terça-feira, 2 de junho de 2015

Planejamento Reencarnatório

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                     11 à 14 anos    29/05/2015

Tema:  Não pedi para nascer!

Objetivos:
Identificar o planejamento reencarnatório dos Espíritos, de acordo com seu grau de evolução;
Reconhecer que todos temos uma missão a cumprir em cada reencarnação;
Identificar os recursos que recebemos na presente encarnação para o cumprimento de nossa missão.

Bibliografia:  
O Livro dos Espíritos, perg’s: 132, 133, 171 e Cap. V
Evangelho Seg.Esp., cap. IV

Material: folha de sulfite com o nome do personagem impresso (fazer dois personagens por folha); lapis de cor, canetinhas, hidrocor, papel kraft, fita adesiva.

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial – falar do tema da noite: “Não pedi para nascer!”. O que acham dessa frase? Já ouviram alguém falar isso?
Deixar que falem, resumindo que as famílias são planejadas no plano espiritual, antes dos renascimentos; ninguém nasce por acaso, muito menos no lugar errado!!! Todos pedimos para nascer!
Existem alguns casos em que o Espírito é tão doente, que os mentores o levam a reencarnação sem que ele participe da decisão, mas de modo geral, todos participamos dos planos de renascimentos.

Como ocorre? O planejamento exigirá o concurso de muitos Espíritos designados para esta finalidade em conjunto com o Espírito reencarnante no plano espiritual, no departamento de reencarnações, os quais participarão, direta ou indiretamente, das relações futuras do reencarnante.

O tempo de preparo será proporcional às necessidades educativas do Espírito.

Vamos pensar no que é planejado? (ir escrevendo no quadro enquanto eles falam):
èTais preparativos vão desde a escolha dos pais ao tipo e detalhes do corpo que se utilizará o Espírito. Escolhe-se o gênero de provas, o tipo de morte, as principais experiências que deverão ocorrer após o nascimento, que reencontros, que doenças, qual a época mais propícia para se reencarnar, etc.

E por quê renascemos? Quem lembra? èpara aprendermos, evoluirmos, acertamos os erros cometidos nas vidas anteriores.

Vamos planejar um renascimento?

2.    Desenvolver o tema (ver anexos)

- entregar às crianças/jovens uma folha de sulfite contendo o nome de um dos personagens que deverão ser desenhados e coloridos. Persuadir para que façam um bom desenho!

- colar o papel Kraft na parede para o esquema central (deverá ser montado como uma árvore genealógica ou estrutura hierárquica);

- após a conclusão dos desenhos, chama-se o espírito central do planejamento (que irá reencarnar): Josias! Pega o desenho e cola no quadro e assim sucessivamente até terminar todos os desenhos dos presentes. Ressaltar o capricho e a participação deles na técnica;

- abordar os vários pontos da doutrina espírita em cada ligação/relação social de Josias (ex.: Josias e seus pais, Josias e seu anjo da guarda, Josias e seus filhos, etc.)

Se sobrarem personagens, pedir para os evangelizadores completarem os desenhos (total de desenhos: 18, mas podem ser só até 14).

Concluir que Jesus também nos falou sobre a necessidade da reencarnação, lendo o trecho do NT do diálogo entre Jesus e Nicodemos:
Ora, entre os fariseus, havia um homem chamado Nicodemos, senador dos judeus – que veio à noite ter com Jesus e lhe disse: “Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus para nos instruir como um doutor, porquanto ninguém poderia fazer os milagres que fazes, se Deus não estivesse com ele.”
Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade digo-te: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.
Disse-lhe Nicodemos: “Como pode nascer umhomem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?”
Retorquiu-lhe Jesus: “Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não renasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
– O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. – Não te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo. (Ev.Seg.Esp. Cap. IV item 5)

3.    Prece final
Avaliação:  Aula para 16 evangelizandos, muito agitados. Participaram com entusiasmo nos desenhos, fizeram perguntas pertinentes ao tema, mas devido à agitação, talvez o conteúdo não tenha sido realçado como deveria.
Me confundi em dois personagens. Talvez com turma mais reduzida, essa dinâmica seja mais eficiente.

Anexos:
Personagens do planejamento:

SEQ. DINÂMICA
QUEM
RELAÇÃO
PRIMEIRO
JOSIAS
ESPÍRITO REENCARNANTE
2
PEDRO
PAI
3
JOANA
MÃE
4
ALAN
ESPÍRITO PROTETOR
5
TALES
AVÔ PATERNO
6
AMANDA
AVÓ PATERNA
7
ÂNGELO
AVÔ MATERNO
8
ANA
AVÓ MATERNA
9
TIAGO
IRMÃO
10
SILVIA
IRMà (ADOTADO)
11
FLÁVIO
AMIGO
12
TERESA
ESPOSA
13
MARCELO
FILHO
14
MARTA
EVANGELIZADORA
15
MARCOS
AMIGO
16
JONAS
TIO
17
CLAUDIA
TIA
18
ROBERTO
PRIMO



Técnica Reencarnação - Baseada no livro Reencarnação, de Orson Peter Carrara, Editora Mythos.

Projeto reencarnatório – Dinâmica de visualização (baseada em experiência prática utilizada em palestras e seminários do autor do livro citado acima. O autor utiliza pessoas do público para realizar a dinâmica).

Obs.: o evangelizador poderá utilizar os evangelizandos para realizar a dinâmica. Na nossa turma, optamos pelos desenhos, pois percebemos que alguns não iriam querer participar pessoalmente da dinâmica.

Distribuir para cada evangelizando um pedaço de papel com um nome próprio (serão, de acordo com a narrativa, XX nomes: Josias,Pedro,Joana,Alan,Tales,Amanda, Ângelo,Ana,Tiago,Silvia, Flávio,Nelson,Teresa,Marcelo,Marta,Marcos,Jonas,Claudia,Roberto, etc.).
Em seguida, pedir que desenhem o personagem. Explicar que representam os participantes de uma história que vamos contar sobre os preparativos para uma reencarnação.
Desenhados os personagens, iniciar a narrativa, dando ênfase às perguntas em negrito e, a cada identificação dos envolvidos na narrativa, colar o personagem em um grande cartaz. Lembrar de elogiar os desenhos, ressaltando os detalhes, o capricho e a participação deles na técnica.

Iniciar a narrativa, que deverá ter a participação dos evangelizandos.

èPerguntar: Quem desenhou o Josias? Pedir que cole no cartaz o Josias.
Explicar que Josias é o Espírito que vai reencarnar, está no mundo espiritual e vai auxiliar seus mentores (pessoa que guia, ensina ou aconselha outra) a planejarem a sua próxima reencarnação.
Todos auxiliam na sua reencarnação? Não, há aqueles Espíritos que não tem condições de auxiliar porque estão ainda muito perturbados com os erros que cometeram em suas existências anteriores.
Para que Josias reencarne, o que é preciso? Pais.
Obs.: a cada personagem citado o evangelizando deverá levar e colar no quadro ou cartaz o seu desenho ao redor do personagem principal (Josias).
Quem desenhou os pais de Josias? Seus nomes são Pedro e Joana.
Josias vai ter avós? Sim, seus nomes são Tales e Amanda, e Ângelo e Ana.
Josias você querer ter irmãos? Sim. Consultados os pais, eles resolveram ter mais dois filhos além de Josias, sendo um deles adotado.
Quem desenhou os irmãos de Josias? Seus nomes são Tiago e Silvia.
Josias vai ter muitos amigos durante esta existência. Alguns vão acompanhá-lo durante muitos anos, outros serão companhias durante pouco tempo. Eles vão auxiliar Josias com seus exemplos positivos, vão dar conselhos, divertirem-se juntos, estudarem.
Quem desenhou os amigos de Josias? Seus nomes são Flavio e Marcos.
Obs.: de acordo com o número de evangelizandos, o evangelizador poderá aumentar o nr. de desenhos que representará os amigos de Josias, permitindo assim que todos os evangelizandos participem da técnica..
E a profissão? Qual vai ser a profissão de Josias? è deixar que o evangelizando que desenhou Josias, escolha a profissão!  è Por quê ele escolheu essa profissão? Qual o aprendizado que vai ter no exercício dessa profissão?  èescrever com hidrocor, ao lado do nome Josias, a profissão escolhida.

Josias vai se casar? Sim. Teresa será a sua esposa. Quem desenhou a Teresa?
Eles vão ter filhos? Sim. Quem desenhou Marcelo, filho de Josias e Teresa?

Josias escolheu uma religião. Ele será Espírita. Ele vai participar da evangelização, grupos de estudos, fazer trabalhos voluntários em um Centro Espírita. Quem desenhou a evangelizadora de Josias, de nome Marta?

Josias, como todos os Espíritos que reencarnam tem um amigo desencarnado que vai ajudá-lo em sua existência. Quem desenhou Alan, o Espírito Protetor de Josias?

Do que depende o sucesso da encarnação de Josias? De suas escolhas, do bom uso de seu livre-arbítrio. Todos nascemos com um objetivo maior, a evolução, e objetivos específicos: nossa missão. E recebemos os recursos para cumprirmos essa missão.

Um dia Josias vai desencarnar e voltar ao Mundo Espiritual. Lá ele vai analisar sua encarnação, examinar se aproveitou bem suas provas, sem revolta, e se evoluiu, desenvolvendo suas virtudes. Ele continuará sua evolução, reencarnando novamente, até atingir a perfeição – tendo todas as virtudes desenvolvidas, assim como Jesus, nosso guia e modelo.

Não devemos esquecer que a reencarnação é um presente de Deus. E jamais devemos matar alguém ou nos matarmos. Suicídio é uma atitude que traz muito arrependimento e aumenta o nosso sofrimento.

Não existem problemas sem solução, Deus, Pai amoroso e justo, sempre nos dá as condições necessárias para superarmos nossas dificuldades. Devemos nos ligar através da prece, à espiritualidade amiga, ao nosso anjo da guarda, a Deus, a Jesus, e com certeza teremos auxílio.


Destacar, depois de colados todos os personagens, as muitas pessoas que estão envolvidas na encarnação de Josias, e que colaboram para a evolução de Josias, para que ele aproveite bem a encarnação para aprender, progredir e amar. Lembrar da responsabilidade que temos de bem aproveitar este presente que é a encarnação e também da responsabilidade que temos em colaborar positivamente com a encarnação dos que conosco convivem, afinal, fizemos todos parte de uma grande família, a família dos filhos de Deus. 

Um comentário:

  1. Muito boa essa aula... as crianças realmente entendem como acontece o planejamento reencarnatório e a nossa responsabilidade ao encarnar.

    ResponderExcluir