às moléculas do embrião.

(elemento do diagrama: Fluido Vital)

4.    Pedir que colem a cartolina com o diagrama na sala para que todos possam visualizar.

èSerá que todas as reencarnações que ocorrem na Terra são assim?
èO Espírito modela seu próprio corpo, ou a herança física é que comanda o novo corpo?
èSerá que tem diferença no processo da reencarnação dependendo do nível evolutivo dos Espíritos?

ð  Deixá-los se expressarem e anotar no quadro os pontos principais, para fixação visual dos conteúdos. Depois pegar a outra cartolina, dividindo-a em 3 colunas: Espíritos Inferiores, Medianos e Superiores.

èEspíritos inferiores – (levar impresso e colar na cartolina para leitura em conjunto):
-          Os Espíritos categoricamente inferiores, entram em simbiose fluídica com as organizações femininas a que se agregam, experimentando o definhamento do corpo espiritual, sendo atraídos ao vaso uterino, em moldes inteiramente dependentes da hereditariedade.  (André Luiz – Evolução em Dois Mundos, Cap. 19)

èEspíritos medianos
-          Os Espíritos medianos, são auxiliados por servidores da Justiça Espiritual, que preparam as características do novo corpo. (André Luiz – Evolução em Dois Mundos, Cap. 19)
-          Institutos de escultura anatômica funcionam, por isso, no Plano Espiritual, brunindo formas diversas, de modo a orientar os mapas ou prefigurações do serviço que aos reencarnantes competirá mais tarde atender. (André Luiz – Evolução em Dois Mundos, Cap. 19)
-          Para isso, os candidatos à reencarnação são admitidos a instituições-hospitais em que magnetizadores desencarnados se incumbem de aplicar-lhes fluídos balsamizantes que os adormeçam, a fim de que os princípios psicossomáticos se adaptem a justo restringimento, em bases de sonoterapia.  (André Luiz – Evolução em Dois Mundos, Cap. 19)

Anotar na cartolina: (levar impresso e colar na cartolina para leitura em conjunto)
Os Espíritos medianos, são auxiliados por servidores da Justiça Espiritual, que preparam as características do novo corpo. (André Luiz – Evolução em Dois Mundos, Cap. 19)


èEspíritos Superiores  (levar impresso e colar na cartolina para leitura em conjunto):
- Espíritos Superiores: plasmam por si mesmo o novo corpo, interferindo nas essências cromossômicas. (André Luiz – Evolução em Dois Mundos, Cap. 19)


5.            Conclusão
O que concluímos nesse estudo, com relação à nossa própria encarnação, nesse momento, nesse contexto, nessa família?

èreencarnar é todo um processo, tem todo um planejamento, envolve trabalho de nossos Espíritos guias. Muita gente se esforçou para que estivéssemos hoje aqui! Precisamos bem aproveitar essa oportunidade!!


6.            Prece final.

Avaliação:
Aula para 10 jovens dos 13 aos 21 anos, com perguntas sobre aborto, pílula do dia seguinte, como fica o Espírito abortado.
A aula não transcorreu conforme previsto. Não deu para fazer o diagrama em cartolina simultâneo ao diagrama no quadro. Não dei as frases para lerem, nem cheguei a montar a segunda cartolina com as diferenças do processo reencarnatório dependendo da evolução do Espírito reencarnante.
Ficou sem energia a aula.
Completei as duas cartolinas em casa para colocar na sala na semana seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário