quarta-feira, 15 de abril de 2020

Honrar Pai e Mãe


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade - a partir dos 13 anos – 10/04/2020

Tema: Honrar Pai e Mãe  (encontro virtual, pelo Hangouts Meet)

Objetivo:

Refletir sobre a necessidade da gratidão e do respeito a nossos pais.

Bibliografia:
- ESE, Cap. XIV – Honrar Pai e Mãe

Material: Notebook ou tablet, com o app Hangouts Meet

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade.
2.            Relaxamento e atenção no movimento da respiração, e prece inicial.

3.    Apresentação das facilitadoras do dia, duas das jovens do grupo, que prepararam o estudo da noite.  
 Tema escolhido por elas.

4.            Após o encerramento, exercício de relaxamento e observação da respiração, e prece final.

5.            Avaliação:
Aula para  9 jovens  com boa participação.
A dupla trouxe os tópicos com desenvoltura, e no final falaram que na prática, é bem difícil.
Fiz os questionamentos para cada um deles, e a conversa fluiu muito bem. A maior parte tem conflitos em casa e dificuldades de externar os sentimentos.
Não foram feitos os estudos de casos.


6.            Anexos: 
Subsídios teóricos

PIEDADE FILIAL
3. O mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe” é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama a seu pai e a sua mãe; mas, o termo honrai encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial. Quis Deus mostrar por essa forma que ao amor se devem juntar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que envolve a obrigação de cumprir-se para com eles, de modo ainda mais rigoroso, tudo o que a caridade ordena relativamente ao próximo em geral.
èvale também para aqueles que estão no papel de pais.
ð  O que é piedade filial?  Amor, respeito, as atenções, a submissão e a condescendência
Condescendência: anuência, assentimento aos sentimentos ou às vontades de outrem

Como estão vocês em relação ao mandamento de “Honrar pai e mãe”?
èpedir que cada um responda.

Quais são os sonhos, os planos de vida de seu pai? De sua mãe? Daquele(a) que tem essa função de pai/mãe junto a vc?
èpedir que cada um responda.

Concluir que a piedade filial, é ter esse olhar para os pais. Quantas vezes achamos que os pais só existem para servir aos filhos?

Alguns pais, é certo, descuram de seus deveres e não são para os filhos o que deviam ser; mas, a Deus é que compete puni-los e não a seus filhos. Não compete a estes censurá-los, porque talvez hajam merecido que aqueles fossem quais se mostram. Se a lei da caridade manda se pague o mal com o bem, se seja indulgente para as imperfeições de outrem, se não diga mal do próximo, se lhe esqueçam e perdoem os agravos, se ame até os inimigos, quão maiores não hão de ser essas obrigações, em se tratando de filhos para com os pais!
èo que fazer quando os pais não cumprem seus deveres para com os filhos?
- buscar entender que eles também são Espíritos imperfeitos, como nós, e fazem o melhor que conseguem.
- conversar com professores, outros familiares, evangelizadores, adultos que possam ajudar a passar pela dificuldade da melhor forma possível. Temos o AF nas CEs para ajudar nos conflitos que todos passamos!

A PARENTELA CORPORAL E A PARENTELA ESPIRITUAL
8. Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação.
èo que fazer quando temos uma antipatia gratuita em casa, na família?


A INGRATIDÃO DOS FILHOS E OS LAÇOS DE FAMÍLIA
9. A ingratidão é um dos frutos mais diretos do egoísmo. Revolta sempre os corações honestos. Mas, a dos filhos para com os pais apresenta caráter ainda mais odioso. (...) Também nesse caso, como em todos os outros, o Espiritismo projeta luz sobre um dos grandes problemas do coração humano.

É como se explicam esses ódios, essas repulsões instintivas que se notam da parte de certas crianças e que parecem injustificáveis. Nada, com efeito, naquela existência há podido provocar semelhante antipatia; para se lhe apreender a causa, necessário se torna volver o olhar ao passado.
Ó espíritas! Compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada.

Não escorraceis, pois, a criancinha que repele sua mãe, nem a que vos paga com a ingratidão; não foi o acaso que a fez assim e que vo-la deu. Imperfeita intuição do passado se revela, do qual podeis deduzir que um ou outro já odiou muito, ou foi muito ofendido; que um ou outro veio para perdoar ou para expiar.

Deus não dá prova superior às forças daquele que a pede; só permite as que podem ser cumpridas. Se tal não sucede, não é que falte possibilidade: falta a vontade. Com efeito, quantos há que, em vez de resistirem aos maus pendores, se comprazem neles. A esses ficam reservados o pranto e os gemidos em existências posteriores.


Casos para discussão 2 a 2 (enviar via whats para cada dupla)
Caso 1 – baseado na série Marlí, 2ª temporada, família de Marc.

Você tem 17 anos, e mora com sua mãe e seu irmão, Paulo, de 11 anos. Não tem contato com seu pai. Sua mãe é enfermeira e, para ter gratificação de adicional noturno, trabalha num hospital durante a noite.
Quando você e seu irmão vão dormir, ela já não está em casa. Quando saem para o colégio de manhã cedo, ela ainda não chegou. Quando chegam do colégio, no meio da tarde, ou a mãe está dormindo, ou está agindo na casa, mas logo se prepara para sair, ou já nem está em casa. Nesses casos, ela está com amigas ou com o namorado.
Seus amigos da escola, costumam se encontrar de tarde, para um cinema, passeios, ou para estudarem juntos. Dificilmente você consegue ir, pois tem que voltar pra casa com seu irmão e ficar com ele, ajudando nas tarefas escolares. Ele sente muito a falta da mãe. Apresenta problemas na escola, tem dificuldade de aprendizado, às vezes é agressivo. Os professores dele, te procuram para falar dos problemas de Paulo na escola, pois sua mãe nunca pode ir na escola.
Você tem um grande amor pelo seu irmão, e faz tudo para suprir a ausência do pai e da mãe. Porém, você está começando a se sentir cansado e sozinho.
O que fazer?


Casos para discussão 2 a 2 (enviar via whats para cada dupla)
Caso 2 – baseado na série Marlí, 2ª temporada, família de Pol.

Você acabou de fazer 18 anos. Mora com seu pai e seu irmão mais velho, que trabalha em uma oficina. Quando sua mãe morreu, você tinha 8 anos e seu irmão, 15.
Você tem dificuldade de lembrar o rosto de sua mãe e isso te entristece muito.

Desde que sua mãe morreu, seu pai se perdeu na vida. Não consegue parar em emprego. Faz alguns bicos de vez em quando, mas ultimamente, já nem isso tem feito. Fica o dia todo em casa vendo TV.
O salário do seu irmão é que tem sustentado a casa, com muita dificuldade. Seu irmão reclama muito pois quer que você largue a escola e comece a trabalhar para ajudar em casa. Como você já repetiu duas vezes de ano, ele, e também seu pai, insistem que é besteira você continuar na escola.
Seus amigos estão sempre indo uns nas casas dos outros, passeiam, tem roupas novas, e você sempre com as mesmas roupas, sem dinheiro para diversões. Não chama ninguém em sua casa pois tem vergonha do pequeno apartamento em que vivem, e do seu pai, sempre em casa sem fazer nada.
O que fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário