domingo, 23 de agosto de 2015

O que realmente preciso ter?

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                   11 à 14 anos    21/08/2015

Tema:  O que realmente preciso ter?

Objetivos:
Perceber que os atrativos pelos bens de consumo tem por objetivo incentivar o progresso e o desenvolvimento da sociedade;
Levar os jovens à reflexão sobre suas reais necessidades de consumo.

Bibliografia:  
O Livro dos Espíritos: Pergs. 702 à 717 (lei de conservação)


Material: folhinhas e canetas para cada evangelizando

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:

Distribuir folhinhas a cada evangelizando para que responda individualmente: qual é a sua maior tentação?

- não precisa escrever o nome na folha; recolher, e depois ir lendo e anotando no quadro para que todos possam acompanhar.

èanalisar com eles: (deixar que respondam)
- o que realmente é necessário entre todas essas coisas que nos tentam?
- por que será que essas coisas nos atraem?


2.    Exposição dialogada:

Kardec, percebendo essas coisas que são tão comuns entre a gente, fez a pergunta aos Espíritos:

712. Com que fim pôs Deus atrativos no gozo dos bens materiais?
è o que acham?

Depois das respostas do grupo, ler a resposta dos Espíritos:

“Para instigar o homem ao cumprimento da sua missão e para experimentá-lo por meio da tentação.”

ð  Qual missão? A de melhorar a sociedade, buscar novas soluções que tragam progresso e bem estar às pessoas.


a) — Qual o objetivo dessa tentação?
“Desenvolver-lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos.”

3.    Fixação do conteúdo

Propor uma atividade de reflexão, para a qual, devemos ter seriedade para podermos aproveitar a reflexão. É um exercício hipotético, e não deve ser considerado em seu contexto real, caso ocorresse.
Distribuir novamente papeizinhos  a cada um, pedindo que sigam os comandos:

- vocês vão fazer um passeio num barco, em alto mar. A viagem é de um dia, saindo cedinho e voltando no entardecer. Cada um é responsável por tudo o que vai necessitar durante a viagem.

è Vocês devem anotar na folhinha recebida, 5 itens que acham essenciais que estejam na sua mochila e/ou bolsos da roupa.

- depois, que tiverem escrito, dar o comando: depois de duas horas de viagem, já estando no mar, sem avistar a praia de onde partiram, foi verificado que o barco está danificado e está entrando água. Para evitar que o barco afunde e consiga retornar à praia, é preciso liberar todo o ‘peso’ possível.
Cada um deve olhar a sua lista e descartar 3 itens que julgar descartável nessa situação. (obs.: o ‘peso’ aqui é hipotético; não é o peso real do objeto mas sim, seu peso em questão de necessidade).

- depois que tiverem riscado os itens descartáveis, dar novo comando: o que foi descartado não foi suficiente para a garantia de que o barco conseguirá chegar à praia em segurança. Cada um deve descartar mais um item de sua lista.

- com isso, todos chegaram em segurança na praia.

Análise da atividade:
- alguém gostaria de compartilhar como foi fazer o descarte de itens da lista? Foi fácil? Houve dúvida?
- como foi ter que fazer mais um descarte quando só tinha 2 itens na lista?
- puderam refletir sobre o que realmente é importante para viver aquela situação?

- que paralelo podemos fazer dessa atividade com nossa vida?
A encarnação não é uma grande viagem?
O que realmente necessitamos nessa nossa viagem, para que possamos chegar em segurança à ‘praia’?


4.    Avaliação

Aula para 12 jovenzinhos, com muita participação. Não houve tempo para a atividade de fixação.

5.    Anexos



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