domingo, 18 de dezembro de 2011

Lei de Justiça, Amor e Caridade – O óbolo da Viúva

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade1 14 à 17 anos – 28/10/2011

Tema: Lei de Justiça, Amor e Caridade – O óbolo da Viúva

Objetivos:
Identificar o verdadeiro significado de “caridade”;
Perceber que somente evoluiremos se tivermos a “caridade” por norma de conduta;
Identificar na Benevolência, Indulgência e Perdão, as virtudes que resumem todos os deveres de caridade para com o próximo.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs. 629, 630, 642 e 643, 886 à 888.
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. X itens 14 e 16, Cap. XI item 4, Cap. XIII item 5, Cap.XV item 5.

Material: trechos em papel para todos, caneta de quadro branco, aparelho de som com CD suave, LE e ESE.

1.Prece inicial
2.Motivação inicial:

Leitura do Evangelho, no trecho do 'Óbolo da Viúva” (cópias para todos)
O ÓBOLO DA VIÚVA
“Estando Jesus sentado defronte do gazofilácio, a observar de que modo o povo lançava ali o dinheiro, viu que muitas pessoas ricas o deitavam em abundância. – Nisso, veio também uma pobre viúva que apenas deitou duas pequenas moedas do valor de dez centavos cada uma. – Chamando então seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu muito mais do que todos os que antes puseram suas dádivas no gazofilácio; – por isso que todos os outros deram do que lhes abunda, ao passo que ela deu do que lhe faz falta, deu mesmo tudo o que tinha para seu sustento. (S. MARCOS, 12:41 a 44; S. LUCAS, 21:1 a 4.)” (Evang.Seg.Espiritismo, Cap.XIII, item 5)

O que podemos perceber com esse trecho do Evangelho?
==> que a caridade real é tão importante, que Jesus fez questão de chamar atenção ao conceito.
==> quem deu mais dinheiro para os pobres?
==> pq então a viúva fez mais caridade?

3.Desenvolvimento:

Normalmente, o que entendemos por “caridade”?
==> ajudar a quem precisa de ajuda material. Esse conceito está nos dicionários.
Se fosse assim, os países ricos não precisariam fazer a caridade...

O que é afinal, a caridade? ==> depois das respostas, ver no LE

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”
O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque de indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.


Evangelho, Cap. XI, item 4
“Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.”


O Homem e o Próximo
___________________

Reflexão: O Homem consigo mesmo <== Sentir !! Agir ==> A sociedade: o próximo


Faculdade: Sentir
==> todos os sentidos ou faculdades que uso para perceber o mundo fora de mim

Faculdade: Pensar
==> reflexão que fazemos, com o que recebemos do mundo exterior.

Faculdade: Agir
==> reação do processamento das informações recebidas: ação

Esse mecanismo acontece o tempo todo. O “agir” de um é o “sentir” do outro.

Vamos fazer um teste, uma simulação?

Chamar 4 voluntários e fazer duas duplas. Um dupla deve ficar do lado de fora.
Para uma dupla, dar o comando: vcs vão receber um comando e devem executá-lo, conforme descrito;

“A” recebe um papel com a orientação: Vc vai dizer algo ruim da outra pessoa, tipo: vc é isso, vc está vestido bem ridículo com esse...

“B” recebe outro papel com a orientação: Vc vai ser ofendido e deve responder da mesma forma.

Depois a dupla deve sentar e a dupla que estava aguardando do lado de fora, deve entrar na sala.

Para uma dupla, dar o comando: vcs vão receber um comando e devem executá-lo, conforme descrito;

“C” recebe um papel com a orientação: Vc vai dizer algo de bom da outra pessoa, tipo: vc é isso, vc está vestido bem legal com esse...

“D” recebe outro papel com a orientação: Vc vai ser elogiado e deve responder da mesma forma.

==> as respostas foram iguais? Pq não?

É igual o `pensar` de todas as pessoas? Não! Pq não?
==> pq depende de nosso mundo íntimo; do que realmente somos.

Nos Espíritos inferiores, o “agir” é “reagir” e, normalmente no mesmo teor do que recebeu (sentiu).
E nos Espíritos Puros? Como é esse “agir”: é “reagir” no automatismo do BEM...

Quem tem o “pensar” curto, age ou reage? ==> reage
E quem tem o “pensar” longo? ==> age
Mas essas ações são sempre boas e as reações sempre ruins? ==> não! Depende do que cada um traz dentro de si; de suas aquisições morais.

==> precisamos desenvolver essas três potências, para evoluirmos: SENTIR, PENSAR, AGIR

Sentir <==> Percepção <==> As coisas do mundo me mudam
Pensar <==> Entendimento <==> Eu me transformo
Agir <==> Vontade <==> Eu mudo o mundo


Pensar: depende só de mim;
Sentir: tem um componente de fora; é o mais difícil de trabalhar.
Onde ficam as “paixões”? No “Sentir”...
Voltando à caridade:
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

Analisando os três aspectos de nossa interação com o próximo, quais as virtudes da caridade que devo usar para controlar ou dirigir cada aspecto?


Sentir <==> Perdão
Pensar <==> Indulgência
Agir <==> Benevolência


Pensar x Indulgência

analisar ou julgar o caráter ou conduta do próximo, com a virtude da Indulgência
o indulgente realça a luz do outro e não seus defeitos
a indulgência não é cega; vê os defeitos dos outros mas não os realça
a indulgência nos auxilia a identificar, reconhecer os nossos próprios defeitos

Sentir x Perdão

receber o julgamento ou as ações do outro, com o filtro do perdão, impedindo que o mal gerado pelo próximo se instale em nosso mundo íntimo. Se o mal se instala em nosso mundo íntimo, respondemos com o mal também!;
o perdão só filtra o mal; o bem passa!;
com o perdão ficamos invulneráveis ao ataque do mal.

Agir x Benevolência

aqui tem um item que fala do atendimento à carência material;
a nossa Vontade deve ser agir no BEM, em todas as circunstâncias;
agindo no BEM, transformamos o mundo

Há quem esteja impedido de agir no bem?

643. Haverá quem, pela sua posição, não tenha possibilidade de fazer o bem?
“Não há quem não possa fazer o bem. Somente o egoísta nunca encontra ensejo de o praticar. Basta que se esteja em relações com outros homens para que se tenha ocasião de fazer o bem, e não há dia da existência que não ofereça, a quem não se ache cego pelo egoísmo, oportunidade de praticá-lo. Porque, fazer o bem não consiste, para o homem, apenas em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, todas as vezes que o seu concurso venha a ser necessário.”


A Caridade, na nossa relação com o próximo, é o exercício dessas três virtudes: benevolência, perdão, indulgência.

==> Pedir que um dos jovens leia o Evangelho, Cap. XV, item 5:
“Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro”, isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.”


==> Caridade é o caminho da “salvação”: aperfeiçoamento espiritual, evolução do Espírito: só com a caridade!


Para fechar o estudo, fazer a sensibilização de Encontro com o mestre interior


4.Prece final

Avaliação: aula para apenas 4 jovens, com boa participação. Não foi feita a sensibilização final.

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