sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Lei de Sociedade – Laços de família

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré- Mocidade                        a partir de 13 anos     –   19/08/2014

Tema: Lei de Sociedade – Laços de família

Objetivos:
-Entender que os laços sociais são necessários ao progresso e os de família mais apertados tornam os primeiros, constituindo dessa forma uma lei da Natureza;
- Perceber que nos laços de família aprendemos a nos amarmos como irmãos;
- Refletir sobre os laços espirituais e os laços consanguíneos a partir do ensino de Jesus na passagem relatada em Mc, 3:20-21 e 31 a 35 e em Lc 12:46 a 50 (Evang. Cap.14 item 5).

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos: Pergs. 773 à 775; 203 à 217;
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIV;
“Painéis da Obsessão”, de Manoel P. Miranda/Divaldo Franco.

Material:

1.    Hora da novidade e prece inicial
2.    Motivação inicial:

Contar o caso da reencarnação de Felipe junto ao casal Argos e Áurea, do livro “Painéis da Obsessão”, de Manoel P. Miranda:
Cap. 9 – Argos, na França no século XV, desejava Áurea, que era casada com Felipe, e não correspondia ao amor de Argos. Com ajuda do amigo Maurício, que prepara uma emboscada para Felipe, Argos assassina o marido de Áurea.
Numa outra encarnação, os dois amigos se reencontram na França e, de novo prejudica Felipe que também estava reencarnado.
Na encarnação atual, aqui no Brasil, esses 4 espíritos se reencontram. Argos e Áurea eram casados. Maurício, novamente amigo do casal.
Cap. 14 – Felipe, desencarnado em situação infeliz, obsediava Argos, que sofria de tuberculose. Junto a outros desafetos, atuava para o agravamento da doença e o desencarne de Argos.

que ação os benfeitores que acompanhavam o caso, tomaram? == > deixar que tentem encontrar uma solução.

Cap. 28 – Reunião de desobsessão no PE, reunindo Argos, Áurea e Felipe, onde o casal pede perdão a Felipe, que se retira, embora não os tenha conseguido perdoar.
Cap. 32 - Renascido em condições de precariedade moral, econômica e social, Felipe fora encami­nhado a um Lar coletivo. Frágil e enfermo, com as marcas da própria dor refletidas no corpo, necessitado de apoio e afeto, sensibilizou Áurea, a futura mãezinha, embora ali estivessem outras crianças com melhor aparência... O instinto e a afinidade psíquica entre os dois, aliados à inspiração da Benfeitora, foram suficientes para que a decisão da adoção fosse tomada e Felipe retornasse aos sentimentos daqueles a quem amara e odiara, para o reco­meço da abençoada escola terrena, sob as diretrizes ditosas da fé espí­rita que lhe seria ministrada, como terapia e método de conduta para granjear a felicidade, esquecer o passado e construir o futuro.

vemos que houve a tratativa no PE para o afastamento de Felipe, com sua aceitação, embora sem ter perdoado. Reencarna em condições tal, que foi encaminhado à instituição de crianças, onde Áurea, que havia decidido adotar um filho, o acolhe.

Como imaginam que esse núcleo familiar será? Dificuldades de relacionamento, principalmente entre o filho e Argos.
Será que nessa vida familiar, esses 3 Espíritos conseguirão, pelo menos reduzir a animosidade? Por quê?

3.    Desenvolvimento :
Ler o trecho do NT: item 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo:
E, tendo vindo para casa, reuniu-se aí tão grande multidão de gente, que eles nem sequer podiam fazer sua refeição. – Sabendo disso, vieram seus parentes para se apoderarem dele, pois diziam que perdera o espírito. Entretanto, tendo vindo sua mãe e seus irmãos e conservando-se do lado de fora, mandaram chamá-lo. – Ora, o povo se assentara em torno dele e lhe disseram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te chamam. – Ele lhes respondeu:
Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, perpassando o olhar pelos que estavam assentados ao seu derredor, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; – pois, todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. (S. MARCOS, 3:20-21 e 31 a 35; – S. MATEUS, 12:46 a 50.)

O que Jesus quis ensinar com esse fato que aconteceu na vida dEle?
Ele nenhuma ocasião desprezava de dar um ensino; aproveitou, portanto, a que se lhe deparou, com a chegada de sua família, para precisar a diferença que existe entre a parentela corporal e a parentela espiritual.” (Item 7, Cap XIV do Evangelho Segundo o Espiritismo).

na família constituída entre Argos, Áurea e Rafael (Felipe reencarnado), que tipo de parentela temos? == > corporal!
Qual a diferença entre essas duas famílias? Espiritual e Corporal?

Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consangüíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências.  (Item 8, Cap XIV do Evangelho Segundo o Espiritismo.)


-  Quando falamos em família corporal falamos apenas da família consangüínea?
Não. Falamos do grupo familiar; das pessoas que convivem sob o mesmo teto. Essa é a nossa família corporal que existe na nossa sociedade, em diversas formas. (citar exemplos: membros de raças diferentes entre si (adoção); família de pais homossexuais; família sem pai; sem mãe, etc.)

Sabemos pela DE, que o Espírito já sabe, antes de reencarnar, em qual família reencarnará, e em quais condições a sua nova vida corpórea será.

Então alguém está na família errada? èCom certeza não! Estamos com quem precisamos estar!

A reencarnação explica as diversas dificuldades e conflitos que vemos na família?
-  Sim!

Por quê reencarnamos em uma família que não é harmônica?
Para desenvolvermos, pelos laços corporais, a fraternidade; para reduzirmos a animosidade pelo contato familiar.

É como se explicam esses ódios, essas repulsões instintivas que se notam da parte de certas crianças e que parecem injustificáveis. Nada, com efeito, naquela existência há podido provocar semelhante antipatia; para se lhe apreender a causa, necessário se torna volver o olhar ao passado. (Item 9, Cap XIV do Evangelho Segundo o Espiritismo).

É fácil a vida em família?
Não, pois precisamos aprender a respeitar os limites, as diferenças uns dos outros. Mas alguém aqui consegue imaginar não ter família? Viver só no mundo?

É na família que exercitamos a vida em sociedade. O que vemos na sociedade, na escola, no trabalho, em todos os lugares, é o reflexo da vida que cada um tem em sua família!

O que é preciso fazer para termos uma sociedade melhor?
Intensificar os laços de família! Desenvolver respeito, reconhecer os limites, aprender a ser útil.

4.    Atividade de Fixação
Pedir que cada um reflita por alguns minutos, individualmente, em cada uma das pessoas de sua família, procurando identificar o que precisa aprender, desenvolver junto a essa pessoa.

5.    Prece final.

6.    Avaliação


Aula para 4 jovens, com participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário