domingo, 10 de novembro de 2019

Bem aventurados os Puros de Coração


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade              > 14 anos         08/11/2019

Tema:  Bem aventurados os Puros de Coração

Objetivos:
Estudar o capítulo VIII de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Bibliografia:  
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VIII;
https://tvmundomaior.com.br/bem-aventurados-os-que-tem-coracao-puro-mas-por-que/

Material:.Trechos do Evangelho em tiras de papel, 4 pranchetas com 1 folha e 1 caneta.

Hora da novidade, exercício de respiração profunda e prece Inicial.

Desenvolvimento:

1.    Motivação inicial:

Perguntar ao grupo: quantos espelhos têm nos carros?  Resp. 3
Pequenos ou grandes, comparando com o parabrisas do carro?  Resp. Pequenos.
O motorista olha mais pelo parabrisas ou pelos espelhos? Resp. Parabrisas
Porque será? O que acham?  Resp. Porque o carro anda para frente! O destino está a frente e não atrás.

Assim também a vida: anda para frente. Quem fica olhando para trás, perde o rumo da viagem. Fica preso em experiências que já foram vividas e perde a oportunidade de viver, aproveitar novas experiências.

2.    Desenvolvimento

Hoje vamos estudar a bem aventurança que fala da pureza de coração:
Bem aventurados os que tem puro o coração, porquanto verão a Deus. (Mt,5:8).
Kardec tratou dessa bem aventurança no cap. VIII do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Quem tem o coração puro enxerga mais que os outros.
Só consigo ver Deus nas coisas, se tiver o coração puro.

O que é purificar o coração?

Purificar o coração, é desarmar-se de tudo o que nos mantém presos no passado, em ressentimentos, em experiências já vivenciadas. É parar de usar os espelhos retrovisores...

É desarmar-se em relação às coisas que estão acontecendo.


Quem pode dar um exemplo de situação comum, onde estamos com o coração impuro? Onde estamos previamente armados?

Ex.: Você está com seu grupo de amigos e vê chegar uma pessoa que não gosta muito, se aproximando de vocês.
- Qual é o pensamento que vem à mente?  (lá vem esse cara chato!!! Tomara que passe reto!!!)
- o coração não está puro! Não consegue ver Deus na outra pessoa (que é um filho de Deus)...
- esse pensamento de repulsa já gera energias negativas, já predispõe a conflitos... L

Ninguém consegue simular o que não tem dentro de si. Então, se esse pensamento impuro vem, o que fazer? – Perceber, e imediatamente mudar o pensamento!


3.    Trabalho em Grupos

No cap.VIII do Evangelho, Kardec reuniu alguns ensinamentos de Jesus sobre essa bem aventurança.
Vamos nos dividir em grupos menores para tentar entender o ensino de Jesus, no nosso contexto atual. Isso porque o ensino de Jesus é para todas as épocas!

Dividir a turma em 3 grupos, ficando cada grupo com um trecho do Evangelho para estudar:

Grupo 1:
Apresentaram-lhe então algumas crianças, a fim de que ele as tocasse, e, como seus discípulos afastassem com palavras ásperas os que lhas apresentavam, Jesus, vendo isso, zangou-se e lhes disse: “Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que se lhes assemelham. – Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, nele não entra rá.” – E, depois de as abraçar, abençoou-as, impondo-lhes as mãos. (S. MARCOS, 10:13 a 16.)

Apoio teórico:
ESE, Cap. VIII, item 3. A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda idéia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade.


Grupo 2:

Aprendestes que foi dito aos antigos: “Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (S. MATEUS, 5:27 e 28.)

Apoio teórico (ESE, Cap. VIII, item 6)
Muitas vezes Jesus a empregou (a palavra adultério) por extensão, para designar o mal, o pecado, todo e qualquer pensamento mau.
A verdadeira pureza não está somente nos atos; está também no pensamento, porquanto aquele que tem puro o coração, nem sequer pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer: ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.

- Pecar por pensamento: limpe os pensamentos perante as coisas da vida; chegue desarmado.
- Pureza de coração: capacidade de perceber o mal, e cortar o mal que surja em você, que possa ser motivo de escândalo (do mal)


Grupo 3:

Então os escribas e os fariseus, que tinham vindo de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Por que violam os teus discípulos a tradição dos antigos, uma vez que não lavam as mãos quando fazem suas refeições?”
Depois, tendo chamado o povo, disse: “Escutai e compreendei bem isto: – Não é o que entra na boca que macula o homem; o que sai da boca do homem é que o macula. – O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem; – porquanto do coração é que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, os falsos-testemunhos, as blasfêmias e as maledicências. – Essas são as coisas que tornam impuro o homem; o comer sem haver lavado as mãos não é o que o torna impuro.” (S. MATEUS, 15:1 a 20.)

Apoio teórico (ESE, Cap. VIII, item 10)
O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo. Toda aquela em que o homem julgue poder apoiar-se para fazer o mal, ou é falsa, ou está falseada em seu princípio. Tal o resultado que dão as em que a forma sobreleva ao fundo. Nula é a crença na eficácia dos sinais exteriores, se não obsta a que se cometam assassínios, adultérios, espoliações, que se levantem calúnias, que se causem danos ao próximo, seja no que for. Semelhantes religiões fazem supersticiosos, hipócritas, fanáticos; não, porém, homens de bem.
Não basta se tenham as aparências da pureza; acima de tudo, é preciso ter a do coração.

- Pecar por pensamento: limpe os pensamentos perante as coisas da vida; chegue desarmado.


Grupo 4:

Ai do mundo por causa dos escândalos; pois é necessário que venham escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha.
Se a vossa mão ou o vosso pé vos é objeto de escândalo, cortai-os e lançai-os longe de vós; melhor será para vós que entreis na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que terdes dois e serdes lançados no fogo eterno. – Se o vosso olho vos é objeto de escândalo, arrancai-o e lançai-o longe de vós; melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno. (S. MATEUS, 18:6 a 11; 5:29 e 30.)

Apoio teórico (ESE, Cap. VIII, itens 12, 13, 14, 16 e 17)
No sentido evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão amiúde empregada, é muito mais geral, pelo que, em certos casos, não se lhe apreende o significado. Já não é somente o que afeta a consciência de outrem, é tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, toda reação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercussão. O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mal moral.
É preciso que haja escândalo no mundo, disse Jesus, (...) porque  o mal é uma consequência da imperfeição dos homens e não que haja, para estes, a obrigação de praticá-lo.
É necessário que o escândalo venha, porque, estando em expiação na Terra, os homens se punem a si mesmos pelo contacto de seus vícios, cujas primeiras vítimas são eles próprios.
Mas, ai daquele por quem venha o escândalo. Quer dizer que o mal sendo sempre o mal, aquele que a seu mau grado servir de instrumento à justiça divina, aquele cujos maus instintos foram utilizados, nem por isso deixou de praticar o mal e de merecer punição.
Se vossa mão é causa de escândalo, cortai-a. Figura enérgica esta, que seria absurda se tomada ao pé da letra, e que apenas significa que cada um deve destruir em si toda causa de escândalo, isto é, de mal; arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa.

- Pureza de coração: capacidade de perceber o mal, e cortar o mal que surja em você, que possa ser motivo de escândalo (do mal)

4.    Exercícios de respiração profunda, prece e passes.

5.    Avaliação
Aula para 10 jovens com participação. Não foi feito o trabalho em grupos. Não cheguei a abordar o trecho do grupo1. No final fizemos uma roda com passos de dança de rua (Gustavo puxando o grupo!!!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário