sábado, 8 de maio de 2010

Moisés e a Primeira Revelação

Data: 19/03/2010
Tema: Moisés e a Primeira Revelação

Objetivos:
Relembrar a história de Moisés;
Conceituar Revelação e o Caráter da Revelação Divina;
Identificar o Decálogo como a 1ª Revelação Divina aos Homens e Moisés como o intermediário da revelação.

Bibliografia:

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. I
A Gênese, Cap I - Caráter da revelação espírita

Desenvolvimento:
1.Prece Inicial
2.Motivação Inicial
Levar um objeto e cobri-lo com um pano, ou lenço, sem que as crianças vejam o que está por baixo do pano. Colocar o objeto coberto, no meio da sala, sobre uma mesa, para que todos possam perceber sua presença.
(Ex. Uma garrafa com um navio dentro)
Convidar uma das crianças para vir à frente, e em segredo, falar a ela o que é e pedir que ela dê dicas aos demais para que eles possam descobrir o que é. Ao final, esse voluntário deve levantar o lenço e deixar o objeto a mostra. (10').

3.Perguntar se eles sabem o que é uma revelação, dialogando sobre o tema da aula:

“2. - Definamos primeiro o sentido da palavra revelação. Revelar, do latim revelare, cuja raiz, velum, véu, significa literalmente sair de sob o véu - e, figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida.
Em sua acepção vulgar mais genérica, essa palavra se emprega a respeito de qualquer coisa ignota que é divulgada, de qualquer idéia nova que nos põe ao corrente do que não sabíamos. Deste ponto de vista, todas as ciências que aos fazem conhecer os mistérios da Natureza são revelações e pode dizer-se que há para a Humanidade uma revelação incessante. A Astronomia revelou o mundo astral, que não conhecíamos; a Geologia revelou a formação da Terra; a Química, a lei das afinidades; a Fisiologia, as funções do organismo, etc.; Copérnico, Galileu, Newton, Laplace, Lavoisier foram reveladores.
3. - A característica essencial de qualquer revelação tem que ser a verdade. Revelar um segredo é tornar conhecido um fato; se é falso, já não é um fato e, por conseqüência, não existe revelação.
4. - Qual o papel do professor diante dos seus discípulos, senão o de um revelador?
5. - Mas, o professor não ensina senão o que aprendeu: é um revelador de segunda ordem; o homem de gênio ensina o que descobriu por si mesmo: é o revelador primitivo; traz a luz que pouco a pouco se vulgariza. que seria da Humanidade sem a revelação dos homens de gênio, que aparecem de tempos a tempos? “ (A Gênese, Cap. I itens 2 a 4).

Nessa nossa brincadeira, quem foi o revelador? (o voluntário)
O que foi revelado? O objeto escondido.

Como será que Deus faz, para nos revelar as coisas do mundo espiritual? Das leis de Deus? Se utiliza de missionários, profetas, que periodicamente vem à Terra trazendo essas verdades.


4.Introduzir o assunto de Moisés: há 3200 anos, aproximadamente, o nosso mundo recebeu a primeira revelação de Deus. Vamos ver como foi?

Passar a apresentação em power-point sobre Moisés.(19 slides)

Nessa história de Moisés que vocês já conhecem, quem foi o revelador? Moisés.
Qual a origem da revelação? Deus
Qual foi a revelação? Os 10 Mandamentos.
Como podemos ver, os mandamentos são válidos até hoje. E não podia ser diferente pois a revelação divina tem esse caráter de ser verdade em todos os tempos.

5.Fixação do conteúdo: Cruzadinhas
6.Prece Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário