sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Debate do filme SOUL (Alma)

  Casa Espírita Missionários da Luz                     –            Mocidade > 13 anos   –   22/01/2021

Estudo Virtual – Google Meet

Tema: Debate do filme SOUL (Alma)

 

Objetivos:

- Debater o filme SOUL, fazendo conexões com conceitos espíritas.

           

Bibliografia:

- Livro dos Espíritos, Introdução, item VI, pergs 132 (Obj. da encarnação), 137, 149, 150, 164, 224 (Espíritos errantes),  257 (sensação dos Espíritos), 258 e 259 (escolha das provas), 304 à 307 (recordação da existência corpórea), 334 e 335 , 342, 584 (missão dos Espíritos), 612 (metempsicose), 766 e 768 (Lei de Sociedade), 920 à 922 (felicidade),

- Psicologia da Gratidão, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Cap 10, item ‘Gratidão e a Alegria de Viver’;

- Espelhos da Alma, artigo de Íris Sinoti, Cap.6 ’A Vida Não Vivida’.

 

Resumo:

https://www.febnet.org.br/portal/2020/12/28/soul-animacao-traz-reflexoes-sobre-a-vida-e-a-morte/

Soul aborda o mundo espiritual de uma maneira delicada, leve e sutil por meio da música. O filme  inova pela temática emocionante abordando a alma, em uma uma viagem em torno da história do professor de música Joe que desencarna pouco antes de realizar o seu maior sonho. Com questionamentos sobre a felicidade, a vida, a morte.

Sensibilidade, bom humor e bastante música em uma experiência sensorial que aborda questões espiritualistas.

Sinopse:

Você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses?

O que é que faz de você… VOCÊ?

A Pixar Animation Studios nos leva a uma jornada pelas ruas da cidade de Nova York e aos reinos cósmicos para descobrir respostas às perguntas mais importantes da vida.

 

Material:  

1.      Hora da novidade: como foram de final de ano, festividades, férias?

Exercícios de respiração profunda e pausada e prece inicial 

2.      Desenvolvimento

Pedir que os jovens, um por vez, comentem o filme, suas impressões, conceitos espíritas que podemos ver no filme, e pontos que mais chamaram a atenção.

Conceitos espíritas que aparecem:

- existência e sobrevivência do Espírito;

- comunicabilidade dos Espíritos com os encarnados;

- natureza imaterial dos Espíritos: não tem paladar, olfato, tato, relativos às coisas materiais;

- Espíritos mentores dos encarnados;

- obsessão e Espíritos cristalizados em uma ideia fixa, paralisante, que não tem um objetivo nobre;

- recusa de alguns Espíritos em reencarnarem;

- acesso pelo Espírito, às lembranças da vida passada;

- os Espíritos, antes de reencarnarem, planejam sua encarnação; tem um propósito para a reencarnação;

- possibilidade de Espíritos encarnados ajudar Espíritos desencarnados;

- momentos de inspiração, de transcendência, são situações em que a alma se emancipa, se expande do corpo e fica num estado de iluminação;

- Lei de Sociedade -no convívio com outras pessoas na família e grupo social, o Espírito desenvolve suas virtudes. É necessária a vida de relação para a evolução (alma 22 começa a experimentar essa sociabilidade ao encarnar; no PE não tinha como desenvolver essa sociabilidade).

 

Conceitos não espíritas:

- metempsicose – possibilidade do Espírito encarnar em corpos de animais (Joe voltou à Terra no corpo do gato);

- troca de Espírito de um corpo (Joe estava em coma, e o Espírito 22 assumiu o controle do corpo de Joe). Poderíamos pensar em casos de múltiplas personalidades, mas de qualquer modo, não poderia se apoderar de um corpo de animal;

- Joe estava em coma, logo, ainda estava encarnado. Não tinha como estar como Espírito errante no PE;

- Esfera espiritual Pré-Vida: local onde as almas adquirem suas personalidades, particularidades e interesses, antes de encarnarem;

- Possibilidade de um Espírito ‘mentor’ se infiltrar no lugar do verdadeiro mentor do Espírito que vai encarnar.

 

Para refletir:

a) Joe, apesar de ter paixão pela música, fica em dúvida quando recebe uma proposta de trabalho como professor, que lhe dará estabilidade, mas que o deixará distante de seu sonho de viver pela música.

          - quantas vezes nos deixamos levar pelas facilidades da vida, e esquecemos de ouvir nossa alma? Em psicologia junguiana, isso pode representar a vida-não-vivida, que pode nos trazer angústia e falta de sentido existencial na 2ª metade da vida;

          - por outro lado, nem sempre conseguimos fazer o que desejamos, pois outros compromissos nos chamam e temos o DEVER de atender. Nesses casos, a escolha por um caminho que não é o que nosso coração pede, é uma ação CONSCIENTE pela opção pelo dever; é renúncia. Pode-se buscar essa vida-não-vivida nas horas de laser, ou mesmo em momentos de imaginação. (Ver Joanna em Psicologia da Gratidão);

- ou nossos desejos não são reais desejos da alma... São sonhos ou desejos de outros...

 

 

O que fazer então?

èo hábito da prece e meditação regulares, nos auxiliam a nos auto percebermos e termos mais segurança em nossas escolhas na vida.

b) Joe percebe, vendo a descoberta de 22 vivendo no corpo dele, que a felicidade está em todos os momentos da vida; que cada momento é especial e uma oportunidade de crescimento.

          - estamos aproveitando todos os momentos da vida, mesmos nas coisas mais simples do dia-a-dia?

3.      Conclusão

O filme nos leva à reflexão do motivo, do propósito da vida, e também, da necessidade do autoconhecimento.

Cada indivíduo tem a sua característica principal, como mostra as crianças indo para as “salas” específicas de cada personalidade.

Joe percebe que pode inspirar os outros com as suas atitudes. 

Ficou muito tempo preso ao objetivo final, esqueceu das coisas que aconteciam durante o caminho.

No plano espiritual temos diversas possibilidades de escolha do que vamos querer fazer aqui na terra, porém, apesar do planejamento as coisas mudam quando chegamos aqui, nosso livro arbítrio nos mostra novos caminhos.

Muitas vezes nós mesmos nos deixamos levar por nossos medos, nossas inseguranças e criamos ao nosso redor uma psicosfera com uma baixa vibração atraindo assim espíritos que se encontram na mesma situação.

O Espírito do barqueiro, pode-se comparar com as caravanas de bons espíritos que trabalham para resgatar os espíritos que se encontram em sofrimento.

 

5.   Prece final

6.   Avaliação:

Encontro para 5 jovens. Se colocaram, trazendo os pontos que chamaram a atenção.

 

7.   Anexos  (comentários sobre o filme)

 O filme conta a história do professor de música Joe Gardner, que possui um sonho familiar e até mesmo previsível: quer se tornar um músico bem sucedido de jazz. Quando está prestes a conseguir uma grande chance, ele cai em um buraco e vai para o Pré-Vida, o lugar onde as almas são formadas antes de irem para Terra. E aí começa a aventura inesperada do personagem.

O filme personificou de forma lúdica o Mundo Espiritual, as almas e até mesmo a combinação de todos os campos quantizados do universo - que recebe o nome de Zé.

O que mais chama a atenção no filme é a mensagem sobre o propósito da vida. Durante a aventura no Pré-Vida, Joe Gardner tenta convencer a alma 22 de que a trajetória pela Terra é ótima, por mais que ela não acredite nisso.

O filme fala sobre a ideia de cada ser humano nascer com uma missão, mas antes de terminar com alguma mensagem simples e prática, ele nos traz uma reflexão profunda sobre as diferenças entre missão e propósito.

https://www.leiturasedelirios.com.br/2020/12/soul-2020-critica.html#.YAh3NOhKhdg

Em Soul, acompanhamos a vida e a pós-vida de Joe Gardner, um homem adulto que tem o sonho de viver de sua música. Entretanto, toda sua vida não anda como ele quer, o único jeito que conseguiu para continuar seguindo seu sonho é se tornar um professor de música com uma turma totalmente desmotivada.

Gardner ganha uma chance de mudar sua vida quando um grupo de jazz o ouve e resolve dar uma oportunidade para se juntar ao quarteto. Mas a felicidade de Joe é tão grande que acaba não percebendo um buraco em seu caminho e cai, o levando a entrar em coma imediatamente.

É então que Joe começa a descobrir sobre o pós-vida. Primeiro ele se depara com o caminho para luz e percebe que não quer morrer antes de finalmente realizar seu sonho, e ao tentar fugir acaba caindo em um campo conhecido como Escola da Vida (invenção do marketing). Lá Gardner é confundido com um dos mentores recém chegado e é colocado para ser mentor da alma 22 (vale lembrar que já houve bilhões de seres humanos na Terra).

O problema da alma 22 é que ela não aceita ter uma vida, já que não consegue perceber vantagens em viver. Ela já teve mentores importantes para a história, como Madre Teresa, Copérnico, Mohamed Ali, Jung e Maria Antonieta, mas nenhum despertou a vontade na alma.

Como Joe quer voltar e a 22 quer ficar, eles resolvem que irão encontrar o propósito de vida de 22 para poder receber seu passe e entregar a ele. É justamente aí que começam a viver uma aventura cheia de descoberta sobre a vida, sua missão e seu propósito.

Não podemos deixar de falar sobre o caráter espírita do filme. Para quem nunca teve contato com a doutrina, talvez o filme pareça apenas mais uma história sobre a morte (e podendo parecer com a premissa de Viva – A vida é uma festa), mas ela explica muito sobre a relação que os espíritas têm com o mundo espiritual.

Inclusive, alguns termos utilizados no filme, pertencem a doutrina espírita, como espíritos, mundo espirituais, mentores espirituais, apagar memórias sobre o sofrimento do processo de nascimento, obsessores e prisão as coisas materiais.

O filme traz vários momentos de choro e reflexão sobre o sentido da vida e porque estamos na Terra. Gostaria até de citar uma frase do Zé: “A missão de vida não é o propósito de vida”.

 

Análise Psicológica do Filme:

https://www.youtube.com/watch?v=JR0uRjWHtPk – faz um resumo da história. Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário