sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Debate do filme KLAUS

  Casa Espírita Missionários da Luz                    –            Mocidade > 13 anos   –   15/01/2021

Estudo Virtual – Google Meet

Tema: Debate do filme KLAUS

 

Objetivos:

- Debater o filme KLAUS, fazendo conexões com conceitos espíritas.

           

Bibliografia:

- Livro dos Espíritos, pergs 132,166 à 171 à 174, 178, 491, 512, 674, 675, 913 à 917, 919

- Evangelho Seg.Espiritismo, cap. II, item 5; cap III item 5 e 14, Cap. XIII item 11.

- https://www.youtube.com/watch?v=uHa6YO3Ga1I  - vídeo do filme (também na Netflix).

 

Conteúdo mínimo:

O protagonista principal é Jesper, jovem mimado e sem grandes objetivos na vida, apesar de um grande potencial! E temos também o Klaus, homem solitário e endurecido pela vida, precisando encontrar novas metas e objetivos para si.

A animação é como esses dois personagens se encontram e, entre tantas diferenças, se ajudam mutuamente a encontrarem um propósito para a vida.

 

Material:  Enviar previamente ao grupo, o link do filme para quem não tem acesso à Netflix.

 

1.      Hora da novidade: como foram de final de ano, festividades, férias?

Exercícios de respiração profunda e pausada e prece inicial 

2.      Desenvolvimento

Começar comentando com os jovens do desenho KLAUS, desde o início, levantando com eles, pontos que podemos fazer ligação com ensinos de Jesus e da DE.

 

- O filme começa mostrando toda uma organização de uma empresa (Correios) para atingir seus objetivos. Todos estão empenhados e trabalham, menos o Jesper.

Ele recebeu diversas oportunidades de trabalho nos diversos setores da empresa, mas desperdiçou o tempo e os recursos que recebeu.

 

èO que faltava ao Jesper?

Objetivo na vida, sentido existencial, um propósito na vida.

 

Ev.Seg.Esp., cap.II, item 5. A ideia clara e precisa que se faça da vida futura proporciona inabalável fé no porvir, fé que acarreta enormes consequências sobre a moralização dos homens, porque muda completamente o ponto de vista sob o qual encaram eles a vida terrena. Para quem se coloca, pelo pensamento, na vida espiritual, que é indefinida, a vida corpórea se torna simples passagem, breve estada num país ingrato. (...)

 

Pelo simples fato de duvidar da vida futura, o homem dirige todos os seus pensamentos para a vida terrestre. Sem nenhuma certeza quanto ao porvir, dá tudo ao presente. Nenhum bem divisando mais precioso do que os da Terra, torna-se qual a criança que nada mais vê além de seus brinquedos. E não há o que não faça para conseguir os únicos bens que se lhe afiguram reais.

- quando não temos a convicção da imortalidade, de um propósito para estarmos aqui na Terra, nos perdemos na vida, que passa a não ter outro sentido a não ser buscar o máximo de prazer, ou mesmo, o tédio para com tudo na vida, a falta de motivação para viver.

 

O pai de Jesper, então, que também é o dono da empresa, para o educar, lhe dá uma última oportunidade, porém sem os recursos que ele teve e desperdiçou: passar um período trabalhando num lugar no fim do mundo, em condições adversas (1 ano para entregar 6 mil cartas).

Vemos que a tarefa tinha um objetivo e um prazo para sua conclusão.

ð  Qual ligação podemos fazer com ensinos da DE?

Objetivos da encarnação: progresso do Espírito e execução na parte que lhe cabe na obra da criação (LE, perg.132)

Reencarnação: oportunidade de continuação a evolução do Espírito, em sucessivas encarnações.
‘O pai sempre deixa aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento.’  (LE,perg 171)

Para a nossa evolução, vivemos em diversos mundos, e podemos ir para mundos inferiores à Terra se não progredirmos na Terra. (LE, pergs 172 e 174).

 

Na cidade onde ele foi viver, os habitantes viviam em lutas constantes. Naquele lugar as atitudes das pessoas eram inferiores ao de Jesper!  Nessa cidade ele teria oportunidade de ajudá-los a evoluir. (Ev.Seg.Esp. Cap.III, item 14).

Item 14. Os Espíritos em expiação, se nos podemos exprimir dessa forma, são exóticos na Terra; já viveram noutros mundos, donde foram excluídos em consequência da sua obstinação no mal e por se haverem constituído, em tais mundos, causa de perturbação para os bons. Tiveram de ser degredados, por algum tempo, para o meio de Espíritos mais atrasados, com a missão de fazer que estes últimos avançassem, pois que levam consigo inteligências desenvolvidas e o gérmen dos conhecimentos que adquiriram.

 

Jesper chegou lá com qual objetivo? Tinha ideia de ajudar as pessoas do lugar? Não! Pensava somente nele! Todas as suas ações na cidade tinham por base o interesse pessoal.

(LE, pergs 913 à 917).

913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical? “Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa.

O 2º personagem é Klaus.

èo que Klaus e Jesper tinham em comum? A falta de sentido para a vida.

-Jesper vivia na inutilidade, na busca dos prazeres sensoriais (lençóis de seda), e

- Klaus, na amargura, isolado da sociedade, cristalizado em sua dor, não tinha sentido para viver.

 

Como foi que Klaus foi motivado a buscar um brinquedo para o menino?

- a carta do menino foi levada até ele pelo ‘vento’. Quem conduzia aquele ‘vento’? A esposa de Klaus desencarnada que buscava ajuda-lo a encontrar um sentido na vida.

 

LE. Perg. 491Qual a missão do Espírito protetor? “A de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, encorajá-lo nas provas da vida.”

LE. Perg.512. Podemos ter muitos Espíritos protetores? “Todo homem conta sempre Espíritos mais ou menos elevados que com ele simpatizam, que lhe dedicam afeto e por ele se interessam, como também tem junto de si outros que o assistem no mal.”

- vemos a presença dela junto de Klaus em diversas cenas do filme, sempre o ajudando.

Klaus e Jesper

- como começou essa relação de amizade entre eles?

- de início, Jesper só pensando em atingir seu objetivo e voltar para casa do Pai. Klaus, se deixando levar pela inspiração de seu Espírito Familiar, sem qualquer consideração com Jesper.

- com o tempo, os sentimentos foram mudando. Uma amizade foi se consolidando entre eles. Klaus reencontrou alegria de viver. Jesper foi se envolvendo nas atividades sem perceber os sentimentos que estavam brotando em seu coração.

- qual foi o móvel dessa modificação nos dois? A ação no bem!

 

èQuais as consequências das ações de Jesper e Klaus na cidade?

 

- crianças começaram a brincar juntas (mesmo sendo de grupos opostos);

- famílias das crianças começaram a se relacionar;

- crianças começaram a ser educadas (instrução formal e serem úteis – ações no bem);

- professora voltou aos seus ideias de juventude: trabalho no bem!

 

LE .perg. 674. A necessidade do trabalho é lei da Natureza?  “O trabalho é lei da Natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos.”


Perg. 675. Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais?
“Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.”

 

 

Jesper tinha talentos e capacidades?

èsim! Que ele mesmo desconhecia! Persistência, disposição ao trabalho, inteligência, bondade.

Autodescobrimento para encontrarmos os tesouros existentes em nosso coração!

 

LE. Perg. 919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?  “Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

 

 

=ècaridade e trabalho mudando a realidade da cidade!

 

“um ato gentil sempre traz mais gentileza” Klaus

 

LE, perg.917. “O choque, que o homem experimenta, do egoísmo dos outros é o que muitas vezes o faz egoísta, por sentir a necessidade de colocar-se na defensiva. Notando que os outros pensam em si próprios e não nele, ei-lo levado a ocupar-se consigo, mais do que com os outros. Sirva de base às instituições sociais, às relações legais de povo a povo e de homem a homem, o princípio da caridade e da fraternidade, e cada um pensará menos na sua pessoa, ao ver que os outros também com ela se preocupam. Todos experimentarão a influência moralizadora do exemplo e do contato. 

 

- caridade é a receita da felicidade!

Ev.Seg.Esp. Cap XIII, item 11. A beneficência, meus amigos, dar-vos-á nesse mundo os mais puros e suaves deleites, as alegrias do coração, que nem o remorso, nem a indiferença perturbam.(...)

Caridade! Sublime palavra que sintetiza todas as virtudes, és tu que hás de conduzir os povos à felicidade. Praticando-te, criarão eles para si infinitos gozos no futuro e, enquanto se acharem exilados na Terra, tu lhes serás a consolação, o prelibar das alegrias de que fruirão mais tarde, quando se encontrarem reunidos no seio do Deus de amor. (...) É na caridade que deveis procurar a paz do coração, o contentamento da alma, o remédio para as aflições da vida.

3.      Conclusão

O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver a outra, tal deve ser o alvo de todos os esforços do homem, se quiser assegurar a sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro. (LE, coment.Kardec à perg.917)

 

ð  todos nós temos muitas possibilidades de sermos úteis, de mudarmos a realidade ao nosso redor, com a força do trabalho perseverante no bem (força do exemplo). Existem tesouros ocultos em nossos corações!

è a disciplina é a base de todas as virtudes!

è o bem faz bem!

 

Em todas as formas de arte - cinema, teatro, dança, música, literatura, poesia – temos oportunidade de aprendizado, sempre que temos um olhar crítico sobre as mensagens que são transmitidas e como podemos analisar essas mensagens pela ótica da DE.

 

 

5.   Prece final

6.   Avaliação:

Encontro com 10 jovens. Dois não tinham visto o filme. Houve participação mais efetivade só alguns jovens. A maioria ficou só ouvindo. Falaram que não tinham feito todas as conexões com situações da vida e com a DE.

Para a semana que vem debateremos o filme SOUL. Vamos passar a palavra a cada um, para incentivar mais a participação.

 

7.   Anexos

 

Evangelho Seg.Espiritismo, Cap.III, item 5. Os Espíritos que encarnam em um mundo não se acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingir a perfeição. (...) É-lhes uma recompensa ascenderem a um mundo de ordem mais elevada, como é um castigo o prolongarem a sua permanência em um mundo desgraçado, ou serem relegados para outro ainda mais infeliz do que aquele a que se veem impedidos de voltar quando se obstinaram no mal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário