Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade > 13 anos – 15/01/2021
Estudo Virtual –
Google Meet
Tema: Debate do filme KLAUS
Objetivos:
- Debater o filme
KLAUS, fazendo conexões com conceitos espíritas.
Bibliografia:
- Livro dos
Espíritos, pergs 132,166 à 171 à 174, 178, 491, 512, 674, 675, 913 à 917, 919
- Evangelho
Seg.Espiritismo, cap. II, item 5; cap III item 5 e 14, Cap. XIII item 11.
- https://www.youtube.com/watch?v=uHa6YO3Ga1I
- vídeo do filme (também na Netflix).
Conteúdo mínimo:
O protagonista principal é Jesper, jovem mimado
e sem grandes objetivos na vida, apesar de um grande potencial! E temos também
o Klaus, homem solitário e endurecido pela vida, precisando encontrar novas
metas e objetivos para si.
A animação é como esses dois personagens se
encontram e, entre tantas diferenças, se ajudam mutuamente a encontrarem um
propósito para a vida.
Material: Enviar previamente ao grupo, o link do filme
para quem não tem acesso à Netflix.
1.
Hora da novidade: como foram de final de ano, festividades,
férias?
Exercícios
de respiração profunda e pausada e prece inicial
2.
Desenvolvimento
Começar comentando
com os jovens do desenho KLAUS, desde o início, levantando com eles, pontos que podemos
fazer ligação com ensinos de Jesus e da DE.
- O filme começa
mostrando toda uma organização de uma empresa (Correios) para atingir seus
objetivos. Todos estão empenhados e trabalham, menos o Jesper.
Ele recebeu diversas
oportunidades de trabalho nos diversos setores da empresa, mas desperdiçou o
tempo e os recursos que recebeu.
èO que faltava ao Jesper?
Objetivo na vida,
sentido existencial, um propósito na vida.
Ev.Seg.Esp., cap.II,
item 5. A ideia clara e
precisa que se faça da vida futura proporciona inabalável fé no porvir, fé que
acarreta enormes consequências sobre a moralização dos homens, porque muda
completamente o ponto de vista sob o qual encaram eles a vida terrena. Para
quem se coloca, pelo pensamento, na vida espiritual, que é indefinida, a vida
corpórea se torna simples passagem, breve estada num país ingrato. (...)
Pelo simples fato de duvidar da vida futura, o
homem dirige todos os seus pensamentos para a vida terrestre. Sem nenhuma
certeza quanto ao porvir, dá tudo ao presente. Nenhum bem divisando mais precioso do que os da Terra, torna-se qual a
criança que nada mais vê além de seus brinquedos. E não há o que não faça
para conseguir os únicos bens que se lhe afiguram reais.
- quando não temos a
convicção da imortalidade, de um propósito para estarmos aqui na Terra, nos
perdemos na vida, que passa a não ter outro sentido a não ser buscar o máximo
de prazer, ou mesmo, o tédio para com tudo na vida, a falta de motivação para
viver.
O pai de Jesper,
então, que também é o dono da empresa, para o educar, lhe dá uma última
oportunidade, porém sem os recursos que ele teve e desperdiçou: passar um
período trabalhando num lugar no fim do mundo, em condições adversas (1 ano
para entregar 6 mil cartas).
Vemos que a tarefa
tinha um objetivo e um prazo para sua conclusão.
ð Qual
ligação podemos fazer com ensinos da DE?
Objetivos da encarnação: progresso do Espírito e execução na parte que lhe cabe na obra
da criação (LE, perg.132)
Reencarnação: oportunidade de continuação a evolução do Espírito, em
sucessivas encarnações.
‘O pai sempre deixa aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento.’ (LE,perg 171)
Para a nossa evolução, vivemos
em diversos mundos, e podemos ir para mundos inferiores à Terra se não
progredirmos na Terra. (LE, pergs 172 e 174).
Na cidade onde ele foi
viver, os habitantes viviam em lutas constantes. Naquele lugar as atitudes das
pessoas eram inferiores ao de Jesper!
Nessa cidade ele teria oportunidade de ajudá-los a evoluir. (Ev.Seg.Esp.
Cap.III, item 14).
Item 14. Os Espíritos em expiação, se nos podemos
exprimir dessa forma, são exóticos na Terra; já viveram noutros mundos, donde foram excluídos em consequência da sua
obstinação no mal e por se haverem constituído, em tais mundos, causa de
perturbação para os bons. Tiveram de ser degredados, por algum tempo, para o
meio de Espíritos mais atrasados, com a missão de fazer que estes últimos
avançassem, pois que levam consigo inteligências desenvolvidas e o gérmen dos
conhecimentos que adquiriram.
Jesper chegou lá com qual
objetivo? Tinha ideia de ajudar as pessoas do lugar? Não! Pensava somente nele!
Todas as suas ações na cidade tinham por base o interesse pessoal.
(LE, pergs 913 à 917).
913. Dentre os vícios, qual o que
se pode considerar radical? “Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que
no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a
extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes
destruído a causa.
O 2º personagem é Klaus.
èo que Klaus e Jesper tinham em comum? A falta de sentido
para a vida.
-Jesper vivia na
inutilidade, na busca dos prazeres sensoriais (lençóis de seda), e
- Klaus, na amargura,
isolado da sociedade, cristalizado em sua dor, não tinha sentido para viver.
Como foi que Klaus foi
motivado a buscar um brinquedo para o menino?
