sábado, 5 de março de 2022

Retorno Encontros Presenciais

 Casa Espírita Missionários da Luz – Juventude, a partir dos 15 anos – 04/03/2022

Tema: Retorno Encontros Presenciais (Híbrido; sala virtual Google Meet também aberta)

Objetivos:

  • Integração evangelizadores e evangelizandos, no retorno ao ambiente físico da CEMIL;

  • Levantamento de tópicos de interesse de estudo em 2022;

  • Combinados nos encontros presenciais, com os cuidados sanitários, com possibilidade de participação também pelo virtual.

Bibliografia:

Material:

- Pedir, antecipadamente, que levem, de casa para o encontro, folha A4 ou caderno/bloco, lápis e borracha/caneta;

- notebook com acesso ao Google Meet, na sala virtual da Mocidade;

- música ambiente de reflexão.

  1. Dar as boas vindas ao grupo, falando da alegria de voltarmos aos encontros na CEMIL!
    Perguntar como se sentem ao voltar aos encontros presenciais, e as novidades da semana!

Acolher os que se encontram na sala virtual!! Lembrar que a ideia é, aos poucos, que os encontros voltem a ser totalmente presenciais. Quem estiver longe, sem condições de participar presencialmente, deve ir buscando um outro local, perto de onde se encontra, para participar da evangelização, criando novos vínculos com os grupos da região onde está. (se colocar à disposição para ajudar na busca de outra CE para quem estiver em outra cidade ou em bairro distante da CEMIL. Quem só puder no virtual, direcionar para grupos virtuais aqui da nossa região).

  1. Exercício de respiração profunda e lenta, e prece inicial.

  1. Falar que estamos voltando à CEMIL, dois anos após o início da pandemia, e que muita coisa aconteceu nesse período! Dois anos de vida que ninguém jamais tinha pensado que experimentaria.

Vamos refletir um pouco sobre como estamos, e como está o mundo hoje, e como estávamos 2 anos atrás? O que mudou em cada um de nós? O que mudou no mundo?

== > vamos pegar o papel/caneta que trouxeram de casa, e anotar as reflexões. Inicialmente, vamos voltar há 2 anos… Estamos em fevereiro de 2020.

- como eu era no início de 2020? Quais eram meus sonhos, meus medos, meus planos?

- como era o mundo, a vida ao meu redor, no início de 2020?

(dar 5 minutos para as reflexões)

Agora, vamos refletir sobre o momento atual:

- e hoje? Como estou? Quais são meus sonhos, meus medos, meus planos?

- e o mundo? A vida a minha volta? Como está?

(dar 5 minutos para as reflexões)

  1. Passado o tempo da reflexão, pedir que um por vez, todos se apresentem como desejarem, e dividam as reflexões feitas acima, com o grupo.

  1. Após as apresentações, relembrar qual nosso objetivo nas nessas reuniões semanais, e que é importante que eles se sintam bem, se sintam à vontade nesses nossos encontros.

Quais combinados temos para esses nossos encontros?

- lembrar os cuidados pela situação da transmissão da covid, que ainda está entre nós e por isso, não estamos na mesma situação de compartilhamento do espaço que tínhamos em fevereiro de 2020.

Reforçar que a participação de todos é fundamental para que possamos atingir esses nossos objetivos.

Como já conversamos antes, os temas dos encontros devem ser de interesse do grupo. Que assuntos gostariam de discutir nesse ano?

Como eles gostariam de conhecer as informações que o Espiritismo nos traz? Como gostariam que essas informações fossem trazidas?

  1. Agradecer a participação de todos, falando de nossa alegria de estarmos juntos mais um ano, ali na CEMIL, e que aguardamos todos na semana seguinte.

  1. Prece final, passes coletivos na sala mesmo. (pedir a quem estiver no virtual que se visualize ali na sala, recebendo também os passes).

  1. Avaliação

Encontro com 9 jovens, todos presenciais. Primeiro encontro presencial após a pandemia. Muita alegria no Encontro. Fizeram as reflexões, mas somente uma jovem quis compartilhar; os demais falaram genericamente sobre as mudanças nesses dois anos, sobre os aprendizados. Falaram também sobre a guerra Rússia x Ucrânia, refletindo sobre a forma de podermos auxiliar: ações diárias no bem, orações por todos os atingidos pelo conflito e também, pelos responsáveis diretos e indiretos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário