terça-feira, 25 de julho de 2023

Lei do Progresso

 Casa Espírita Missionários da Luz Mocidade: > 14 anos – 14/07/2023

Tema: Lei do Progresso

Objetivos:

  • Perceber que todos possuímos em nós a força de progredir naturalmente;

  • Entender como o progresso intelectual conduz ao progresso moral;

  • Identificar na vontade, a alavanca capaz de nos auxiliar na construção de nós mesmos.

Bibliografia:

  • O Livro dos Espíritos, Cap. VIII - Lei do Progresso, pergs. 779, 780, 783 à 789, 793 (Civilização); e pergs.117, 127, 176, 179, 271, 365, 909, 918;

  • Evang.Seg.Espiritismo, cap. VII, item 13 ‘Missão do Homem Inteligente na Terra’.

Material: exemplares de o LE, papéis e canetas para todos.

Desenvolvimento:

  1. Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e Prece Inicial

  1. Motivação: Iniciar lendo no LE:

LE, perg. 783. Segue sempre marcha progressiva e lenta o aperfeiçoamento da humanidade? Há o progresso regular e lento, que resulta da força das coisas. Quando, porém, um povo não progride tão depressa quanto deveria, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma.”

- Vamos fazer duplas para cochicho dois-a-dois sobre esse tema: o progresso da humanidade, que conforme a resposta dos Espíritos, sempre está ocorrendo, embora lento.

==> Sendo lento, nem sempre uma geração consegue perceber, né?

Tarefa das duplas: Buscar exemplos de costumes e hábitos, nos últimos 100 anos, que demonstrem o progresso da humanidade, do ponto de vista moral e outros do ponto de vista intelectual.

Cada dupla deve trazer pelo menos 3 exemplos de cada tipo.

==> entregar papel e caneta para as duplas.

Exemplos para serem citados após a apresentação das duplas, caso não tenham surgido:

Moral

Intelectual

- evolução nas penas impostas aos malfeitores;

- leis de proteção à criança e ao idoso;

- código de guerra estipulado pelas Nações Unidas;

- direitos humanos;

- respeito à natureza.

- fissão nuclear (usinas nucleares - energia);

- tecnologia nas comunicações;

- era espacial;

- desenvolvimento da informática;

- avanço no diagnóstico de doenças e nos tratamentos;

- desenvolvimento de vacinas e medidas de prevenção de doenças.


- Mesmo percebendo esses avanços, também observamos grandes males no mundo, nas sociedades de modo geral. Parece que apesar do grande desenvolvimento científico, o Bem não caminha no mesmo ritmo, né?

No século XX, século do grande avanço tecnológico, tivemos duas grandes guerras, a bomba atômica, o holocausto… As guerras sempre estiveram presentes no mundo…

==> Como podemos entender esse cenário?

  1. Discussão dialogada

Kardec fez essa observação e questionou os Espíritos Superiores, na 3ª parte de o LE, no cap. das Leis Morais, na Lei do Progresso.

Distribuir exemplares de o LE aos jovens para que acompanhem, pedindo que um deles leia cada pergunta a ser estudada.

LE, perg. 784. Bastante grande é a perversidade do homem. Não parece que, pelo menos do ponto de vista moral, ele, em vez de avançar, caminha aos recuosEnganas-te. Observa bem o conjunto e verás que o homem se adianta, pois que melhor compreende o que é mal, e vai dia a dia reprimindo os abusos. Faz-se mister que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas.”- É o que vimos na pergunta inicial (a 783), que o progresso sempre acontece, mas é lento, e de vez em quando vem um ‘abalo físico ou moral que o transforma’. E na perg. 780, vemos que o progresso intelectual, normalmente vem antes do moral.

- Como pode o progresso intelectual puxar o progresso moral? Faz sentido isso?
Vamos ver a 780
a. Quem quer ler?

LE, Perg. 780 a) — Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”

- De tanto ver o mal, sofrer, ir e voltar nas reencarnações, nós vamos aprendendo a usar a inteligência para o bem, e fazer melhores escolhas.

Esse assunto é tão delicado da gente perceber o progresso, a sabedoria das leis divinas, que Kardec ainda insistiu em mais uma pergunta. Quem quer ler a 780b?