- a carta do menino foi
levada até ele pelo ‘vento’. Quem conduzia aquele ‘vento’? A esposa de Klaus
desencarnada que buscava ajuda-lo a encontrar um sentido na vida.
LE. Perg. 491. Qual a missão do Espírito protetor? “A
de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu protegido pela senda do bem,
auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, encorajá-lo nas
provas da vida.”
LE. Perg.512. Podemos ter muitos Espíritos protetores? “Todo
homem conta sempre Espíritos mais ou menos elevados que com ele simpatizam, que
lhe dedicam afeto e por ele se interessam, como também tem junto de si outros
que o assistem no mal.”
- vemos a presença dela
junto de Klaus em diversas cenas do filme, sempre o ajudando.
Klaus e Jesper
- como começou essa
relação de amizade entre eles?
- de início, Jesper só
pensando em atingir seu objetivo e voltar para casa do Pai. Klaus, se deixando
levar pela inspiração de seu Espírito Familiar, sem qualquer consideração com
Jesper.
- com o tempo, os
sentimentos foram mudando. Uma amizade foi se consolidando entre eles. Klaus
reencontrou alegria de viver. Jesper foi se envolvendo nas atividades sem
perceber os sentimentos que estavam brotando em seu coração.
- qual foi o móvel dessa modificação nos dois? A ação no
bem!
èQuais as consequências das ações de
Jesper e Klaus na cidade?
- crianças começaram a
brincar juntas (mesmo sendo de grupos opostos);
- famílias das crianças
começaram a se relacionar;
- crianças começaram a
ser educadas (instrução formal e serem úteis – ações no bem);
- professora voltou aos
seus ideias de juventude: trabalho no bem!
LE .perg. 674. A necessidade do trabalho é
lei da Natureza? “O trabalho é lei da
Natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilização obriga
o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos.”
Perg.
675. Por trabalho só se devem
entender as ocupações materiais?
“Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.”
Jesper tinha
talentos e capacidades?
èsim!
Que ele mesmo desconhecia! Persistência, disposição ao trabalho, inteligência,
bondade.
Autodescobrimento para encontrarmos os
tesouros existentes em nosso coração!
LE. Perg. 919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se
melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal? “Um sábio da antiguidade vo-lo disse:
Conhece-te a ti mesmo.”
=ècaridade e trabalho mudando a realidade da
cidade!
“um ato gentil sempre traz mais gentileza” Klaus
LE, perg.917. “O choque, que o
homem experimenta, do egoísmo dos outros é o que muitas vezes o faz egoísta,
por sentir a necessidade de colocar-se na defensiva. Notando que os outros
pensam em si próprios e não nele, ei-lo levado a ocupar-se consigo, mais do que
com os outros. Sirva de
base às instituições sociais, às relações legais de povo a
povo e de homem a homem, o princípio da caridade e da fraternidade, e cada um
pensará menos na sua pessoa, ao ver que os outros também com ela se preocupam.
Todos experimentarão a influência
moralizadora do exemplo e do contato.
- caridade é a receita
da felicidade!
Ev.Seg.Esp. Cap XIII, item 11. A beneficência, meus
amigos, dar-vos-á nesse mundo os mais puros e suaves deleites, as alegrias do
coração, que nem o remorso, nem a indiferença perturbam.(...)
Caridade! Sublime palavra que sintetiza todas as virtudes,
és tu que hás de conduzir os povos à felicidade. Praticando-te,
criarão eles para si infinitos gozos no futuro e, enquanto se acharem exilados
na Terra, tu lhes serás a consolação, o prelibar das alegrias de que fruirão
mais tarde, quando se encontrarem reunidos no seio do Deus de amor. (...) É na
caridade que deveis procurar a paz do coração, o contentamento da alma, o
remédio para as aflições da vida.
3.
Conclusão
O egoísmo
é a fonte de todos os vícios, como a caridade
o é de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver a outra, tal deve ser o
alvo de todos os esforços do homem, se quiser assegurar a sua felicidade neste
mundo, tanto quanto no futuro. (LE, coment.Kardec à perg.917)
ð
todos nós temos muitas possibilidades de sermos úteis, de mudarmos
a realidade ao nosso redor, com a força do trabalho perseverante no bem (força do exemplo). Existem tesouros
ocultos em nossos corações!
è a disciplina é a base de todas as virtudes!
è o bem faz bem!
Em todas as formas de arte - cinema, teatro, dança, música, literatura, poesia – temos
oportunidade de aprendizado, sempre que temos um olhar crítico sobre as
mensagens que são transmitidas e como podemos analisar essas mensagens pela
ótica da DE.
5. Prece final
6. Avaliação:
Encontro com 10
jovens. Dois não tinham visto o filme. Houve participação mais efetivade só alguns jovens. A maioria ficou só ouvindo. Falaram que não tinham feito todas
as conexões com situações da vida e com a DE.
Para a semana que vem
debateremos o filme SOUL. Vamos passar a palavra a cada um, para incentivar mais
a participação.
7. Anexos
Evangelho Seg.Espiritismo,
Cap.III, item 5. Os Espíritos que encarnam em um mundo não se
acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do
progresso que lhes cumpre realizar, para atingir a perfeição. (...) É-lhes uma
recompensa ascenderem a um mundo de ordem mais elevada, como é um castigo o
prolongarem a sua permanência em um mundo desgraçado, ou serem relegados para outro ainda mais infeliz do que aquele a que se
veem impedidos de voltar quando se obstinaram no mal.
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