sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Lei Divina ou Natural



Aula Nº 24
Data: 12/08/2016
Tema: Lei Divina ou Natural
Objetivo: Indicar a necessidade das leis no contexto da vida da criança; demonstrar que a Lei Natural é a Lei de Deus, escrita em nossa consciência e que todos os homens são regidos por ela. Somente os homens mudam suas leis. E entender a necessidade das regras de uma sociedade e aprender a respeitá-las. O bem e o mal.

Prece Inicial

Desenvolvimento: Colocar no quadro a palavra LEI. Perguntar às crianças se elas conhecem esta palavra. Perguntar:
- O que é Lei?
- Para que servem as leis?
Leis existem muitas, vamos ver uns exemplos, e ver como funcionam as leis?
Simular uma avenida/rua com sinaleiro e faixa de pedestres: levar carrinhos e bonecos. Cada um escolherá um personagem/objeto e ficará livre para atuar no trânsito. Conversar sobre as situações e decisões tomadas.
- Agora que nós vimos algumas das muitas leis que existem, me respondam:
- As leis são boas? - Elas servem para tornar as nossas vidas melhores ou piores?
- Se nós transgredirmos as leis, o que pode acontecer?
- Devemos, então, seguir as leis?





Estudo das questões 614 a 624 LE:
  • Onde está escrita a lei de Deus? Na consciência de cada um.
  • Quem tem a missão de revelar as leis de Deus? Os missionários. Ex.: Moisés, Jesus, Chico Xavier, Madre Teresa de Calcutá, Alan Kardec.
  • Quem foi o mais perfeito guia que Deus nos mandou pra servir de modelo? Jesus.
  • As Leis de Deus estão escritas nas leias da Natureza?
  • Qual a utilidade do Espiritismo visto que Jesus nos ensinou as leis de Deus? O espiritismo veio nos explicar. Porque Jesus falava em parábolas (naquela época o povo ainda não estava preparado para compreender e as pessoas interpretam como querem. Os espíritas vem dar clareza a estas parábolas.
  • Porque os espíritos não explicaram tudo há mais tempo? Porque as pessoas não estavam preparadas. Seria como ensinar contas de matemática a um bebezinho ou como a luz, precisamos acostumar a vista a ela.
  • Como sabemos a diferença do bem e do mal? É só imaginar: tudo que não queremos para nós, não devemos fazer para os outros.
  • Uma pessoa ignorante tem a mesma responsabilidade sobre seus atos do que outra mais esclarecido? Não. O homem esclarecido sabe e entende o que está fazendo. O homem ignorante muitas vezes não compreende o erro.

Conclusão: As Leis são regras que determinam o que a gente deve ou não fazer. As Leis servem para lembrarmos que devemos sempre viver em busca de fazer as coisas certas, pois só assim faremos com que a nossa vida e a vida das outras pessoas sejam tranquilas, boas e felizes.
Prece final

BIBLIOGRAFIA
O Livro dos Espíritos – questões 614 a 648 – A Lei Divina ou Natural

Avaliação:
 Aula para 6 evangelizandos com boa participação.Desenvolvida com simulação e exposição dialogada, respondendo às perguntas dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário