domingo, 8 de julho de 2018

A importância do trabalho


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade > 12 anos – 06/07/2018

Tema: A importância do trabalho

Objetivos:
Identificar na lei do trabalho, mecanismo de progresso e prevenção contra o mal;
Perceber a cooperação como forma de ser útil;
Refletir sobre a oportunidade de crescimento em todas as profissões.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, pergs 540, 674 à 681
NT, João 5, vv 17;
Alvorada Cristã – Neio Lucio/Chico Xavier – Cap.48 - “O Espírito da Maldade”.

Material:  textos do conto de Neio Lucio em tiras de papel; papeis para anotação e caneta para todos; LE.

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade, exercício de respiração profunda e Prece Inicial
2.            Sensibilização para o tema:
Entregar trechos do conto de Neio Lúcio aos jovens, dizendo que é leitura de uma historinha sobre nosso tema de hoje.

Conto em trechos:

                        **  1  **   (o evangelizador ler esse início)
O Espírito da Maldade, que promove aflições para muita gente, vendo, em determinada manhã, um ninho de pássaros felizes, projetou destruir as pobres aves.

A mãezinha alada, muito contente, acariciava os filhotinhos, enquanto o papai voava, à procura de alimento.

O Espírito da Maldade notou aquela imensa alegria e exasperou-se.

Mataria todos os passarinhos, pensou consigo. Para isto, no entanto, necessitava de alguém que o auxiliasse. Aquela ação exigia mãos humanas.

Começou, então, a buscar a companhia das crianças. Quem sabe algum menino poderia obedecê-lo?

            **  2  ** 

Foi à casa de Joãozinho, filho de Dona Laura, mas Joãozinho estava muito ocupado na assistência ao irmão menor, e, como o Espírito da Maldade somente pode arruinar as pessoas insinuando-se pelo pensamento, não encontrou meios de dominar a cabeça de João.

**  3  ** 

Correu à residência de Zelinha, filha de Dona Carlota. Encontrou a menina trabalhando, muito atenciosa, numa blusa de tricô, sob a orientação materna, e, em vista de achar-lhe o cérebro tão cheio das idéias de agulha, fios de lã e peça por acabar, não conseguiu transmitir-lhe o propósito infeliz.

**  4  ** 

Dirigiu-se, então, à chácara do senhor Vitalino, a observar se o Quincas, filho dele, estava em condições de servi-lo. Mas Quincas, justamente nessa hora, mantinha-se, obediente, sob as ordens do papai, plantando várias mudas de laranjeiras e tão alegre se encontrava, a meditar na bondade da chuva e nas laranjas do futuro, que nem de leve percebeu as ideias venenosas que o Espírito da Maldade lhe soprava na cabeça.

**  5  ** 

Reconhecendo a impossibilidade de absorvê-lo, o gênio do mal lembrou-se de Marquinhos, o filho de Dona Conceição. Marquinhos era muito mimado pela mãe, que não o deixava trabalhar e lhe protegia a vadiagem. Tinha doze anos bem feitos e vivia de casa em casa a reinar na preguiça. O Espírito da Maldade procurou-o e encontrou-o, à porta de um botequim, com enorme cigarro à boca.

As mãos dele estavam desocupadas e a cabeça vaga.

— “Vamos matar passarinhos?” — disse o espírito horrível aos ouvidos do preguiçoso.
Marquinhos não escutou em forma de voz, mas ouviu em forma de ideia.

Saiu, de repente, com um desejo incontrolável de encontrar avezinhas para a matança.

**  6  ** 

O Espírito da Maldade, sem que ele o percebesse, conduziu-o, facilmente, até à árvore em que o ninho feliz recebia as carícias do vento. O menino, a pedradas criminosas, aniquilou pai, mãe e filhotinhos. O gênio sombrio tomara-lhe as mãos e, após o assassínio das aves, levou-o a cometer muitas faltas que lhe prejudicaram a vida, por muitos e muitos anos.

Somente mais tarde é que Marquinhos compreendeu que o Espírito da Maldade somente pode agir, no mundo, por intermédio de meninos vadios ou de homens e mulheres votadas à preguiça e ao mal.

ð  O que podemos obter de ensinamento moral nessa história?
- o trabalho, além de mecanismo de progresso, é prevenção contra o mal. Vejam que após esse contato inicial com o Espírito da Maldade, Marquinhos passou a ser companheiro dele, acatando suas sugestões infelizes....

3.    Qual é nosso tema hoje então? (deixar que respondam)
O Trabalho!!!! O trabalho, além de mecanismo de progresso, é prevenção contra o mal.
O que é trabalho afinal? Quem pode definir?
- anotar no quadro as respostas.

Pelas leis de Deus, “Toda ocupação útil é trabalho.” – perg. 675
ètem que ser útil, para ser trabalho perante as leis divinas.

O trabalho pode ser remunerado ou não. Temos trabalho voluntário, temos a mãe que cuida dos filhos (abnegação), temos os filhos cooperando em casa, temos o estudo que é uma ocupação útil, etc.

Do que foi anotado, alguma ocupação há que não é trabalho? èapagar do quadro, se houver

Quem dá exemplo de ocupação que não é trabalho?  (atos criminosos, ações nocivas, etc)
A pessoa pode estar super ocupada e não estar trabalhando segundo as leis de Deus.

Os Espíritos desencarnados também trabalham?
èsim. Já vimos diversos exemplos. Quem lembra?
- enfermeiros; vigilância/proteção; professores; atendedores a crianças desencarnadas; etc.

Quem lembra um ensino de Jesus sobre o trabalho?
João 5, vv 17 “Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”

No trabalho remunerado, temos diversas profissões. Do ponto de vista espiritual, qual a diferença entre elas? (deixar que respondam...)

Vamos ver um exemplo do tempo de Jesus:

    Saulo de Tarso   x   3 anos como tecelão x   Paulo, o apóstolo

èrelatar a vida do apóstolo dos gentios como:

i.              Doutor da lei – rico, poderoso, com prestígio social; alma irrequieta.
ii.             Tecelão, no deserto, por 3 anos, após o encontro com Jesus – a noite escura da alma... a solidão do deserto para que Saulo ‘morresse’ e nascesse o ‘vaso’ escolhido por Jesus;
iii.            Paulo, o apóstolo dos gentios – ‘não sou eu que vive; é o Cristo que vive em mim’.

èPara o mundo, qual era o trabalho mais importante? O do doutor da lei... E para o Espírito? O apostolado! Servir a Jesus.

Conclusão:
èSeja qual for a profissão que escolhamos, o importante é não esquecermos nunca, que todo trabalho é oportunidade de servir à Jesus, através do serviço ao próximo e ao meio em que nos encontramos.

Todas as pessoas tem condições de trabalhar, segundo a lei divina do Trabalho?
èdepois das respostas, anotar algumas situações no quadro, para que os jovens vejam a oportunidade do trabalho:
- uma avó já bem velhinha => se já não tem domínio sobre o corpo, trabalha quando ora, quando lê textos que enaltecem a alma, que ensinam, etc.
- um deficiente físico tetraplégico => trabalha quando ora, quando lê textos que enaltecem a alma, que ensinam, quando interage com as pessoas, etc.
- um deficiente mental => trabalha inconscientemente, pois a prisão num corpo que não lhe permite a expressão da inteligência, recompõe os danos ocasionados no perispírito no passado.

Tudo na natureza trabalha; a providência de Deus de tudo faz um bem.

Pedir que um dos jovens leia a perg 540 de O LE:
Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com conhecimento de causa, usando do livre-arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?
“Uns sim, outros não. Estabeleçamos uma comparação. Considera essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos. Julgas que não há aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são animais de ínfima ordem que executam essas obras, provendo às suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de Deus. Pois bem, do mesmo modo, os Espíritos mais atrasados oferecem utilidade ao conjunto. Enquanto se ensaiam para a vida, antes que tenham plena consciência de seus atos e estejam no gozo pleno do livre-arbítrio, atuam em certos fenômenos, de que inconscientemente se constituem os agentes. Primeiramente, executam. Mais tarde, quando suas inteligências já houverem alcançado um certo desenvolvimento, ordenarão e dirigirão as coisas do mundo material. Depois, poderão dirigir as do mundo moral. É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!”


4.    Fixação do conteúdo

- Distribuir uma folhinha colorida para cada um, e caneta. Individualmente devem refletir sobre o primeiro semestre desse ano, e anotar os trabalhos (ocupações úteis) que realizaram.
ènão colocar nome no papel; escrever em letra de imprensa!

Recolher os papéis e separar rapidamente os iguais, fazendo uma estatística no quadro.

Avaliar com o grupo as respostas, verificando se algum caso não é trabalho segundo as leis de Deus.



5.            Prece final.

Avaliação:
Aula para 4 jovens (dia de jogo do Brasil na copa), com participação. Não foi feita a atividade dos papéis individuais. Conversamos muito sobre ocupações que não são trabalho segundo a lei natural. Falaram de drogas, bebidas, vídeos, jogos eletrônicos, bullying, filmes.
Chegamos também a falar se tem alguém que não tem condições de trabalhar.

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