sábado, 2 de dezembro de 2017

Avaliação e afetividade

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré- Mocidade                        13 e 14 anos   –   01/12/2017
                                                                            Mocidade      > 14 anos
Tema:   Avaliação e afetividade

Objetivos:
Identificar na amizade, o amor fraternal unindo os seres;
Avaliar os momentos vividos no ano, no grupo da mocidade espírita;
Possibilitar momentos de descontração e amizade entre os jovens.

Bibliografia:
- NT, João, Cap. 13:34-35; Cap. 15:12-15, 15:17

Desenvolvimento:
1.    Hora da novidade e prece inicial
2.    Motivação inicial:
Vamos fazer uma atividade para vocês se sentirem mais a vontade:

TRABALHANDO A COOPERAÇÃO - CADEIRA MÁGICA    -    Afetividade
Objetivo:
Estimular a cooperação entre os membros do grupo.
Material Utilizado: Cadeira
Procedimentos:
i. O facilitador coloca uma cadeira vazia no centro da sala, no meio do grupo.
ii. Solicita-se um voluntário para sentar-se na cadeira.
iii. Estimula-se o grupo a encontrar uma forma de suspender a cadeira ocupada por uma componente do grupo, cada um usando apenas uma mão e com o menor esforço físico, possível.
iv. Terminada a tarefa, propõe-se uma reflexão sobre a cena vivenciada. Promove-se uma grande discussão acerca do processo de cooperação e a experiência vivenciada.
            - Como foi fazer essa atividade?
            - Como vocês se sentiram? Acharam que conseguiriam? Confiaram?
            - O que foi necessário para dar certo? (Ou, o que seria necessário para ter dado certo?)
            - Podemos trazer essa experiência para nossa vida?

3.    Fizemos essa atividade, para percebermos que somos um grupo e, que como grupo, podemos fazer muitas coisas. Preciso, porém, a cooperação, o envolvimento e comprometimento de todos.
Estivemos juntos o ano todo, nem sempre com a presença de todos, mas com o grupo sempre acontecendo com quem estava presente.
E com certeza, esses momentos aqui vividos, uns com os outros, deixou algo em cada um de nós.

E isso vale para todos os relacionamentos que mantemos na vida. Às vezes convivemos durante um tempo com determinado grupo de pessoas, e depois a vida nos distancia; outros relacionamentos serão formados. Mas os momentos vividos ficarão eternamente conosco.

Quando Jesus estava na última noite com os discípulos, com os 12 apóstolos, ele sabia que seria a última vez reunido com aqueles homens com quem conviveu por 3 anos.
Ele fez uma declaração sobre eles, enquanto grupo. Quem lembra? (depois das respostas, ler o trecho do Evangelho de João)

Cap. 13:34-35
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Cap 15:12-15, 15:17
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

Cap. 15:17
Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Que belíssimas essas palavras de Jesus com seus discípulos! Que amor imenso por aqueles homens simples, que Ele sabia que muito ainda teriam que aprender, que sofrer, depois da partida de Jesus. Ele os chamou de amigos!

Vocês amam seus amigos? Valorizam os momentos juntos?
Toda vivência, todo relacionamento é uma oportunidade de desenvolvermos o amor.
É um ato de sabedoria, perceber as coisas boas, os aprendizados de cada etapa da vida.

4.    A proposta agora, é uma reflexão: o que mais me marcou nesses encontros aqui, as sextas à noite? O que levarei como lembrança? Como aprendizado? Que marcas deixei nesses momentos que aqui estive? Que marcas levarei dessa vivência com os demais?

MELHORES MOMENTOS     -  Afetividade

Objetivos:
Diagnosticar o processo de crescimento / desenvolvimento individual dos participantes.
Avaliar o nível de satisfação dos participantes em relação a parte vivenciada do curso.
Material Utilizado:
Folhas A4, lápis, lápis de cor, hidrocor, e  música suave.
Procedimentos:
- Colocar música suave.
- O facilitador distribui folhas de papel e lápis, solicitando que cada um registre através de desenhos ou
textos, os seus melhores momentos, vividos no grupo até o encontro presente.
- Após o término do trabalho, cada um apresenta seus registros e em seguida sugere-se que o grupo
 em conjunto, confeccione um painel com todos os registros feitos.
- Solicita-se que no grupão, cada um avalie a experiência vivida.

5.    Prece final e passes.
6.    Avaliação:
Aula para 5 jovens, com participação. Fizeram a atividade da cadeira 2 vezes.
Falaram de seus melhores amigos. Como nem todos tinham amigos, a conversa derivou para apoio psicológico nos momentos em que nos sentimos em sofrimento íntimo. Alguns citaram que não gostam de ir ao psicólogo por ter que falar de suas questões íntimas com pessoas estranhas, que tem que dar conta sozinhos de seus problemas; outros falaram que já foram ou ainda vão e gostam da oportunidade do tratamento.
Não deu tempo de fazer a atividade dos melhores momentos do ano; só comentaram verbalmente mesmo, mas muito genérico; não citaram nenhum situação específica que tivessem registrado.

           






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