sexta-feira, 1 de maio de 2020

Pluralidade dos mundos habitados – Exilados de Capela


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade                     > de 13 anos  01/05/2020

Tema:  Pluralidade dos mundos habitados – Exilados de Capela (estudo virtual, via Google Meet)

Objetivos:
Relacionar o ensino de Jesus ‘Há muitas moradas na Casa do Pai’ com o princípio básico da DE ‘Pluralidade dos Mundos Habitados’;
Perceber a transição planetária em curso na Terra, comparando com o ocorrido com os exilados de Capela.

Bibliografia:  
- Livro dos Espíritos – pergs. 50, 51, 55 à 57,  100 (escala espírita), perg. 172 à 188 – Encarnação nos Diferentes Mundos;
- Evangelho Seg.Espiritismo, Cap. III;
- A Gênese, Cap. XI itens 36 e 37 (imigrações de Espíritos), e 38 (raça adâmica);
- A Caminho da Luz, Emmanuel/Chico Xavier, Cap. III ‘As Raças Adâmicas’;

Material: acesso à internet, sala virtual no Google Meet

Hora da novidade, exercícios de respiração profunda  e Prece Inicial.

Estudo desenvolvido por duas jovens que escolheram o tema e conduziram o início do estudo.

Prece final.

Avaliação:
Aula com 12 jovens com boa participação. As meninas trouxeram bem o tema escolhido. O grupo falou sobre o corona vírus nessa fase de transição. Não lembravam das categorias de mundos, nem das características das duas gerações que Kardec fala em A Gênese.


Subsídios ao evangelizador para apoio.


1. Motivação Inicial:
Ler o trecho de Jesus:
Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. ( Jo, 14:1 a 3.) – Evang. Cap. III item 1

Como podemos entender essas palavras de Jesus?
è Que são diversos os mundos para moradas dos Espíritos.

- Ler a perg. 55 e a primeira frase da resposta que os Espíritos deram a Kardec:
55. São habitados todos os globos que se movem no espaço?
“Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição.
ènessa resposta, vemos que existem moradores de outros planetas mais inteligentes, mais bondosos e mais perfeitos que nós!
èe pela pergunta, TODOS os mundos são habitados!!!

- Ler a perg 172:
172. As nossas diversas existências corporais se verificam todas na Terra?
“Não; vivemo-las em diferentes mundos. As que aqui passamos não são as primeiras, nem as últimas; são, porém, das mais materiais e das mais distantes da perfeição.”

Que informação temos nessa resposta sobre as nossas encarnações na Terra?
- Que não são as primeiras! èlogo, já vivemos em outro planeta!!! Somos ET’s aqui na Terra!
- Não serão as últimas! èlogo, antes de chegarmos à perfeição, teremos que ir para outro planeta! Aqui não dá para chegar à perfeição!
- Que a Terra é um planeta dos mais atrasados.... Logo, como nós somos? èatrasados... Espíritos inferiores.

- No Evangelho no Cap. III -  HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI, que tem  19 itens, 17 falam das diversas categorias de mundos. Kardec separou um capítulo só para esse tema no Evangelho. Isso demonstra a importância desse tema para a DE.

Então, podemos viver em outros mundos. Como será que se passa essa situação de Espíritos mudarem de um planeta para outro? Seria através de naves espaciais?
- Não! Através da encarnação!

- No livro A Gênese, no cap. 11, item 37, e Kardec fala de emigrações e imigrações de Espíritos entre os mundos.
O que isso quer dizer?  - que essas mudanças entre os mundos podem ocorrer em massa. Diversos Espíritos de um planeta saem de seu planeta de origem e vão viver em outro planeta.

 “Há, pois, emigrações e imigrações coletivas de um mundo para outro, donde resulta a introdução, na população de um deles, de elementos inteiramente novos. Novas raças de Espíritos, vindo misturar-se às existentes, constituem novas raças de homens.” (item 37)
ètudo indica que a raça adâmica foi uma dessas imigrações de Espíritos de outro planeta para a Terra.

No Evangelho, no item 4 do cap. III, Kardec faz uma classificação didática dos diferentes mundos habitados. Quem lembra essa classificação?
èPrimitivos, Provas e Expiações, Regeneração, Felizes, Celestes

a) MUNDOS PRIMITIVOS: são mundos recém-formados, onde aparece a vida nos seus estágios iniciais. A Terra já foi um mundo primitivo.
==> morada dos Espíritos primitivos em suas primeiras encarnações.

b) MUNDOS DE PROVAS E EXPIAÇÕES:nestes mundos dominam as paixões ainda incontidas: a avareza e a violência gerando as guerras; o egoísmo gerando as injustiças sociais, etc., ou seja, o mal predomina sobre o bem. A Terra está, atualmente, nesta categoria.
==> morada dos Espíritos Imperfeitos (Impuros, Levianos, pseudo-sábios, neutros)

c) MUNDOS DE REGENERAÇÃO: são mundos onde os espíritos já atingiram um mais alto grau de evolução, havendo, por isto mesmo, um ambiente de mais paz e entendimento entre os seus habitantes. São mundos de transição entre os mundos de Expiações e os mundos felizes.
Entretanto, o Espírito do mal não há perdido completamente o seu império. (Evang. Cap. III item 18).
==> morada dos Espíritos penitentes que encontram calma e repouso e acabam por depurar-se.

d) MUNDOS FELIZES:onde se vive num ambiente de amor e fraternidade, evidenciando-se, ali, todas as virtudes. O bem sobrepuja o mal.
==> morada dos Espíritos Bons (Benévolos, Sábios, de Sabedoria, Superiores).

e) MUNDOS CELESTES ou DIVINOS: habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem.

E a Terra? Em qual categoria se encontra? è Mundos de Provas e Expiações.
Então, somos mesmo espíritos imperfeitos!
Estamos em transição para um mundo de Regeneração.
E o que acontecerá com os Espíritos que não conseguirem acompanhar o desenvolvimento moral da Terra nessa transição de Expiação e Provas para Regeneração?
ð  Serão exilados para outro planeta, mais compatível com as suas inclinações morais.
Isso foi o que aconteceu com Capela.
Um planeta da Constelação do Cocheiro, de uma estrela de nome Capela, que passou por esse mesmo processo que nós estamos passando.
Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier, relatou como foi esse processo.

Até então, só havia na Terra as raças negra e amarela. Mas com a migração espiritual que aconteceu devido à transição planetária, quatro raças surgiram no planeta:
  • Os árias, que formaram a família indo-europeia. Trouxeram de Capela uma revolta íntima, sem nenhum sentimento religioso.

  • Os egípcios. Foram eles que mais se destacaram na prática do bem, trazendo para cá importantes conhecimentos que serviram para o progresso intelectual dos povos. Muitos regressaram para Capela, mas grande parte escolheu permanecer aqui.

  • O povo de Israel, em que os hebreus foram a raça mais forte, homogênea e orgulhosa. Ajudaram na disseminação do monoteísmo.

  • As castas da Índia. As organizações hindus são de origem anterior à própria civilização egípcia e antecederam de muito os agrupamentos israelitas, de onde sairiam, mais tarde, personalidades notáveis, como as de Abraão e Moisés. São as primeiras vozes da filosofia e da religião no mundo terrestre, como provindo de uma raça de profetas, de mestres e iniciados. Deles descendem todos os povos arianos, que floresceram na Europa.

A Caminho da Luz
UM MUNDO EM TRANSIÇÕES
Há muitos milênios, um dos orbes da Capela, que guarda muitas afinidades com o globo terrestre, atingira a culminância de um dos seus extraordinários ciclos evolutivos. As lutas finais de um longo aperfeiçoamento estavam delineadas, como ora acontece convosco, relativamente às transições esperadas no século XX, neste crepúsculo de civilização.
Alguns milhões de Espíritos rebeldes lá existiam, no caminho da evolução geral, dificultando a consolidação das penosas conquistas daqueles povos cheios de piedade e virtudes, mas uma ação de saneamento geral os alijaria daquela humanidade, que fizera jus à concórdia perpétua, para a edificação dos seus elevados trabalhos.
As grandes comunidades espirituais, diretoras do Cosmos, deliberam, então, localizar aquelas entidades, que se tornaram pertinazes no crime, aqui na Terra longínqua, onde aprenderiam a realizar, na dor e nos trabalhos penosos do seu ambiente, as grandes conquistas do coração e impulsionando, simultaneamente, o progresso dos seus irmãos inferiores.

ORIGEM DAS RAÇAS BRANCAS
É que, com essas entidades, nasceram no orbe os ascendentes das raças brancas. Em sua maioria, estabeleceram-se na Ásia, de onde atravessaram o istmo de Suez para a África, na região do Egito, encaminhando-se igualmente para a longínqua Atlântida, de que várias regiões da América guardam assinalados vestígios.
Não obstante as lições recebidas da palavra sábia e mansa do Cristo, os homens brancos olvidaram os seus sagrados compromissos. Grande percentagem daqueles Espíritos rebeldes, com muitas exceções, só puderam voltar ao país da luz e da verdade depois de muitos séculos de sofrimentos expiatórios; outros, porém, infelizes e retrógrados, permanecem ainda na Terra, nos dias que correm, contrariando a regra geral, em virtude do seu elevado passivo de débitos clamorosos.

QUATRO GRANDES POVOS
As raças adâmicas guardavam vaga lembrança da sua situação pregressa, tecendo o hino sagrado das reminiscências. As tradições do paraíso perdido passaram de gerações a gerações, até que ficassem arquivadas nas páginas da Bíblia. Aqueles seres decaídos e degradados, a maneira de suas vidas passadas no mundo distante da Capela, com o transcurso dos anos reuniram-se em quatro grandes grupos que se fixaram depois nos povos mais antigos, obedecendo às afinidades sentimentais e linguísticas que os associavam na constelação do Cocheiro. Unidos, novamente, na esteira do Tempo, formaram desse modo o grupo dos árias, a civilização do Egito, o povo de Israel e as castas da Índia.

Dos árias descende a maioria dos povos brancos da família indo-europeia; nessa descendência, porém, é necessário incluir os latinos, os celtas e os gregos, além dos germanos e dos eslavos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário