quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Parábola dos Talentos

 Casa Espírita Missionários da Luz

DIJ – XIII Encontro da Família - 27/10/2024

Grupo Parábola dos Talentos (Pré e Mocidade)


1. Esquete apresentando a parábola: (Mateus, 25:14 a 30)

Narrador, Senhor e os 3 servidores

==> Possível adicionar mais um personagem (a pessoa do banco ou mercado).

Cenário: Cadeira do SENHOR; uma mesa que simbolize um banco ou mercado (podemos por um boneco ou alguém com fantoche)........

Interpretação: Narrada a parábola enquanto os personagens apenas fazem as mímicas.

Talentos – utilizar objetos representativos dos talentos para melhor compreensão dos evangelizandos que assistirão o esquete.

Narrador: (Inicia a leitura da parábola enquanto entra o Senhor, com uma mala/mochila e se senta na cadeira)

O Senhor age como um homem que, tendo de fazer longa viagem fora do seu país, chamou seus servidores para lhes entregar seus bens, sendo a cada um segundo a sua capacidade.

(Entram os servidores)

Narrador: Ao primeiro servidor entregou cinco talentos (O Senhor vai tirando os objetos de dentro da mala/mochila):

Tempo (entrega um relógio); Dinheiro (entrega uma sacolinha de $); Poder (entrega uma coroa prateada); Família (entrega um porta-retratos com imagem de uma família); Prestígio (entrega uma barra de chocolate Prestígio).

(O Primeiro servidor vai recebendo os objetos e mostrando ao público, enquanto o narrador vai citando os talentos. Depois, o servidor vai para o outro lado do palco).

Narrador: Ao segundo servidor, o Senhor entrega dois talentos: Fala (entrega um microfone) e Beleza (entrega um espelho).

(O Segundo servidor vai recebendo os objetos e mostrando ao público, enquanto o narrador vai citando os talentos. Depois, o servidor vai para o outro lado do palco).

Narrador: ao terceiro servidor entrega o talento da Mediunidade (entrega um livro com uma caneta).

(O Terceiro servidor recebe os objetos e mostra ao público com expressão de espanto, preocupação. Depois também vai para o outro lado do palco).

Narrador: Depois, o Senhor parte imediatamente. (Senhor sai do palco)

Narrador: – Então, o servidor que recebeu cinco talentos foi-se, negociou com eles e ganhou cinco outros. (Enquanto o narrador fala, o Primeiro Servidor vai até o banco/mercado e recebe uma pequena mochila cheia, e vai para o outro lado do palco)

Narrador: - O que recebeu dois talentos, do mesmo modo, ganhou outros tantos (Enquanto o narrador fala, o Segundo Servidor vai até o banco/mercado e recebe uma pequena mochila cheia, e vai para o outro lado do palco).

Narrador: - Mas o que apenas recebeu um talento, cavou um buraco na terra e aí escondeu o talento recebido de seu amo. (Enquanto o narrador fala, o Terceiro Servidor, esconde o livro recebido e vai para o outro lado do palco).

Narrador: Passados longo tempo, o amo daqueles servidores voltou e os chamou a contas. (Senhor entra e se senta na cadeira fazendo gestos de chamada dos servidores que entram e ficam em fila).

Narrador: Veio o que recebeu cinco talentos e lhe apresentou outros cinco, dizendo: - Senhor, entregaste-me cinco talentos; aqui estão, além desses, mais cinco que ganhei (o Primeiro Servidor entrega a mochila cheia ao Senhor).

Narrador: Respondeu-lhe o amo: Servidor bom e fiel; pois que foste fiel em pouca coisa, confiar-te-ei muitas outras; compartilha da alegria do teu senhor. (Senhor e servidor se abraçam, e o servidor se senta na primeira fileira).

Narrador: O que recebeu dois talentos apresentou-se a seu turno e lhe disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; aqui estão, além desses, dois outros que ganhei. (o Segundo Servidor entrega a mochila cheia ao Senhor).

Narrador: – O amo lhe respondeu: Bom e fiel servidor; pois que foste fiel em pouca coisa, confiar-te-ei muitas outras; compartilha da alegria do teu senhor. (Senhor e servidor se abraçam, e o servidor se senta na primeira fileira).

Narrador: – Veio em seguida o que recebeu apenas um talento e disse (servidor com ar de medo e desconfiança, fica abaixado):

Narrador: Senhor, sei que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e colhes de onde nada puseste; – por isso, como te temia, escondi o teu talento na terra; aqui o tens: restituo o que te pertence. (Servidor devolve o livro ao Senhor)

Narrador: – O homem, porém, lhe respondeu: servidor mal e preguiçoso; se sabias que ceifo onde não semeei e que colho onde nada pus, devias pôr o meu dinheiro nas mãos dos banqueiros, a fim de que, regressando, eu retirasse com juros o que me pertence. – Tirem-lhe, pois, o talento que está com ele e deem-no ao que tem dez talentos. (Senhor gesticula com indignação e depois se vira para o público)

Narrador: – porquanto, dar-se-á a todos os que já têm e esses ficarão cumulados de bens; quanto àquele que nada tem, tirar-se-lhe-á mesmo o que pareça ter; e seja esse servidor inútil lançado nas trevas exteriores, onde haverá prantos e ranger de dentes.

(Todos se viram para o público e agradecem).

2. Dinâmica com os participantes do Encontro.

Comando: Nessa parábola Jesus nos orienta a bem utilizarmos os talentos, os recursos que recebemos na presente encarnação, para nossa evolução e daqueles que conosco convivem. Enterrar um talento é perder a oportunidade de crescimento espiritual!

A proposta agora é a participação de todos vocês! Cada um receberá uma moeda de chocolate, com um talento escrito na embalagem. ==> distribuir as moedas de chocolate ao público.

- Projetar os talentos que foram distribuídos:

Doutrina Espírita, Inteligência, Saúde, Trabalho, Educação Formal, Amigos, Escuta ativa e Comunicação assertiva.

- Vamos agora, refletir sobre como podemos utilizar esses talentos, na nossa família, na construção do Amor em nosso lar!

- Nós vamos orientar vocês para a formação de 8 grupos, sendo um grupo para cada um desses talentos projetados. Então, conforme eu for falando o “talento”, quem recebeu esse talento na moeda de chocolate, deve se dirigir ao local que será indicado.

==> A tarefa de cada grupo é refletir como podemos utilizar o talento indicado na moeda de chocolate, para a construção do amor na família, que é o tema de nosso Encontro.

==> Cada grupo terá 5 minutos para essa reflexão! Escolham um relator, para apresentar a conclusão do grupo no retorno aqui no salão! 1 minuto para apresentar a conclusão, ok? Alguma dúvida?

Vamos iniciar a formação dos grupos:

1 Grupo do talento Doutrina Espírita – quem tem esse talento se dirija para a sala do passe, e já pode começar as reflexões!

2. Grupo do talento Inteligência – quem tem esse talento se dirija para o jardim, e já pode começar as reflexões! ==> Luiz indicará onde esse grupo ficará no jardim.

3. Grupo do talento Saúde – quem tem esse talento se dirija para o corredor da entrada da CEMIL, e já pode começar as reflexões!

4. Grupo do talento Trabalho – quem tem esse talento se dirija para o jardim, e já pode começar as reflexões! ==> Luiz indicará onde esse grupo ficará no jardim.

Os próximos 4 grupos ficarão aqui mesmo no salão, um em cada canto, ok?

5. Grupo do talento Educação Formal – quem tem esse talento se dirija para o canto perto do filtro de água, e já pode começar as reflexões!

6. Grupo do talento Amigos – quem tem esse talento se dirija para o canto à direita da porta lateral, embaixo da janela, e já pode começar as reflexões!

7. Grupo do talento Escuta Ativa – quem tem esse talento se dirija para a frente, embaixo da janela, perto do palco, e já pode começar as reflexões!

8. O último grupo, do talento Comunicação Assertiva, de quem tem esse talento se dirija para perto da porta do passe, embaixo da janela, e já pode começar as reflexões!

3. Apresentação dos grupos

4. Agradecimento a todos pela participação, reforçando que é na família nosso primeiro compromisso na encarnação. Então, devemos aproveitar todos os talentos recebidos por Deus, para a consolidação do Amor entre todos os membros da família!

Necessitaríamos de muito mais tempo para as reflexões sobre como utilizar esses talentos na construção do amor. Fica então, o convite para estudarmos esse assunto nos grupos de estudos da CEMIL.

Fim.

Apoio doutrinário:

Doutrina Espírita – utilizar o conhecimento espírita e a moral de Jesus como base para a educação dos filhos, para a resolução dos conflitos, para os relacionamentos entre todos os membros da família. Conhecimento Espírita e moral de Jesus = vacina moral!

Inteligência - Orientação aos filhos para o uso da inteligência para o engrandecimento moral e respeito a todos, à natureza e aos animais, entendendo que todos os talentos, devem ser usados para a integração com Deus em todos os momentos da vida.

Saúde – O corpo é instrumento de trabalho do Espírito na encarnação. Orientar os filhos para o respeito ao corpo e a mente, com muita disciplina, higiene física e mental, atividade física sadia, cuidados com a alimentação, com o repouso sadio, para utilizarmos da melhor forma esse instrumento!

Trabalho – O trabalho é uma lei divina! A oportunidade de servir através da colaboração no lar, é um exercício para a multiplicação desse talento na sociedade! Trabalho é toda ocupação útil!

Educação Formal – Deus nos possibilita o talento do estudo, para o engrandecimento da família em primeiro lugar, e na sequência, para atuação para o bem da sociedade. Orientemos os filhos a valorizarem a oportunidade do estudo! O Espírito para evoluir necessita desenvolver as duas asas: Amor e Intelecto!

Amigos – A bondade e misericórdia de Deus nos permite a presença dos amigos para nos ajudarem na caminhada da existência! Multiplicar esse talento é acolher a todos os amigos dos membros da família como participantes da grande família universal! Valorizemos e respeitemos os amigos do lar!

Escuta ativa – A construção do amor no lar é feita através do olhar, da atenção, da compreensão às características de todos os membros da família! Saber ouvir atentamente até mesmo a fala sem palavras, é amar! Todos no lar são igualmente importantes e precisam ser ouvidos com o filtro do amor, sempre!

Comunicação assertiva – O talento de se comunicar de forma assertiva com amorosidade, conforme fazia Jesus, deve ser utilizado no lar em todos os momentos. Orientar com clareza, firmeza e amor é dever dos pais!

Avaliação:

A atividade foi ótima. Levou um pouco mais que o previsto (uns 25 min), mas foi muito boa a participação dos grupos, pois os trabalhadores e participantes de grupos de estudos ajudaram as reflexões nos grupos.
Evento com 103 pessoas entre adultos e crianças.



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