terça-feira, 8 de novembro de 2022

Bem-aventurados os Puros de Coração

 Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade > 14 anos - 04/11/2022

Tema: Bem-aventurados os Puros de Coração

Objetivos:

Estudar o capítulo VIII de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Bibliografia:

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VIII;

O Livro dos Espíritos, perg. 625.

Material: caneta, folha A4 e prancheta: um conjunto desses para cada jovem.

Desenvolvimento:

Motivação Inicial:

Ev.Seg.Espiritismo, Cap. VIII, item 1:

Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus. (S. Mateus 5:8)

Jesus no ensina que seremos felizes se tivermos o coração puro, pois com isso, conseguiremos ver a Deus.

Quem tem o coração puro enxerga mais que os outros.

Só conseguiremos ver Deus nas coisas, se tivermos o coração puro.

Se o coração não está puro, a gente não consegue ver Deus nas outras pessoas, independente das ações que elas cometem.

Lembremos de Jesus, o ser mais puro que já esteve na Terra, nosso guia e modelo (LE, perg. 625). O que ele disse lá na cruz, antes de morrer? ==> pediu perdão a Deus por nós, que o crucificamos! Ele partiu com o coração puro que tinha, e nós ainda estamos aqui, tentando tirar as impurezas de nossos corações. Ainda vemos Jesus na cruz, tal a nossa culpa coletiva...

==> O que é purificar o coração?

É desarmar-se de tudo o que nos mantém presos no passado, em ressentimentos, em tristezas, em mágoas, nas experiências que vivemos antes;

É perdoar, pra poder seguir em paz, com leveza, pois quem não perdoa fica preso no mal que nos foi feito;

É desarmar-se em relação às coisas que estão acontecendo.

Como é que a gente limpa um copo cheio de lama?

- deixamos cair água limpa, até tirar toda a sujeira! Assim também é com relação às nossas impurezas… precisamos esvaziar o copo substituindo as impurezas por ‘água cristalina’...

Roda de Conversa:

Kardec selecionou os trechos do NT nesse capítulo:

  • Simplicidade e pureza de coração.

  • Pecado por pensamentos. Adultério.

  • Verdadeira pureza. Mãos não lavadas.

  • Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.

Vamos tentar entender melhor essa questão da pureza, refletindo sobre esses ensinos de Jesus, que Kardec selecionou:

  • Simplicidade e pureza de coração

Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que se lhes assemelham. ” (S. MARCOS, 10:13 a 16.)

ESE, Cap. VIII, item 3. A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade.


  • Pecado por pensamentos. Adultério.

Aprendestes que foi dito aos antigos: “Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (S. MATEUS, 5:27 e 28.)

ESE, Cap. VIII, item 6

Muitas vezes Jesus a empregou (a palavra adultério) por extensão, para designar o mal, o pecado, todo e qualquer pensamento mau.

A verdadeira pureza não está somente nos atos; está também no pensamento, porquanto aquele que tem puro o coração, nem sequer pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer: ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.


  • Verdadeira pureza. Mãos não lavadas

Escutai e compreendei bem isto: – Não é o que entra na boca que macula o homem; o que sai da boca do homem é que o macula. – O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem; – porquanto do coração é que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, os falsos-testemunhos, as blasfêmias e as maledicências. – Essas são as coisas que tornam impuro o homem; o comer sem haver lavado as mãos não é o que o torna impuro.” (S. MATEUS, 15:1 a 20.)

ESE, Cap. VIII, item 10:

Não basta se tenham as aparências da pureza; acima de tudo, é preciso ter a do coração.


  • Escândalos. Se a vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.

Se o vosso olho vos é objeto de escândalo, arrancai-o e lançai-o longe de vós; melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno. (S. Mateus, 5:29 e 30.)

ESE, Cap. VIII, item 17:

Figura enérgica esta, que seria absurda se tomada ao pé da letra, e que apenas significa que cada um deve destruir em si toda causa de escândalo, isto é, de mal; arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Quer dizer também que, para o homem, mais vale ter cortada uma das mãos, antes que servir essa mão de instrumento para uma ação má; ficar privado da vista, antes que lhe servirem os olhos para conceber maus pensamentos.


Processamento:

Vamos trazer essas reflexões para o que aconteceu nessa semana no Brasil, após o 2º turno das eleições. Analisar as atitudes que vimos acontecer, sob a ótica da doutrina espírita e segundo os ensinos de Jesus, com relação à pureza de coração.

- como vocês percebem o que aconteceu no país nessas eleições presidenciais?

- como vocês se sentiram com relação aos acontecimentos?


Fixação:

Vamos fazer uma reflexão, individual, sobre:

- Como eu deveria agir para ter um coração mais puro e evitar ações que me trazem mais impurezas ou evitem, ou atrasem, esse processo de limpeza?

- Que ações/pensamentos/sentimentos são como o lodo (impurezas) que sujam o copo?

Distribuir folhas A4 para os jovens, pedindo que dobrem ao meio, fazendo duas colunas, e escrevam no topo: “Eu devo” e “Eu não Posso”.

Pedir para que cada um faça uma reflexão individual sobre si mesmo, anotando as conclusões na folha. Não será preciso que vocês dividam com o grupo o que colocaram. O essencial é esse trabalho de autoconhecimento, de vocês se auto perceberem.


Reforçar que:

- “Eu devo” é aquilo que ainda não faço, mas deveria fazer, para purificar meu coração;

- “Eu não posso” é aquilo que ainda faço, que devo lutar para deixar de fazer (as impurezas de meu coração).


Prece Final

Avaliação

Encontro para 8 jovens com boa participação. Falei da pureza que nos permite ver a Deus, e como as impurezas nos impedem de ver Deus nas coisas e pessoas. Citei os escândalos como resposta a uma das colocações que fizeram, e já introduzi o assunto do momento que o país está passando com as eleições presidenciais. Todos falaram como se sentiam, situações na família, espantados com a reação das pessoas nesses últimos dias. Lembrei o sermão profético de Jesus, e o tempo de transição que estamos passando; obsessão coletiva, perg.459 do LE, e a importância de vigiarmos nossos pensamentos e identificarmos nossos sentimentos. Foi importante esse espaço de diálogo, sem paixão, e com inserção da necessidade de purificarmos o coração para percebemos que todos temos a centelha divina em nós.

Não foi feita a atividade de fixação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário