sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Lei de Amor e Caridade

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré- Mocidade                 a partir de 13 anos     –   09/09/2014

Tema: Lei de Amor e Caridade

Objetivos:
Perceber que a verdadeira caridade conforme Jesus é Benevolência, Indulgência e Perdão; Estudar o trecho de Paulo sobre a caridade (Evang. Cap 15, itens 6 e 7).

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, Cap. XI, 3ªParte: Pergs. 629, 630, 642, 643, 886 à 889
Evang.Seg.Espiritismo, Cap. IX, X, XI, XIII e  Cap XV
Palestra de Cosme Massi na FEP em 27/08/2006

Material:

1.          Hora da novidade e prece inicial
2.          Motivação inicial:
Quem pode definir o que é caridade? (anotar no quadro as respostas).

3.          Desenvolvimento :

Ler a perg 886 de O LE:
Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

     São as 3 letrinhas que definem a Caridade: BIP!

     O que significa Benevolência?  (deixar que respondam)


“ A benevolência para com os seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se. (Ev.Seg.Esp., Cap. IX, item 6)

“A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo. (Ev.Seg.Esp., item 14, cap. XI)

Ter benevolência é agir com bondade; é muito mais do que dar esmola:


     O que significa a Indulgência? (deixar que respondam)

No dicionário, temos:
A indulgência é uma qualidade humana bastante louvável, pois representa a bondade e a capacidade de ser tolerante perante às ações ou particularidades das outras pessoas.

Não é também caridade a indulgência?”       (Ev.Seg.Espiritismo,  Cap. XV item 15)
“A indulgência não vê os defeitos de outrem, ou, se os vê, evita falar deles, divulgá-los”... “Sede, pois, severos para convosco, indulgentes para com os outros” (item 16)
 - não julgar!

     E o perdão?

O perdão está junto com a indulgência, pois ao perdoarmos o mal que nos fazem, estamos sendo indulgentes, pois sabemos que também nós cometemos erros.


 - Então, são dois tipos de caridade: 1. Moral; 2. Material.   <= escrever no quadro

Vejam que na resposta dos Espíritos à perg. 886 de O LE, Jesus, ao colocar o tripé BIP, coloca a caridade em toda a nossa vida de relação!

“A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores.” (LE, perg. 886)

Essas 3 virtudes são necessárias para darmos conta de todas as relações com o mundo fora de nós. Desenhar no quadro para auxiliar na reflexão:

 




1 – todos os sentidos ou faculdades que uso para perceber o mundo fora de mim. (SENTIR)
2 – reflexão que o homem faz, com o que recebe do mundo fora dele. Processamento das informações que recebe o exterior.  (PENSAR)
3 – Reação a partir do processamento da informação recebida. É o homem que modifica o mundo lá fora. (AÇÂO; AGIR)

èisso acontece com todos nós. O AGIR de um é o SENTIR do outro que recebe a ação.

Quem tem o PENSAR muito curto, é o pavio-curto, o impulsivo. Não AGE; REAGE!

O SENTIR o que vem do mundo me afeta;
NO PENSAR, eu me mudo; me transformo;
No AGIR, eu mudo o mundo.

Precisamos trabalhar essas 3 potências para evoluirmos.

O PENSAR, depende só de mim.
O SENTIR, depende do mundo externo. É o mais difícil de trabalhar. É o que ‘usamos’ há mais tempo. Está enraizado em nós; vem dos instintos. Requer mais esforço para ser burilado. As paixões fazem parte do SENTIR.

A Caridade , como BIP, expressa as 3 virtudes necessárias para trabalharmos essas potências em nós!
           PENSAR – Indulgência (a reflexão do que observamos nos outros, com a virtude da indulgência);
           SENTIR – Perdão – atua como filtro de tudo o que vem de fora de nós, para não deixar o mal passar! Com o perdão, não nos perturbamos com o que recebemos do mundo.
           AGIR – Benevolência – deve ser a nossa vontade, agir no bem.

Ex.:
Como foi que Jesus trabalhou com essas virtudes, no julgamento e morte? O que ele recebeu do mundo? Como foi o SENTIR (perdoai-os... não sabem o que fazem). O PENSAR com indulgência para com as nossas imperfeições e ignorância. O AGIR, sempre com benevolência.

4.          Atividade de Fixação

No Ato dos Apóstolos, no NT, existe um texto lindíssimo de Paulo de Tarso, na sua 2ª epístola aos coríntios. Kardec colocou no Evangelho Seg. Espiritismo, de tão belo que é esse trecho. (distribuir cópias para que acompanhem a leitura)

“Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; – ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até ao ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. – E, quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.
A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; – não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade.” (S. PAULO, 1ª Epístola aos Coríntios, 13:1 a 7 e 13.) (Evang.Seg.Espiritismo, Cap.XV, item 6)

5.          Prece final.

6.          Avaliação


Aula junto com a pré (feriadão) para 5 jovens, com pouca participação, mas com interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário