Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 15/11/2024
Tema: Jesus e a Mulher Samaritana
Objetivos:
Estudar o diálogo de Jesus com a mulher da Samaria;
Refletir sobre as minhas buscas: água da Vida ou do mundo?
Bibliografia:
- Primícias do Reino, Amélia Rodrigues/Divaldo Franco, Cap 9 ‘A Mulher da Samaria’;
- Parábolas e Ensinos de Jesus, Caibar Schutel, Cap. ‘Os Ensinos de Jesus à Mulher Samaritana’;
- Novo Testamento, Evangelho de João 4, 1:42.
Cena dessa passagem na série The Chosen: (dublado)
https://www.youtube.com/watch?v=J-tUPHtETS0
Material: 3 cópias do trecho do Evangelho de João 4, 1:42; Texto da lenda “Não esqueça o Principal”, em papel.
Desenvolvimento:
1. Hora da novidade e Prece Inicial
2. Motivação Inicial:
Pedir que um dos jovens leia a lenda: “Não esqueça o Principal”.
Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:
“Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal.”
“Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal….”
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas joias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.
A voz misteriosa falou novamente: “Você agora, só tem oito minutos.”
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou… Lembrou-se, então, que a criança lá ficara e a porta estava fechada para sempre!
A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.
- Pedir que outro jovem diga o que entendeu dessa lenda, que ensinamento ela nos traz?
==> O mesmo acontece, por vezes, conosco. Temos uns oitenta, noventa anos para viver essa encarnação, neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: “Não se esqueça do principal!”
==> parece óbvio que o filho é prioritário às riquezas. Mas será que sempre conseguimos perceber o que é o mais importante?
3. Desenvolvimento
- Quem pode citar um exemplo de como, às vezes, nos esquecemos o principal?
==> precisamos analisar o que vai em nosso mundo íntimo; nossas verdadeiras intenções; sermos sinceros conosco mesmos. Só assim conseguiremos nos conhecer melhor e perceber de fato, as nossas inclinações, os nossos valores reais: o que realmente é importante!
- A proposta hoje, é a gente estudar uma passagem de Jesus, onde Ele fala que traz a água da vida, e que com essa água, a pessoa nunca mais terá sede.
==> quem conhece essa passagem dos Evangelhos?
- Vamos contextualizar antes da leitura:
==> quem eram os samaritanos? Judeus da Samaria eram desprezados pelos judeus da Judeia. Lembram da parábola do Bom Samaritano? O que Jesus ensinou usando um samaritano como o principal da história? == > Ali Jesus colocou na pessoa de um simples samaritano, o bom homem que ajudou o necessitado. Reforçava Jesus, que os títulos, os rótulos não significam nada perante as leis de Deus; mas sim ‘do que está cheio o coração’.
Como os samaritanos eram odiados pelos Judeus e não podiam ir a Jerusalém para orar, foi construído um poço, doado por Jacó a eles, para que pudessem ali, junto do poço, orar a Deus. Então, os samaritanos adoravam a Deus junto ao poço de Jacó, e os judeus, adoravam a Deus no templo em Jerusalém.
No relato dessa passagem que vamos estudar hoje, Jesus foi até a Samaria. Ele estava indo de Jerusalém para a Galileia, e abandonou a estrada principal para passar pela Samaria. Num dia quente de muito sol. Porquê?
== > novamente demonstrando que todos, sem exceção, somos atendidos! As convenções, os preconceitos, são dos homens e não de Deus! Ninguém está abandonado na vida!
Estudo do Evangelho de João 4, 1:42
Pedir 3 voluntários para a leitura do Evangelho: Narrador, Jesus e Fotina (a mulher samaritana).
==> distribuir os trechos do Evangelho para os 3 voluntários, e jogar o PDF com o texto no grupo whatsapp da Mocidade.
- Depois da leitura, separar em 2 grupinhos, para que discutam essa passagem do Evangelho, buscando identificar que ensinamentos Jesus nos trouxe nessa conversa com a mulher samaritana.
==> reforçar depois da apresentação dos grupos:
- Qual foi o tema da conversa entre Jesus e Fotina? Dom de Deus; Água Viva.
==> o que é o ‘dom’ de Deus?
‘Ele ensina mais, que o “dom” de Deus é a luz que nos guia para a Verdade, que essa luz não é privilégio de castas, de seitas, de famílias’ (Caibar Schutel, Parábolas e Ensinos de Jesus)
==> o que é a “água viva”?
“Ensinou mais o Mestre, que a Água que sacia toda sede é a que jorra do Alto, a sua Doutrina, ministrada pelo Espírito de Deus.” (Caibar Schutel, Parábolas e Ensinos de Jesus)
- Jesus ensina que Deus deve ser adorado no coração, no íntimo da pessoa, não importando o lugar (nem no poço de Jacó, nem em Jerusalém…).
- Também afirma que ele é o Messias esperado pelos judeus e pelos samaritanos.
5. Conclusão
Nós vimos a questão da análise em nossas escolhas, decisões, para identificar o que é mais importante: a água que mata a sede no momento, ou a água da Vida, o Evangelho de Jesus, que não nos deixa mais com sede?
Nessa conversa com a samaritana, Jesus fala que quem O conhecesse beberia da água que Ele oferece e nunca mais teria sede.
==> Nós temos essa oportunidade maravilhosa e importantíssima para nosso desenvolvimento espiritual, que é poder beber dessa ‘água viva’ para não termos mais sede.
Como essa percepção de Jesus, sua mensagem, em nossa realidade é uma questão que requer meditação, oração, continuadas, para aprendermos a transcender, a nos distanciarmos das coisas sensoriais do corpo e do mundo que nos cerca e atingirmos esse estado mental, vibracional, vamos nos permitir praticar um pouco, todos os dias.
- Como o Espiritismo nos auxilia no entendimento do ensino de Jesus?
==> O Espiritismo esclarece o ensino de Jesus ao trazer a lei do progresso como lei divina e o princípio da reencarnação como instrumento de Deus para que cheguemos à perfeição que nos é possível, como filhos de Deus.
Assim, percebemos o que de fato é o mais importante aqui nessa existência reencarnatória.
6. Exercício de respiração profunda, prece e passes coletivos.
Avaliação:
Encontro no feriado, com 9 jovens com boa participação. Fizeram todas as atividades propostas. Acharam que o texto lido pelos personagens dificultou o entendimento da passagem; que teria sido melhor a leitura direto.
ANEXOS
Novo Testamento, Evangelho de João 4, 1:42
3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
4 E era-lhe necessário passar por Samaria.
5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11-12 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
13-15 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido.
17-18 Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19-20 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21-24 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. (…) Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. (...)
39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
40 Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
41 E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.
42 E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.
Trechos do Livro PRIMÍCIAS DO REINO, Cap. 9 ‘A mulher da Samaria’ João 4:1 a 42’ de Divaldo Pereira Franco/Amélia Rodrigues
Saindo de Jerusalém, indo a Galiléia, Jesus abandona a estrada real, o tranqüilo curso do suave Jordão... para galgar as montanhas de Efrain, penetrando os limites da Samaria, evitados pelos nascidos em Judá.
A jornada do Mestre e seus discípulos fora longa: cerca de cinqüenta quilômetros.
Ao chegarem as cercanias da cidade, o Rabi assentou-se junto ao tradicional “poço de Jacó” nos terrenos que pertenceram a esse venerando ancião.
Cântaro ao ombro, mergulhada em íntimas inquietações uma mulher desce ao poço sob o sol queimante e a pino.
Surpreende-se com o estranho olhar que lhe dirige o forasteiro judeu, que ali, parece aguardá-la.
Atira, porém, o vaso sobre a água e recolhe o precioso líquido na bilha que repousa sobre o paiol.
Emoções desconhecidas tumultuam-lhe o Espírito.
Quando se dispõe a tomar o vasilhame e retornar ao lar, ouve:
- Dá-me de beber!
Volta-se surpresa, dominada por estranhos e profundos ressentimentos...
- Como sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?
Jesus conhece as dimensões que separam os dois povos: judeus e samaritanos... Não seria essa a única vez que ele provocaria escândalo, afrontando costumes odientos e convencionais.
Tem uma mensagem a dar – mensagem de conciliação e consoladora.
Para isso deixara propositalmente a estrada do Jordão e subira as serras. Programara aquele encontro, desde antes...
Responde-lhe, então, sem aspereza nem revide, por conhecê-la, talvez, intimamente.
- Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu Lhe pediria se Ele te daria água viva.
Vibrações incomparáveis estrugem no coração da mulher.
Guardava ânsias de paz e não sabia como ou onde encontrá-la.
- Senhor! - exclama – Tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde pois tem a água viva?
A revelação não tarda.
- Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede; porque a água que eu lhe oferecer se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
- Dá-me dessa água - disse pressurosa – para que não mais tenha sede, e aqui não venha tirá-la.
- Vai chamar o teu marido e vem cá - ordena-lhe com brandura e segurança.
Ela se perturba. Era uma pecadora e Ele o sabia, - conjectura...
Esse era o seu tormento íntimo.
Quanto se sentia ferida, humilhada no seu amor, receosa!
As lágrimas afloram e escorrem abundantes...quase sem fôlego esclarece:
- Não tenho marido...
A vergonha estampa no seu rosto moreno, a própria dor.
- Disseste bem, não tenho marido, pois que cinco maridos tivestes, e o que agora tens não é o teu marido; isto disseste com verdade.
Surpreendida, a samaritana não mais oculta a alegria e a felicidade.
- Senhor, vejo que és profeta!
Quantas dúvidas a atormentaram a vida toda!
A mulher, perplexa, enche-se de ventura.
Tão indigna se considerava, e no entanto, fora chamada à verdade, ouvindo o que nenhum ouvido jamais escutara antes...
Transfigurada pela revelação, deseja informar-se com segurança e indaga:
- Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; e quando vier, nos anunciará tudo...
- Eu o sou...Eu que falo contigo...
Já não há mais segredo.
Não mais silêncios.
A mulher está conquistada...
O Reino amplia fronteiras entre os “desgarrados”...
Tomando o seu cântaro, a samaritana demanda a cidade e, aos gritos proclama:
- Vinde, vejam o homem que me disse tudo quanto tenho feito; por ventura não é esse o Cristo?
Indagações explodem, espontâneas, em todos, admirados ante a natural declaração da informante.
Por dois dias Ele ficou na Samaria a pregar, a curar, espalhando a certeza da Vida além da vida.
E todos diziam a Fotina:
- Já não é pelas suas palavras que nós cremos; porque nós mesmos O temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo...
Pela afeição com que se ligou a Jesus, primitivos cristãos que se firmaram na sua coragem de proclamar suas imperfeições, denominara a Samaritana, “A iluminadora”.
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