LE, perg. 780 b) — Como é, nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais esclarecidos os mais pervertidos também?  O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porém, como os indivíduos, só passo a passo o atingem. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se.”

- Vemos que todas as leis de Deus, em seu conjunto, nos fazem entender a justiça e bondade de Deus. Sem a reencarnação, não faz sentido, né? Por isso a DE é consoladora!

- O que é o senso moral, que os Espíritos falaram nessa resposta? Que precisa ser desenvolvido?

==> entender e seguir as leis de Deus! E o que nos impede de seguirmos as leis de Deus?

==> deixar que respondam, confirmando com a resposta à perg. 785.

LE, perg.785. Qual o maior obstáculo ao progresso?  O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre.

- Então, o progresso do mundo, caminha de acordo com o progresso de cada um de nós, os habitantes desse planeta. E só depende de nós, retardar ou apressar a mudança do atual estado moral que vivemos. Nas menores coisas, nos desafios diários, nas escolhas, direcionarmos a nossa vontade, no sentido do Bem, de seguir as leis de Deus.

==> Precisamos ver em nós, como estamos usando nossa inteligência, nossas aquisições intelectuais. Pois como a resposta dos Espíritos nessa pergunta, o progresso intelectual acontece sempre.

Precisamos estar atentos ao nosso progresso moral! Vigiar nossos sentimentos, nossos pensamentos, verificando se estão de acordo com as leis de Deus.

==> Todos os desafios da vida, são oportunidades de crescimento. Pedir que um dos jovens leia a perg. 909:

LE, perg. 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?  Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”

==> Progredimos mais rápido sempre que usamos a vontade para vencermos às más inclinações.

- Vamos agora pensar no nosso planeta!

- Temos na Terra, povos igualmente desenvolvidos moralmente? O que vocês acham? Quais povos podemos citar que existem na Terra?

==> Não! São diferentes povos de diferentes níveis evolutivos. Temos os povos do ocidente, os do oriente médio, os do oriente; os da África, os da Oceania; temos tribos de indígenas em diversas localidades do planeta, temos povos que vivem no gelo dos árticos… Quantos povos diferentes, com suas culturas, crenças, leis…

- Como podemos saber quais povos são mais evoluídos, mais civilizados?

Kardec responde a essa questão, em seu comentário da perg. 793

- Quem pode ler esse comentário, no 2º parágrafo?

De duas nações que tenham chegado ao ápice da escala social, somente pode considerar-se a mais civilizada, na legítima acepção do termo, aquela onde exista menos egoísmo, menos cobiça e menos orgulho; onde os hábitos sejam mais intelectuais e morais do que materiais; onde a inteligência se puder desenvolver com maior liberdade; onde haja mais bondade, boa-fé, benevolência e generosidade recíprocas; onde menos enraizados se mostrem os preconceitos de casta e de nascimento, por isso que tais preconceitos são incompatíveis com o verdadeiro amor do próximo; onde as leis nenhum privilégio consagrem e sejam as mesmas, assim para o último, como para o primeiro; onde com menos parcialidade se exerça a justiça; onde o fraco encontre sempre amparo contra o forte; onde a vida do homem, suas crenças e opiniões sejam melhormente respeitadas; onde exista menor número de desgraçados; enfim, onde todo homem de boa vontade esteja certo de lhe não faltar o necessário. (Comentário de Kardec à perg. 793).

==> é a questão moral que identifica as pessoas, assim como os povos!

- Os povos são formados por homens, que são Espíritos encarnados. Vocês acham que todos os humanos que habitam a Terra estão encarnando aqui pelo mesmo tempo? Chegaram juntos aqui?

==> Vejamos a resposta. Quem quer ler a 176.a:

176.a) — Assim, homens há que estão na Terra pela primeira vez?  Muitos, e em graus diversos de adiantamento.”

E na 179 temos: (quem quer ler?)

179. Os seres que habitam cada mundo hão todos alcançado o mesmo nível de perfeição? “Não; dá-se em cada um o que ocorre na Terra: uns Espíritos são mais adiantados do que outros.”

==> é importante a gente saber dessa diversidade de graus morais de evolução entre nós?

- Sim!!! A natureza não dá saltos! Temos que respeitar as diversas pessoas nos graus evolutivos em que se encontram.

- Os mais evoluídos devem compreender, acolher e orientar os menos evoluídos! É isso que Deus espera de nós!

- Vendo entre os diversos povos, aqueles mais primitivos, qual proveito teria o Espíritos ao nascer entre eles?

Vamos ver esse assunto na perg. 271. Quem quer ler?

271. Estudando, na erraticidade, as diversas condições em que poderá progredir, como pensa o Espírito consegui-lo, nascendo, por exemplo, entre canibais? Entre canibais não nascem Espíritos já adiantados, mas Espíritos da natureza dos canibais, ou ainda inferiores aos destes.”  

Sabemos que
os nossos antropófagos não se acham no último degrau da escala espiritual e que mundos há onde a bruteza e a ferocidade não têm analogia na Terra.  

Os Espíritos que aí encarnam são, portanto, inferiores aos mais ínfimos que no nosso mundo encarnam.
Para eles, pois, nascer entre os nossos selvagens representa um progresso, como progresso seria, para os antropófagos terrenos, exercerem entre nós uma profissão que os obrigasse a fazer correr sangue. Não podem pôr mais alto suas vistas, porque sua inferioridade moral não lhes permite compreender maior progresso.  

O Espírito só gradativamente avança. Não lhe é dado transpor de um salto a distância que da civilização separa a barbárie
e é esta uma das razões que nos mostram ser necessária a reencarnação, que verdadeiramente corresponde à justiça de Deus. De outro modo, que seria desses milhões de criaturas que todos os dias morrem na maior degradação, se não tivessem meios de alcançar a superioridade? Por que os privaria Deus dos favores concedidos aos outros homens?

- Como os povos civilizados devem agir perante um povo ainda primitivo? Nossas leis devem se sobrepor às leis deles?

==> Não! Cada povo com sua cultura e suas leis!

  1. Conclusão

- Como podemos perceber o progresso espiritual que uma pessoa já realizou, que a eleva na hierarquia espírita?

- Vemos essa resposta na perg. 918. Quem pode ler?

LE, perg. 918. Por que indícios se pode reconhecer em um homem o progresso real que lhe elevará o Espírito na hierarquia espírita?  O espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de Deus, e quando antecipadamente compreende a vida espiritual.”

- E com relação à Terra? Como poderemos perceber se nosso planeta já subiu na hierarquia espiritual? Por qual indício poderemos ver esse progresso?

Quando todos os povos estiverem no mesmo nível, no tocante ao sentimento do bem, a Terra será ponto de reunião exclusivamente de bons Espíritos, que viverão fraternalmente unidos.” (Comentário de Kardec à perg. 789)

Concluir com a reflexão do Evangelho:

Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a ele. (...)  


A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada.
Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. Infelizmente, muitos a tornam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. (Evang.Seg.Espiritismo, cap. VII, item 13 ‘Missão do Homem Inteligente na Terra’.


  1. Exercícios de respiração lenta e profunda, prece final e passes coletivos.

  1. Avaliação

Encontro com 6 jovens, sendo uma vindo pela primeira vez. Todo o encontro com roda de conversas, sem a leitura direta no LE.

ANEXOS

Apoio teórico:

Livro dos Espíritos:

780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?

Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.”

127. Os Espíritos são criados iguais quanto às faculdades intelectuais?

São criados iguais, porém, não sabendo donde vêm, preciso é que o livre-arbítrio siga seu curso. Eles progridem mais ou menos rapidamente em inteligência como em moralidade.”


117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição?

Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido, conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante?”


779. A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contacto social.”

785. Qual o maior obstáculo ao progresso?

O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. À primeira vista, parece mesmo que o progresso intelectual duplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o gosto das riquezas, que, a seu turno, incitam o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. Assim é que tudo se prende, no mundo moral, como no mundo físico, e que do próprio mal pode nascer o bem. Porém esse estado de coisas não durará para sempre; mudará à proporção que o homem compreender melhor que, além da que o gozo dos bens terrenos proporciona, uma felicidade existe infinitamente maior e infinitamente mais duradoura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário