Casa Espírita
Missionários da Luz – Pré-Mocidade 11
à 14 anos 21/08/2015
Tema: O que realmente preciso ter?
Objetivos:
Perceber que os atrativos pelos bens de consumo tem por
objetivo incentivar o progresso e o desenvolvimento da sociedade;
Levar
os jovens à reflexão sobre suas reais necessidades de consumo.
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos: Pergs. 702 à 717 (lei
de conservação)
Material: folhinhas e canetas
para cada evangelizando
Hora da novidade e Prece Inicial (todos que
desejarem, fazem a prece, um por vez).
Desenvolvimento:
1.
Motivação
Inicial:
Distribuir folhinhas
a cada evangelizando para que responda individualmente: qual é a sua maior
tentação?
- não precisa
escrever o nome na folha; recolher, e depois ir lendo e anotando no quadro para
que todos possam acompanhar.
èanalisar
com eles: (deixar que respondam)
- o que realmente é
necessário entre todas essas coisas que nos tentam?
- por que será que
essas coisas nos atraem?
2.
Exposição
dialogada:
Kardec, percebendo
essas coisas que são tão comuns entre a gente, fez a pergunta aos Espíritos:
712. Com que fim pôs
Deus atrativos no gozo dos bens materiais?
è o que acham?
Depois das respostas do
grupo, ler a resposta dos Espíritos:
“Para instigar o homem ao cumprimento da sua missão
e para experimentá-lo por meio da tentação.”
ð Qual missão? A de melhorar a sociedade, buscar novas soluções que tragam
progresso e bem estar às pessoas.
a) — Qual o objetivo
dessa tentação?
“Desenvolver-lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos.”
3.
Fixação
do conteúdo
Propor uma atividade de reflexão, para a
qual, devemos ter seriedade para podermos aproveitar a reflexão. É um exercício
hipotético, e não deve ser considerado em seu contexto real, caso ocorresse.
Distribuir novamente papeizinhos a cada um, pedindo que sigam os comandos:
- vocês vão fazer um
passeio num barco, em alto mar. A viagem é de um dia, saindo cedinho e voltando
no entardecer. Cada um é responsável por tudo o que vai necessitar durante a
viagem.
è
Vocês devem anotar na folhinha recebida, 5 itens que acham essenciais que
estejam na sua mochila e/ou bolsos da roupa.
- depois, que tiverem
escrito, dar o comando: depois de duas horas de viagem, já estando no mar, sem
avistar a praia de onde partiram, foi verificado que o barco está danificado e
está entrando água. Para evitar que o barco afunde e consiga retornar à praia,
é preciso liberar todo o ‘peso’ possível.
Cada um deve olhar a
sua lista e descartar 3 itens que julgar descartável nessa situação. (obs.: o ‘peso’ aqui é hipotético; não é o
peso real do objeto mas sim, seu peso em questão de necessidade).
- depois que tiverem
riscado os itens descartáveis, dar novo comando: o que foi descartado não foi
suficiente para a garantia de que o barco conseguirá chegar à praia em segurança.
Cada um deve descartar mais um item de sua lista.
- com isso, todos
chegaram em segurança na praia.
Análise da atividade:
- alguém gostaria de
compartilhar como foi fazer o descarte de itens da lista? Foi fácil? Houve
dúvida?
- como foi ter que
fazer mais um descarte quando só tinha 2 itens na lista?
- puderam refletir
sobre o que realmente é importante para viver aquela situação?
- que paralelo
podemos fazer dessa atividade com nossa vida?
A encarnação não é
uma grande viagem?
O que realmente
necessitamos nessa nossa viagem, para que possamos chegar em segurança à ‘praia’?
4.
Avaliação
Aula para 12 jovenzinhos, com muita
participação. Não houve tempo para a atividade de fixação.
5.
Anexos
Nenhum comentário:
Postar um comentário