Casa Espírita
Missionários da Luz
Pré e Mocidade: > 12 anos 15/06/2018
Tema: Quem quer ser médium?
Objetivo:
- Refletir sobre a importância da mediunidade e seus objetivos;
- Identificar as características dos diversos tipos de mediunidade.
Bibliografia
Geral do Tema :
O Livro dos Espíritos", Introdução, item IV, Cap
IX – ‘Da intervenção dos Espíritos no
mundo corporal’ perg 459 à 462, 467,469, 471, 472, 495;
O Evangelho segundo o
Espiritismo. Cap. 24, item 12; Cap. 26, item 2: – “Dai
gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido”; Cap. 21: 7, 10 – “Os
médiuns são os intérpretes dos Espíritos”
O que é o Espiritismo, Cap. 2, item 54, 56, 79;
Livros dos Médiuns, 2ª Parte, Cap. XIV ‘Dos
Médiuns’, itens 159, 160, 165 à 168, 175; Cap. XV ‘Médiuns Escreventes’, item
178; Cap. XVII ‘Da Formação dos
Médiuns’, itens 217, 220- perg. 12ª e 14ª;
Adolescência e Vida, Joanna de Ângelis/Divaldo
Franco, Cap 20 ‘O adolescente e os
fenômenos psíquicos’;
Diretrizes de Segurança,
Divaldo Franco e Raul Teixeira, pergs. 47 e 48 (exercício da mediunidade em
casa).
Material:
Desenvolvimento:
1.
Hora
da novidade, exercícios de respiração profunda e prece Inicial
https://www.youtube.com/watch?v=GL0SbqETA4Y
– enviar previamente
aos jovens.
Perguntar quem viu os
vídeos, e pedir que relate o que aconteceu com Divaldo na infância.
èera
médium desde menino. O irmão morreu e ficou junto de Divaldo, ocasionando no
menino, a paralisia nas pernas foi esse foi um problema do irmão que havia
desencarnado. Divaldo passou a sentir os mesmos efeitos da doença do irmão
desencarnado.
Com a prece e autoridade
moral da médium que foi visitá-lo, o irmão foi atendido e afastado de Divaldo,
que voltou a caminhar normalmente.
èo
vídeo é um outro relato da vida de Divaldo, que estava sem voz e com uma
inflamação bem intensa, com muitas dores na garganta.
Através da
mediunidade de materialização de Chico Xavier, o Espírito Sheilla, veio
socorrer Divaldo, fazendo uma intervenção na garganta dele com um pequeno
aparelho que emitia ondas de rádio.
èque
podemos perceber, do assunto ‘Mediunidade’, nesses dois relatos de fatos reais
ocorridos com Divaldo?
- processo obsessivo,
gerando doenças sem causas físicas. A cura se dá mediante o afastamento do
Espírito causado da moléstia;
- vidência da médium que foi socorrer o
menino Divaldo;
- fenômeno de materialização de um Espírito
para realizar uma cura;
- cuidados necessários para o fenômeno de
materialização (ambiente sem luz branca).
3.
Perguntar
à turma, que dúvidas, curiosidades, eles tem sobre o tema e gostariam de
discutir?
èdeixar
que falem e sempre devolver à turma, as perguntas trazidas pelos jovens.
èsempre
citar a bibliografia onde eles mesmos podem buscar a respostas às dúvidas sobre
mediunidade (focar nas obras básicas; citar também os vídeos de palestras que
temos hoje no youtube, de palestrantes espíritas conhecidos).
4.
Desenvolvimento
do restante da aula com perguntas aos jovens sobre o tema:
- Que tipos de
mediunidade vocês sabem que existem? (escrever no quadro as respostas)
- O que é um médium?
- Por que uns tem mediunidade e outros não?
- Para que serve a
mediunidade?
- O médium é um ser privilegiado?
- Qual o papel do
médium?
- O médium pode fazer
da sua mediunidade uma profissão?
- Onde o médium deve
exercer a sua mediunidade?
- Dá para acreditar
em tudo o que os Espíritos dizem?
- Com qual idade
começa a mediunidade?
- A mediunidade pode
trazer problemas e dificuldades para o médium?
- O que deve fazer o jovem que tem mediunidade?
5.
Prece final e passes
Avaliação: Aula para 9 jovens, com boa participação e interesse. Somente uma das jovens
tinha visto um dos 2 vídeos enviados pelo grupo do whatsapp. Como não tinham trazido
nenhuma pergunta, desenvolvi a aula fazendo perguntas do tema a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário