domingo, 18 de dezembro de 2011

Lei de Conservação – Meio Ambiente

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade1 14 à 17 anos – 16/09/2011

Tema: Lei de Conservação – Meio Ambiente

Objetivos:
a)Perceber como nossas ações no cotidiano podem ferir a lei de conservação, caso não tenhamos consciência dos impactos dessas nossas ações no meio ambiente;

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs: 703 à 707

Material: Levar notebook
1.Prece inicial
2.Motivação inicial:

Qual é a quantidade de lixo que uma pessoa gera por dia?

Há estimativas de que cada ser humano produz 0,6 quilos de lixo por dia.
Família média brasileira, composta por quatro pessoas, obtém-se o total de 876 quilos por ano.
Uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas (2011)???
==> O aumento populacional e o conseqüente acréscimo de lixo criam-nos um problema: onde jogá-lo? Como fazer para que não contamine o ambiente?

3. Desenvolvimento

Então vamos falar do nosso planeta. E o que tem isso a ver com a DE? Onde na DE esse assunto é tratado? ==> Lei de Conservação.
O que é Lei de Conservação? De que assunto trata?

703. Com que fim outorgou Deus a todos os seres vivos o instinto de conservação?
“Porque todos têm que concorrer para cumprimento dos desígnios da Providência. Por isso foi que Deus lhes deu a necessidade de viver. Acresce que a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres. Eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem.”

==> Vejam que os Espíritos respondem que “todos têm que concorrer para cumprimento dos desígnios da Providência.”, ou seja, todos nós temos um papel a cumprir aqui na Terra; nós estamos nos planos de Deus.

705. Por que nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?
“(...) A terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se. Se o que ela produz não lhe basta a todas as necessidades, é que ele emprega no supérfluo o que poderia ser aplicado no necessário. ( ...) Em verdade vos digo, imprevidente não é a Natureza, é o homem, que não sabe regrar o seu viver.”

==> a situação de miséria, destruição da Natureza, quebra do equilíbrio ecológico, é consequência de nossas ações, da ação dos homens que habitam o planeta. São muitos abusos, exageros, que geram escassez de um lado enquanto no outro lado há desperdícios.

Pq isso acontece? Pq não nos contentamos com o necessário?
==> materialismo exarcebado. Consumismo exacerbado!
==> o “ter por ter”, cada vez mais presente
==> a produção de bens de consumo sempre mais caros e sofisticados

==> Ver apresentação powerpoint: Insensatez_consumismo

Os recursos da Terra são ilimitados?
==> Não. Não há como haver uma produção ilimitada numa biosfera, que é finita e limitada.

==> há diferença entre consumismo e materialismo? Não!

“À medida que o consumismo foi se enraizando em uma cultura depois da outra nos últimos cinquenta anos, tornou-se um vigoroso propulsor do aumento inexorável da demanda por recursos e da produção de lixo que marca nossa era. “
“Mais de 6,8 bilhões de seres humanos estão hoje exigindo quantidades cada vez maiores de recursos materiais, dizimando os ecossistemas mais ricos do mundo e despejando bilhões de toneladas de gases que bloqueiam o calor na atmosfera ano a ano. Apesar de um aumento de 30% na eficiência de recursos, o uso de recursos globais aumentou 50% nos últimos 30 anos. ” - Worldwatch Institute

Publicação anual há 28 anos:
Estado do Mundo - 2 0 1 0 - Transformando Culturas - Do Consumismo à Sustentabilidade

“A Declaração do Milênio, da ONU, aprovada por 189 países em setembro de 2000, expressa a decisão da comunidade internacional de reduzir à metade, até 2015, o número de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia.
O compromisso com investimentos internacionais destinados à diminuição do fosso e da desigualdade social entre populações de elevado consumo, que movimentam mercados concentrados, e o 1/5 da humanidade que luta para sobreviver, é um desafio a ser enfrentado. Tal esforço, porém, resultaria apenas parcialmente bem sucedido na ausência de uma equação capaz de frear o consumismo concentrado e impulsionar o quanto antes o consumo sustentável – equação esta que passa, entre outros fatores, por uma profunda mudança cultural e comportamental. Tal mudança na cultura do consumo é a proposta trazida ao debate pelo Estado do Mundo 2010, relatório anual do WWIWorldwatch Institute, editado há 28 anos consecutivos em cerca de 30 idiomas e publicado em língua portuguesa no Brasil desde 1999 pela UMA-Universidade Livre da Mata Atlântica, representante do WWI no Brasil.
O trabalho pela transformação do comportamento do consumidor como fator essencial, dentro do tripé empresa–governo–sociedade civil, para o encaminhamento de soluções voltadas para a sustentabilidade.
Essa transformação, urgente, tem como pilar uma maior conscientização do consumidor quanto às consequências de seus atos de consumo. Nesse passo, é também fundamental levá-lo a perceber que, em adição a buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos de seus próprios atos individuais, cabe a ele mobilizar outros consumidores na direção de um consumo consciente; apoiar o esforço das melhores empresas em responsabilidade sócio ambiental, pressionando-as diretamente e comprando os seus produtos, assim como valorizando as novas tecnologias por elas desenvolvidas; e pressionar os governos na direção de uma atuação administrativa própria mais sustentável, do provimento de serviços que facilitem a ação do consumidor consciente (por exemplo, a coleta seletiva de resíduos) e da regulação e legislação referentes aos atributos dos produtos e à operação das empresas. Dessa maneira, o consumidor consciente terá um papel expandido para muito além de seus gestos individuais.”

==> Vcs concordam que o consumidor tem um papel fundamental nessa transformação?
==> como cada um é como consumidor? Consciente?
==> que exemplos de consumismo consciente poderíamos dar?

Que outro ponto está diretamente associado ao consumismo exagerado?
==> o Desperdício!

Definição:
Desperdício, no sentido absoluto, é o gasto sem proveito e a utilização incorreta ou incompleta de bens econômicos, o que faz com que necessidades que poderiam ser supridas não sejam. Existe desperdício causado pelo planejamento deficiente e o desperdício provocado pela massificação do consumo. (Enciclopédia Mirador)
==> que exemplos podemos dar de desperdícios?
água, energia, gás, tempo...

==> Como desperdiçamos o tempo? ==> horas inúteis!!! Equilíbrio entre laser e exagero, e desperdício!!!

E nós como espíritas, que sabemos da nossa condição de Espíritos imortais, como podemos auxiliar na conscientização da sociedade para que cuidemos mais do nosso Planeta?

Fechar com Kardec:
714. Que se deve pensar do homem que procura nos excessos de todo gênero o requinte dos gozos?
“Pobre criatura! mais digna é de lástima que de inveja, pois bem perto está da morte!”
a) — Perto da morte física, ou da morte moral?
“De ambas.”
O homem, que procura nos excessos de todo gênero o requinte do gozo, coloca-se abaixo do bruto, pois que este sabe deter-se, quando satisfeita a sua necessidade. Abdica da razão que Deus lhe deu por guia e quanto maiores forem seus excessos, tanto maior preponderância confere ele à sua natureza animal sobre a sua natureza espiritual. As doenças, as enfermidades e, ainda, a morte, que resultam do abuso, são, ao mesmo tempo, o castigo à transgressão da lei de Deus.

Resumindo: egoísmo cria as necessidades artificiais e a fome é fruto da imprevidência. Propõem-nos, assim, o desapego aos bens materiais como condição fundamental par um equilíbrio ecológico consistente.

4.Prece final

Avaliação:

Aula para 9 jovens, com participação nas discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário