segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Marta e Maria

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                   13 à 17 anos    28/10/2016

Tema:  Marta e Maria

Objetivos:
Conhecer fatos da vida da família de Betânia, que tantas vezes recebeu Jesus;
Estudar a passagem do ensinamento da escolha da melhor parte.

Bibliografia:  
Primícias do Reino, cap. 16  ‘A família de Betânia’
NT: Mateus, 19:16-24, João 11:1-43
Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda, cap.  ‘Propriedade e avareza’
O evangelho segundo o espiritismo, cap. XVI 
Quem é o Cristo   cap. 11 – ‘Saber escolher’
Escuta meu filho... (Corina Novelino pelo Esp. Aura Celeste), Cap. 12 – ‘A necessidade real’
Nas Pegadas do Mestre  (Vinicius – Pedro de Camargo), ‘Marta e Maria’


Material: cópias do trecho de Primícias do Reino em anexo

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:
Nas duas últimas reuniões falamos de dois dos apóstolos de Jesus, Paulo e Pedro. Hoje estudaremos mais duas personagens da época de Jesus. Duas mulheres: Marta e Maria.

Quem já ouviu falar delas?

Alguns dados sobre a família dessas duas irmãs: moravam em Betânia, com o irmão Lázaro.
Moravam numa casinha simples os três irmãos, e Jesus sempre que passava pela região ficava com eles. Jesus tinha grande carinho por essa família.
Vocês já ouviram falar de Lázaro?
Quando Lázaro ficou doente e foi dado por morto, Jesus não estava na região, mas assim que soube foi até eles e, mesmo Lázaro estando ‘morto’ há 4 dias, Jesus pediu que retirassem a pedra que fechava a gruta onde tinham posto Lázaro, e pediu que ele se levantasse. E assim foi. (João 11:1-43)
Ele estava em estado de catalepsia, letargia profunda, tido então como morto.

      Nós vamos agora estudar um texto que fala de um fato que ocorreu na casa desses irmãos e que ficou bem conhecido pois está escrito na bíblia.

2.    Distribuir cópias do texto anexo, de Primícias do Reino, de Amélia Rodrigues, para leitura em conjunto. Pedir que cada um leia um trecho e ir interpretando com eles aos poucos.

3.    Fixação de conteúdo

Vimos nessa passagem de Jesus em Betânia, que nem sempre conseguimos perceber qual a melhor parte, e nos deixamos envolver pelas obrigações do mundo, nos cansando e preocupando em demasia.

Vamos fazer trios e vamos conversar sobre o que mais preocupa a cada um nesse momento da vida. Cada um do trio deve falar por vez.
      - tentar montar os trios por afinidades, para que fiquem mais a vontade para se colocar;
Depois, dar mais um comando:
      - o trio deve avaliar, sobre a preocupação de cada um, se a preocupação está relacionada às questões espirituais (a melhor parte), ou se são específicas da vida material.

Pedir que cada trio apresente suas conclusões à turma, fazendo orientações se necessário. (Observar que na idade da turma, as preocupações de modo geral, devem estar relacionadas às questões da escola, vestibular, estudo).

4.    Passes e prece final.


5.    Avaliação
Aula junto com o III ciclo (6 jovens ao todo), com participação. Muito se discutiu sobre a invasão das escolas de ensino médio pelos alunos secundaristas.



6.    Anexo


JESUS VISITA UMA FAMÍLIA DE BETÂNIA...
Cercada por imensos campos de cevada, pequenos bosques de olivedos e figueiras , a tranquila Betânia ficava a uma hora de Jerusalém, e se fazia agradável refúgio  para  Jesus que por diversas vezes se hospedara na casa de seus amados amigos, os irmãos Lázaro, Marta e Maria.
Avisado por um discípulo que seguira à frente, Lázaro aguarda o Rabi e os Seus, à porta da casinha risonha e franca.
_ “Paz se faça nesta casa” _ disse o Senhor.
_ “Paz convosco, Mestre” _ respondeu Lázaro em efusivo abraço.
As duas irmãs se apressavam em receber os visitantes, servindo-lhes água. Marta  apressada correu aos afazeres domésticos: preparava o repasto, arrumava os leitos, dispunha a mesa... Ofegante,  procura Maria, chama-a.
O Rabi narra a Lázaro os últimos acontecimentos, e explana sobre o futuro.
Maria senta-se-Lhe aos pés e fita-O docemente, acompanhando a narrativa com embevecimento.
_ “MARIA” _ grita Marta. E encontrando-a, reclama:
_ “Mestre! Manda-a ajudar-me. Enquanto me estafo, Maria Te importuna, sem preparar a casa para o repasto.”
_“Marta, Marta!” _  respondeu Jesus, sorrindo. “Estás afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada”.
_“Para atingir a plenitude” _ (acrescentou Jesus) _ “só uma coisa basta: espírito de luta capaz de arrebentar as velhas algemas e, renovado, entregar-se totalmente às coisas do Pai Celeste.”
            _“O pão, o agasalho” _ esclareceu Jesus _ “ a terra no-los dá. O céu estrelado é cobertor excelente e o solo gentil é celeiro sagrado. A palavra, no entanto, é semente de vida.    O homem se afadiga inutilmente e se perde a si mesmo, como se estivesse em labirinto cruel por ignorar as diferenças capitais entre os valores imaginários e os reais.”
Após a breve pausa e com maior ênfase, o Rabi prosseguiu:
_” Os vencedores do mundo, enquanto vivem, estão inquietos e quando atravessam o umbral do túmulo estão sempre vencidos e sofredores, atados às amarras da retaguarda. Somente os que conseguem vencer o mundo e suas alucinações ascendem verticalmente no rumo da glória espiritual sem infortúnio.  O Filho do Homem não possui  uma pedra para repousar a cabeça, embora as aves dos céus tenham ninhos e as serpentes e os lobos possuam covis. Desdenhando  todas as coisas, a uma apenas se atém: amar a todos indiscriminadamente a fim de que o reino de entendimento em perfeita comunhão de idéias prontamente se estabeleça entre as criaturas da terra.
_” As sementes estão sendo lançadas nestes dias. A floração e a colheita pertencem a Nosso Pai. Semeemos todos, amando-nos uns aos outros, incansáveis e sem pressa e, fascinados pela verdade, avancemos resolutos, pois que só isto, realmente, é necessário.”
(Trecho extraído do Capítulo 16 do livro “Primícias do reino”, de  Amélia Rodrigues, psicografado por Divaldo Franco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário