sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Jesus - Parábolas



Aula Nº 23
Data: 05/08/2016
Tema: Jesus - Parábolas
Objetivo: Interpretar as parábolas, segundo o entendimento espírita.

Prece Inicial
         Primeiro momento: leitura e comentários do texto abaixo.
Jesus
         Muito se tem pesquisado, falado e escrito sobre a passagem de Jesus pelo planeta Terra. Há, ainda hoje, incertezas a respeito da época exata em que ele viveu e se alguns acontecimentos foram entendidos e traduzidos corretamente, mas isto não altera a mensagem de amor que ele deixou; não existem dúvidas sobre a importância e a simplicidade de seus ensinamentos morais, que transcorrem o tempo e as gerações.
         Jesus ensinou através do seu exemplo. Em apenas três anos de peregrinação por uma pequena região não deixou nada escrito, não criou religião, não ostentou nenhum título terreno, não fundou escolas e nem ensinou nelas, e sim em lugares por onde passava. Suas lições foram transmitidas por palavras que exalavam sabedoria e humildade. Proclamou o amor, o perdão, a paz, tornando-se modelo vivo e inesquecível da mensagem que deixou.
         Utilizou-se de coisas simples, tocou o coração e a razão dos que o ouviam, contando histórias, utilizando-se de situações cotidianas de seu tempo, a fim de ser compreendido por todos.
         Espírito de luz, curava, sem julgar a origem do mal; ouvia o povo, esclarecendo e consolando. Nunca quis ser glorificado ou temido, ao contrário, queria ser amigo e irmão. Tratava a todos com igual amor, paciência e devotamento.
         No lugar do Cristo crucificado, exalando tristeza e dor, em cada coração deve estar o Cristo vivo, irradiando esperança e fé. Em O Livro dos Espíritos, Kardec afirma: “Jesus é o exemplo da perfeição moral a que pode pretender a humanidade na Terra. Deus nos oferece Jesus como o mais perfeito modelo, a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei (...).”
         Jesus foi o maior Mestre de que se têm notícias. Sábio, equilibrado, possuía uma bondade inteligente que cativava. Com seu amor a Deus e à humanidade demonstrou o caminho para a verdade e a vida. E continua a convidar-nos - ontem, hoje e sempre - a caminhar na estrada do amor, seguindo seus passos.
SCHMIDT, Claudia.
Adaptação do texto originalmente publicado no Seara Espírita, ano IV, nº. 37, dezembro 2001.
         Segundo momento: dividir a turma em grupos, entregando um exemplar de O Livro dos Espíritos para cada grupo.
         Terceiro momento: procurar em O Livro dos Espíritos a questão nº. 625. Pedir que todos leiam a questão.
         Quarto momento: entregar a cada grupo uma parábola contada por Jesus, pedindo que leiam e troquem ideias no grupo.
          Parábola do Semeador - Mateus 13: 1 a 9;

          Parábola do Bom Samaritano - Lucas, 10: 25 a 37;

          Parábola do credor Incompassivo – Mateus, 18: 21 a 35;

          Parábola do Filho Pródigo – Lucas, 15: 11 a 32;

          Parábola do Rico e Lázaro – Lucas, 16: 19 a 31;

          Parábola do Fariseu e do Publicano – Lucas, 18, 9 a 14.

         Quinto momento: comentários a questão 625 de O Livro dos Espíritos.
         Sexto momento: pedir para que cada grupo conte sua Parábola e fale sobre seu significado, dando oportunidade para debate.
         Prece de encerramento

Avaliação:
Aula para 4 evangelizandos, que apresentaram dificuldade em interpretar as parábolas apresentadas. Após debate e explicação, conseguiram entender o ensinamento.

Bibliografia:
Parábolas e ensinos de Jesus. CAIRBAR SCHUTEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário