domingo, 18 de dezembro de 2011

Perfeição Moral - AutoConhecimento

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade1 14 à 17 anos – 04/11/2011

Tema: Perfeição Moral - AutoConhecimento

Objetivos:
Iniciar a prática da reflexão sobre si mesmo;
Perceber a necessidade de se conhecer para evoluir.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs. 919
Evangelho Segundo o Espiritismo,

Material: prancheta, papel sulfite e lápis para cada jovem, caneta de quadro branco, tiras de cartolina, fita crepe.

1.Prece inicial
2.Motivação inicial:
Dar prancheta, papel sulfite e lápis a cada jovem, e pedir que dividam em 4 partes iguais (dobrar ao meio e depois dobrar ao meio novamente);
Cada um deve colocar seu nome no topo da folha.
Pedir que escrevam no 1.quadrado: descrição de si mesmo (qualidades, defeitos);
Ao finalizarem, escrever no 2.quadrado: o que acham que os outros pensam dele.

Distribuir mais uma folha para cada um e pedir que novamente escrevam seu nome no topo da folha.
Pedir que passem a folha para o colega do lado. Escrever nessa folha que recebeu, o que acha dessa pessoa (impressões boas ou não). Depois passar novamente a folha para o lado. Fazer isso até que sua folha retorne.

Cada um deve ler o que os outros anotaram, sem comentar.
Falar então, que esse é um exemplo do 3.quadrado: o que as pessoas acham de nós.

Perguntar o que deve ser o último quadrado da folha: nosso eu interior, desconhecido até por nós mesmos!

Falar da Janela de Johari, uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.

3.Desenvolvimento:

Nós vimos na Lei de Sociedade, que precisamos viver em grupo para progredir.
Vimos que o único meio de evolução do Espírito é através da Caridade.
Vimos que a caridade representa nossa obrigação no relacionamento com o outro, e que foi definida pelos Espíritos como sendo BIP: benevolência, indulgência, perdão.

O que tem a Janela de Johari com a evolução dos Espíritos?
==> para nos relacionarmos com os outros, que é como aprendemos e evoluímos, precisamos nos conhecer.

Ler a perg. 919 de O LE:
Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

É fácil nos conhecermos? Como fazer? Ouvir as respostas e apresentar os conselhos de Sto Agostinho, registrado na resposta à perg. 919 feita por Kardec, colando-os no quadro (levar em tiras de cartolina):
CONHECIMENTO DE SI MESMO
Ao fim do dia, interrogar a consciência, revisando o que foi feito no dia e se não faltou a algum dever, se ninguém tinha motivo para dele se queixar;
Interrogar com que objetivo procedeu em tal ou tal circunstância;
Se fez alguma coisa que, feita por outro, censuraria;
Se fez alguma ação que não ousaria confessar;
Se morresse agora teria que temer o olhar de alguém, ao entrar de novo no mundo dos Espíritos, onde nada pode ser ocultado?
Examinar o que pudesse ter feito contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra você mesmo.

Apoio ao conteúdo:

Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.

Este conceito pode aplicar-se ao estudo a interacção e das relações interpessoais em várias situações, nomeadamente, entre indivíduos, grupos ou organizações.

A palavra Johari, tem origem na composição dos prenomes dos seus criadores: Jo(seph) e Hari(Harrington).

O conceito tem um modelo de representação, que permite, revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais, relativamente a um dado ego, classificando os elementos que as dominam, num gráfico de duas entradas (janela): busca de feedback versus auto-exposição, subdividido em quatro áreas:

- Área livre ou eu aberto;

- Área cega ou eu cego;

- Área secreta ou eu secreto;

- Área inconsciente ou eu desconhecido.

Para compreender o modelo de representação, imagine uma janela com quatro "vidros" e em que cada "vidro", corresponde a uma área anteriormente descrita, sendo a definição de cada uma delas:

• Área livre ou eu aberto – zona que integra conhecimento do ego e também dos outros;
Este primeiro quadrante, chamado de eu aberto ou eu público, é formado por sua auto percepção e pela maneira como os outros percebem você. Quanto mais informações sobre si mesmo você disponibilizar para as pessoas maior transparência haverá nas relações.
==> o que penso que as pessoas acham de mim

• Área cega ou eu cego – zona de conhecimento apenas detido pelos outros e portanto desconhecido do ego;
Esta é nossa área cega. Aquela área de nossa vida que desconhecemos em relação ao que os outros percebem de nós. Quando temos um baixo nível de relacionamento interpessoal, a tendência é que as pessoas não exponham o que pensam de nós, e com isso ficamos sem ter feedback. Ficar mais atento às mensagens transmitidas pelas pessoas em relação a nós ajuda a diminuir esta área do eu cego.
==> o que as pessoas acham de mim

• Área secreta ou eu secreto – zona de conhecimento pertencente ao ego e que não partilha com os outros;
Esta é nossa área secreta, neste quadrante estão incluídas as informações e características pessoais que somente você conhece sobre si mesmo. E só você mesmo é quem pode decidir o que irá revelar ou não aos outros. Muitos mal entendidos poderiam ser desfeitos se você se mostrasse mais e se abrisse mais para as pessoas com quem convive.
==> o que acho que sou

• Área inconsciente ou eu desconhecido – zona que detêm os elementos de uma relação em que nem o ego, nem os outros têm consciência ou conhecimento.
O eu desconhecido compreende o campo de nosso inconsciente, daquilo que tanto você desconhece sobre si mesmo, como também os outros desconhecem sobre você. Desenvolver um maior auto conhecimento através do estudo de suas próprias atitudes, muitas vezes sem nexo aparente, ou se necessário através de análise pode ajudar muito a diminuir está área em sua vida.



4.Prece final

5.Avaliação:
Aula para 8 jovens.
Houve bastante participação na atividade da janela de Johari, que foi feita ao som de música suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário