terça-feira, 26 de agosto de 2025

Lei de Progresso - 2025

 Casa Espírita Missionários da Luz                     – Juventude > 14 anos 22/08/2025

Tema: Lei de Progresso - 2025

Objetivos:

Perceber que todos possuímos em nós a força de progredir naturalmente;

Entender como o progresso intelectual conduz ao progresso moral;

Identificar na vontade, a alavanca capaz de nos auxiliar na construção de nós mesmos.

Bibliografia:

O Livro dos Espíritos – Terceira parte – Cap. VIII - (776 a 802); e pergs.117, 127, 625, 893, 895, 909; 918;

A Gênese - Cap. XVIII – Os tempos são chegados, item 5.

Material: Papeis de recado e canetas: para todos os jovens.

Hora da novidade, exercício de respiração profunda e prece Inicial.

Desenvolvimento:

  1. Comentários do cap. 17 do Livro Céu Azul

  1. Motivação Inicial:

Hoje vamos refletir sobre a Lei do Progresso, que Kardec tratou na 3ª parte de OLE, no Cap. Lei do Progresso. Vemos na perg. 779:

A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social.”

==> é natural em cada um de nós, a evolução. Porque é uma lei divina!

Porém, o ritmo do progresso de cada um é diferente.

E na perg. 783:

Segue sempre marcha progressiva e lenta o aperfeiçoamento da humanidade?

Há o progresso regular e lento, que resulta da força das coisas. Quando, porém, um povo não progride tão depressa quanto deveria, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma.”

- Vamos fazer duplas para cochicho dois-a-dois sobre esse tema: o progresso da humanidade, que conforme a resposta dos Espíritos, sempre está ocorrendo, embora lento.

==> Sendo lento, nem sempre uma geração consegue perceber, né?

Tarefa das duplas: Buscar exemplos de costumes e hábitos, nos últimos 100 anos, que demonstrem o progresso da humanidade, do ponto de vista moral e outros do ponto de vista intelectual.

Cada dupla deve trazer pelo menos 3 exemplos de cada tipo.

==> entregar papel e caneta para as duplas.

Exemplos para serem citados após a apresentação das duplas, caso não tenham surgido:

Moral

Intelectual

- evolução nas penas impostas aos malfeitores;

- leis de proteção à criança e ao idoso;

- código de guerra estipulado pelas Nações Unidas;

- direitos humanos;

- respeito à natureza - ecologia

- fissão nuclear (usinas nucleares - energia);

- tecnologia nas comunicações;

- era espacial;

- desenvolvimento da informática; robótica, IA;

- avanço no diagnóstico de doenças e nos tratamentos;

- desenvolvimento de vacinas e medidas de prevenção de doenças.

Como o mundo mudou nesses últimos 100 anos!

Já imaginaram como seria o mundo hoje sem a internet?

- Mesmo percebendo esses avanços, também observamos grandes males no mundo, nas sociedades de modo geral. Parece que apesar do grande desenvolvimento científico, o Bem não caminha no mesmo ritmo, né?

Vemos na perg. 784:

Bastante grande é a perversidade do homem. Não parece que, pelo menos do ponto de vista moral, ele, em vez de avançar, caminha aos recuos?

==> o que vocês acham?

Os Espíritos respondem:

Enganas-te. Observa bem o conjunto e verás que o homem se adianta, pois que melhor compreende o que é mal, e vai dia a dia reprimindo os abusos. Faz-se mister que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas.”

==> com o aumento da compreensão, nós vamos percebemos o que é o mal.

Kardec desenvolve essa questão da compreensão do que é o mal:

Perg.780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?

Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.”

Perg. 780 Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?

Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”

No século XX, século do grande avanço tecnológico, tivemos duas grandes guerras, a bomba atômica, o holocausto… Esse século que mal começou já está com 2 guerras impactantes...

As guerras sempre estiveram presentes no mundo…

==> Como podemos entender esse cenário em pleno século XXI? Será que o mal ainda não chegou ao excesso para que tenhamos a necessidade do bem, como responderam os Espíritos na perg. 784?

==> Gente, qual o maior obstáculo ao progresso? (LE, perg.785)

O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre.

==> O que fazer para vencermos o egoísmo, as nossas imperfeições?

LE, perg 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?

Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”

Vontade, vigilância de nossos pensamentos e sentimentos. O progresso é uma lei divina, mas precisamos movimentar a vontade! Só depende de nós, o tempo que levaremos nessa caminhada!

Vemos em A Gênese, Cap. XVIII – Os tempos são chegados, item 5, que Kardec fala:

Já não é somente de desenvolver a inteligência o de que os homens necessitam, mas de elevar o sentimento e, para isso, faz-se preciso destruir tudo o que superexcite neles o egoísmo e o orgulho.

Tal o período em que doravante vão entrar e que marcará uma das fases principais da vida da Humanidade.

o progresso material é incontestável! Mas os problemas continuam, os transtornos psíquicos estão cada vez maiores. Como disse Kardec, a hora agora, é de desenvolver os sentimentos. A necessidade da geração atual é a de conhecer e controlar, cultivar suas emoções, seus sentimentos. Movimentar a vontade para vencer o egoísmo!

  1. Fixação do conteúdo

- Vamos fazer uma reflexão individual agora. Olhar pra dentro! Autoavaliação!

==> dar papel e caneta pra cada jovem.

- De 1 ano pra cá o que cada um de vocês percebe em si, de progresso, moral e intelectual.

E que progresso gostariam de adquirir, moral e intelectual, até o fim do ano que vem?

==> dar 5 minutos para anotarem, e depois perguntar o que acharam desse momento de autorreflexão?

  1. Conclusão

Encerrar com otimismo! Não podemos esquecer que Jesus, governador de nosso planeta está vigilante, cuidando de cada um de nós! Façamos a nossa parte! A única batalha que nos cabe vencer é contra nossas imperfeições!

Um dia, seremos anjos! É da Lei!

Sigamos com vontade, no rumo do Bem!

  1. Passes e prece final.

  1. Avaliação

    Encontro com 8 jovens, com boa participação. Fizeram a atividade nas duplas, e trouxeram suas percepções sobre os progressos nas apresentações, o que ocupou um bom tempo. Não deu tempo para as reflexões individuais. Não deu para abordar todas as perguntas do LE. Falamos da vontade e do egoismo.

    Fizemos no início, as reflexões sobre o cap. 17 do livro Céu Azul. Só 2 tinham lido esse capítulo.

  2. Anexos

LE, perg.117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição?

Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido, conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante?”

LE, perg.127. Os Espíritos são criados iguais quanto às faculdades intelectuais?

São criados iguais, porém, não sabendo donde vêm, preciso é que o livre-arbítrio siga seu curso. Eles progridem mais ou menos rapidamente em inteligência como em moralidade.”

LE, perg.785. Qual o maior obstáculo ao progresso?

O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. À primeira vista, parece mesmo que o progresso intelectual duplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o gosto das riquezas, que, a seu turno, incitam o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. Assim é que tudo se prende, no mundo moral, como no mundo físico, e que do próprio mal pode nascer o bem. Porém esse estado de coisas não durará para sempre; mudará à proporção que o homem compreender melhor que, além da que o gozo dos bens terrenos proporciona, uma felicidade existe infinitamente maior e infinitamente mais duradoura.”

LE, perg. 918. Por que indícios se pode reconhecer em um homem o progresso real que lhe elevará o Espírito na hierarquia espírita?

O espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de Deus, e quando antecipadamente compreende a vida espiritual.”

LE, perg. 893. Qual a mais meritória de todas as virtudes?

Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores. A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.”

LE, perg. 895. Postos de lado os defeitos e os vícios acerca dos quais ninguém se pode equivocar, qual o sinal mais característico da imperfeição?

O interesse pessoal. Frequentemente, as qualidades morais são como, num objeto de cobre, a douradura que não resiste à pedra de toque. Pode um homem possuir qualidades reais, que levem o mundo a considerá-lo homem de bem. Mas essas qualidades, conquanto assinalem um progresso, nem sempre suportam certas provas, e às vezes basta que se fira a corda do interesse pessoal para que o fundo fique a descoberto. O verdadeiro desinteresse é coisa ainda tão rara na Terra que, quando se patenteia, todos o admiram como se fora um fenômeno.

O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferra aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, demonstra que encara de um ponto mais elevado o futuro.”

Exemplos evolução nas comunicações:

14 de fevereiro de 1876 - Alexander Graham Bell inventou o telefone.

1877 - Telefone que chegou no Brasil, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, onde ficava o Imperador D. Pedro II.

1988 - Internet chegou no Brasil nas universidades em SP e Rio.

1992 - Celular chegou no Brasil – na Eco Brasil, no Rio de Janeiro: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Set/2009 - Smartfone chegou no Brasil.

2013 - Whatsapp começou a ser usado no Brasil.

Nov/2022 – Lançamento do ChatGPT (OpenAI foi fundada em 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário