terça-feira, 1 de março de 2022

Eficácia da Prece

 Casa Espírita Missionários da Luz – Juventude, a partir dos 15 anos – 18 e 25/02/2022

Tema: Eficácia da Prece                  Virtual: Google Meet

Objetivos:

  • Refletir sobre a eficácia da prece – ESE Cap. 27

Bibliografia:

O Livro dos Espíritos –3ª parte, Cap. II – Da Lei de Adoração; pergs 489 à 500 (anjos de guarda);

Ev.Seg.Espiritismo, Cap. XXVII – Pedi e Obtereis, item Eficácia da Prece;

RE Maio/1866 > Dissertações espíritas > Aquiescência à prece

Material:

Duas perguntas no mentimeter.

https://youtu.be/z4X8Y-g7xXM - Cena-Todo Poderoso 2 - A Volta Do Todo Poderoso

- vídeo que também pode ser usado de apoio

  1. Dar as boas ao grupo, deixando que comentem as novidades da semana.

  1. Exercício de respiração profunda e lenta, e prece inicial.

  1. Sensibilização: Ler o trecho de Kardec, do item 8 do cap. 27 – Eficácia da Prece.

    Um homem se acha perdido no deserto. A sede o martiriza horrivelmente. Desfalecido, cai por terra. Pede a Deus que o assista, e espera.

Nenhum anjo lhe virá dar de beber. Contudo, um bom Espírito lhe sugere a ideia de levantar-se e tomar um dos caminhos que tem diante de si. Por um movimento maquinal, reunindo todas as forças que lhe restam, ele se ergue, caminha e descobre ao longe um regato. Ao divisá-lo, ganha coragem.

Se tem fé, exclamará: “Obrigado, meu Deus, pela ideia que me inspiraste e pela força que me deste.”

Se lhe falta a fé, exclamará: “Que boa ideia tive! Que sorte a minha de tomar o caminho da direita, em vez do da esquerda; o acaso, às vezes, nos serve admiravelmente! Quanto me felicito pela minha coragem e por não me ter deixado abater!”

Mas, dirão, por que o bom Espírito não lhe disse claramente: “Segue este caminho, que encontrarás o de que necessitas”? Por que não se lhe mostrou para o guiar e sustentar no seu desfalecimento? Dessa maneira tê-lo-ia convencido da intervenção da Providência.

==> o que podemos responder a quem tiver essa dúvida?

Continuar o texto de Kardec:

Primeiramente, para lhe ensinar que cada um deve ajudar-se a si mesmo e fazer uso das suas forças. Depois, pela incerteza, Deus põe à prova a confiança que nele deposita a criatura e a submissão desta à sua vontade. Aquele homem estava na situação de uma criança que cai e que, dando com alguém, se põe a gritar e fica à espera de que a venham levantar; se não vê pessoa alguma, faz esforços e se ergue sozinha.”

==> alguém lembra algum fato, onde teve uma ideia salvadora que te livrou de um problema?

  1. Desenvolvimento

Hoje nossas reflexões são em torno da eficácia da prece, ou seja, o quanto as preces, de fato, são úteis para quem ora.

Kardec colocou a seguinte questão, no cap. 27, item 6:

Há quem conteste a eficácia da prece, com fundamento no princípio de que, conhecendo Deus as nossas necessidades, inútil se torna expor-lhas. E acrescentam os que assim pensam que, achando-se tudo no universo encadeado por leis eternas, não podem as nossas súplicas mudar os decretos de Deus.”

Vamos responder no
Mentimeter se concordamos ou não com esse pensamento: https://www.menti.com/ep3w54hm1j

É inútil orar pois Deus já conhece nossas necessidades. E nada do que se peça vai mudar as determinações de Deus.”

- analisar com o grupo as respostas: quem colocou SIM, que concorda, quais os seus argumentos? E o grupo do NÃO? Como contestar a opinião do grupo do SIM?

Resposta de Kardec:
“Sem dúvida alguma há leis naturais e imutáveis que não podem ser abrogadas ao capricho de cada um; mas, daí a crer-se que todas as circunstâncias da vida estão submetidas à fatalidade, vai grande distância. Se assim fosse, nada mais seria o homem do que instrumento passivo, sem livre-arbítrio e sem iniciativa.”

Sendo livre o homem de agir num sentido ou noutro, seus atos lhe acarretam, e aos demais, consequências subordinadas ao que ele faz ou não. Há, pois, devidos à sua iniciativa, sucessos que forçosamente escapam à fatalidade e que não quebram a harmonia das leis universais, do mesmo modo que o avanço ou o atraso do ponteiro de um relógio não anula a lei do movimento sobre a qual se funda o mecanismo. Possível é, portanto, que Deus aceda a certos pedidos, sem perturbar a imutabilidade das leis que regem o conjunto, subordinada sempre essa anuência à sua vontade.”

Bom, visto que sim, podemos fazer pedidos a Deus e sermos atendidos, resta outra questão: Deus sempre nos atende, como Jesus falou no trecho:

Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes.” (S. Marcos, 11:24.) (ESE, Cap. 27, item 5)

==> o que acham?

Vamos responder no Mentimeter também:

https://www.menti.com/jqpdqvwd2v

Deus sempre atende nossas preces?”

==> deixar que o grupo debata as respostas.

Resposta de Kardec, no item 7:

fora ilógico deduzir que basta pedir para obter e fora injusto acusar a Providência se não acede a toda súplica que se lhe faça, uma vez que ela sabe, melhor do que nós, o que é para nosso bem.”

==> então, nem tudo o que pedimos é feito. Mas de quê Jesus falava então?

Resposta de Kardec, no item 7:

O que Deus lhe concederá sempre, se ele o pedir com confiança, é a coragem, a paciência, a resignação. Também lhe concederá os meios de se tirar por si mesmo das dificuldades, mediante ideias que fará lhe sugiram os bons Espíritos, deixando-lhe dessa forma o mérito da ação. Ele assiste os que se ajudam a si mesmos, de conformidade com esta máxima: ”Ajuda-te, que o céu te ajudará”; não assiste, porém, os que tudo esperam de um socorro estranho, sem fazer uso das faculdades que possui.”

==> vemos a questão da confiança, da fé. É uma das características da prece, sinceridade, realmente estar em comunicação com Deus, com os Bons Espíritos.

==> e nossa vontade de agir! A prece não nos tira o trabalho que temos que fazer; mas nos mostra a melhor forma de agir.

E Kardec complementa no item 11:

“ Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe ideias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas.”

==> só a inspiração dos Bons Espíritos, a ajuda deles, nos evita diversos problemas!

  1. Fixação – reflexão sobre a atuação de nossos anjos de guarda

Propor um quiz com os jovens sobre nossos anjos de guarda:
- Existe um anjo de guarda (AG) para cada pessoa? Sim (LE, perg. 489);

- Qual a diferença evolutiva entre o AG e seu protegido? O AG é sempre de ordem mais elevada. (LE, perg. 490; comentário de Kardec à perg. 514);

- Quando o AG se liga ao seu protegido? Desde antes de seu nascimento (LE, perg. 492);

- O AG pode abandonar seu protegido? Nâo. Mas às vezes se afasta. (LE, perg. 495)

- Como o AG pode nos ajudar? Pela intuição. (LE perg. 495)

- Em termos de comparação, qual tipo de relacionamento existe entre o AG e seu protegido? O de melhor amigo! (LE, perg. 495)

- Nosso AG pode habitar outro mundo que não a Terra? Sim (LE, perg. 495);

- Em algum momento o Espírito não mais precisa de um AG? Sim. Quando se torna Espírito Puro. (LE, perg. 500).

  1. Conclusão

A prece é um recurso muito valioso. Precisamos nos habituar a essa conexão com Deus.

Kardec coloca no item 12:
“Recomendam-na todos os Espíritos. Renunciar alguém à prece é negar a bondade de Deus; é recusar, para si, a sua assistência e, para com os outros, abrir mão do bem que lhes pode fazer.”

  1. Exercício de Respiração profunda e Prece final

  1. Avaliação

No primeiro encontro estiveram presentes 7 jovens. Fizeram as nuvens de palavras e tinham boas percepções sobre a prece. Foi exibido o vídeo do trecho do filme.


No segundo encontro, dia de abertura do EEVJ 2022, tínhamos 2 jovens, com boa participação nas reflexões sobre os anjos de guarda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário