sábado, 22 de setembro de 2018

O que é Justiça?


Casa Espírita Missionários da Luz
 Pré- Mocidade e Mocidade              > 12 anos        – 21/09/2018

Tema:   O que é Justiça?

Objetivos:
- Perceber que todos os homens possuem o sentimento de justiça e que o progresso moral desenvolve esse sentimento;
- Entender justiça como cada um respeitar os direitos dos demais;
- Refletir sobre a base da justiça, segundo a lei natural, conforme o ensino de Jesus: Queira cada um para os outros o que quereria para si mesmo."

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, Cap. XI, 3ªParte: Pergs. 873 à 879
Evang.Seg.Espiritismo, Cap XI “Amar ao Próximo como a si mesmo”, itens 1 à 4

Material: Cartaz com a perg 875 de O LE, LE, bola pequena

1.    Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e prece inicial
2.    Motivação inicial:

Iniciar falando que hoje estudaremos a lei de Justiça. Uma lei natural; uma das leis morais.
Para falar de justiça, vamos começar falando da injustiça!

- Propor uma cochico 2-a-2: Na dupla, um por vez, conta alguma situação em que se sentiu injustiçado. (5 min)
Depois de todos terem se colocado nas duplas, pedir que escolham uma das duas situações relatadas para trazer ao grupão.

- Cada dupla deve então relatar a situação escolhida ao grupão.
_ O grupo, então, deve escolher a situação que achou mais injusta.

- Pedir, então, que outros jovens, que não são da dupla que trouxe o caso, digam como seria essa situação, se fosse feito justiça? Como teria se passado nesse caso?  (se necessário, escreva os nomes dos personagens do caso relatado, procurando ver com a turma, a posição, a ótica de cada um dos personagens no caso relatado).  (O objetivo é demonstrar que sempre existem diversas formas de se avaliar uma mesma situação; que cada pessoa tem um ponto de vista diferente).

3.    Desenvolvimento: exposição dialogada com a turma: vimos nesse caso relatado aqui, que o conceito de justiça é variável dependendo das pessoas.

Quem pode definir o que é justiça?  (anotar as respostas no quadro)
èdepois de ouvir as respostas da turma, ler a definição do dicionário:
Ação de reconhecer os direitos de alguém a alguma coisa, de atender às suas reclamações, às suas queixas. (Dicionário Michaelus)

èvamos ver o que nos diz o LE, pois Kardec fez essa pergunta aos Espíritos. Colar na parede a resposta dos Espíritos:

“A justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais.
a) — Que é o que determina esses direitos? “Duas coisas: a lei humana e a lei natural.’
Nem sempre, pois, é acorde com a justiça o direito que os homens prescrevem. Demais, este direito regula apenas algumas relações sociais, quando é certo que, na vida particular, há uma imensidade de atos unicamente da alçada do tribunal da consciência.” – LE perg.875

Vamos conversar a respeito, com o jogo batata quente: entregar uma bola pequena a um jovem e fazer a pergunta: O que você entende com essa resposta dos Espíritos? O que significa?
- o jovem deve responder; se não souber, joga a bola para outro jovem responder.

èVemos que existe o conceito segundo nossas leis civis, e outro segundo a lei de Deus.
Vocês sabiam que na época de Kardec, na França, ainda havia o duelo? Alguém sabe o que era esse costume social? O duelo? (explicar)

Dar a bola para outro jovem para nova pergunta e nova rodada da batata quente:
Nos dê um exemplo de lei civil que determina um direito que não é de acordo com a lei de Deus? (pena de morte e aborto, por exemplo. Legal em alguns países e ilegal perante a lei de Deus e também ilegal em outros países) 
èescrever no quadro: justiça humana x justiça de Deus

Outro ponto: A justiça humana só se aplica às questões sociais, mas há outras questões que são relativas ao campo mental das pessoas, e podem estar indo contra as leis de Deus; que podem não estar respeitando o direito dos outros.
- Dar a bola para outro jovem para nova pergunta e nova rodada da batata quente: Nos dê um exemplo dessa situação?

èa mentira, por exemplo: ninguém vai preso por mentir (salvo casos que envolvem crimes catalogados na lei) mas quantos males não são derivados da mentira? Da traição?
Ex.: Um casal onde um dos cônjuges se encanta com outra pessoa e abandona a família. Infelizmente, vemos isso todos os dias. É desrespeito ao direito do outro na nossa justiça? Não.
E perante as leis de Deus? É desrespeito ao direito do outro? (como esse assunto é complexo, é preciso se embasar doutrinariamente para responder às perguntas que possam surgir)

- Dar a bola para outro jovem para nova pergunta e nova rodada da batata quente:
  • Qual o ensino de Jesus com relação à verdadeira justiça?
- depois da resposta, pedir a um dos jovens para ler a resposta da pergunta 876 de O Livro dos Espíritos:

“Disse o Cristo: Queira cada um para os outros o que quereria para si mesmo. No coração do homem imprimiu Deus a regra da verdadeira justiça, fazendo que cada um deseje ver respeitados os seus direitos. Na incerteza de como deva proceder com o seu semelhante, em dada circunstância, trate o homem de saber como quereria que com ele procedessem, em circunstância idêntica. Guia mais seguro do que a própria consciência não lhe podia Deus haver dado.”

A.K.: Efetivamente, o critério da verdadeira justiça está em querer cada um para os outros o que para si mesmo quereria e não em querer para si o que quereria para os outros, o que absolutamente não é a mesma coisa. Não sendo natural que haja quem deseje o mal para si, desde que cada um tome por modelo o seu desejo pessoal, é evidente que nunca ninguém desejará para o seu semelhante senão o bem. Em todos os tempos e sob o império de todas as crenças, sempre o homem se esforçou para que prevalecesse o seu direito pessoal. A sublimidade da religião cristã está em que ela tomou o direito pessoal por base do direito do próximo.

Observação: Após ler a resposta dos Espíritos e o comentário de Kardec, relembrar o caso relatado no início e rediscuti-lo à luz do conceito Espírita.

Ler o trecho abaixo:
É fora de dúvida que o progresso moral desenvolve esse sentimento” – LE Perg. 873

- Dar a bola para outro jovem para nova pergunta e nova rodada da batata quente:
ècomo podemos comprovar que o progresso moral desenvolve o senso de justiça?
            èpelo abrandamento do rigor das leis das sociedades. Vemos na história como era a justiça dos povos bárbaros, e verificamos que hoje nossas leis são muito mais brandas. Também no nível pessoal, vemos que quem tem moral ainda em nível inferior, comete injustiças com naturalidade...

Existem diversos níveis desse senso de justiça, que depende do amadurecimento moral (escrever no quadro):
a) Se é legal, é justo.
b) Pode ser legal, mas não é certo (senso de dever).
c) Senso cósmico – justiça de Deus

4.    Atividade de fixação (se a turma for grande, dividir em 2 grupos) (se der tempo)
Vamos fazer um exercício para ver se captamos o conceito de justiça de Deus x a justiça dos homens: vocês devem bolar uma situação em que apareça a justiça perante nossas leis, mas desrespeito às leis de Deus.

Apresentação do caso.


5.    Conclusão:

  • Nós precisamos viver em sociedade e para isso precisamos respeitar os direitos de nossos semelhantes.
  • Como muitas pessoas não praticam a lei de justiça, isso causa perturbações, confusões e muito sofrimento.
  • Como devemos construir a ponte entre o conceito de justiça definida pelos Espíritos e a nossa prática diária?
èDisciplina para o cumprimento de todos os nossos deveres.

6.     Exercícios de respiração profunda, prece final e passes.
7.     Avaliação
Aula para 8 jovens, com muita participação. A atividade inicial foi bem participativa por todos. Não foi feita a dinâmica Batata Quente, pois eles já foram se antecipando e falando os conceitos espontaneamente. Na hora do exemplo entre legal perante os homens e crime perante a lei de Deus, falaram do aborto. Citaram que o aborto por gravidez gerada por estupro é legal no Brasil e o grupo todo achou que é certo, com exceção de um jovem que não tinha opinião a respeito. Tive que tratar essa questão, do ponto de vista da DE, desde o planejamento reencarnatório, processo de reencarnação, fechando com a justiça de Deus.
Não foi feita a atividade de fixação.
O exercício respiratório e prece final foi conduzido por um dos jovens.

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