quinta-feira, 5 de março de 2009

A Criação Divina

Casa Espírita Missionários da Luz Aula nº 03
Departamento de Infância e Juventude III Ciclo
Idades: 11 e 12

PLANO DE AULA

1. Tema: A criação

2. Objetivo: destacar todas as explicações fornecidas pelo Livro dos Espíritos concernente à formação dos mundos, dos seres vivos, diversidade das raças humanas e a pluralidade dos mundos.

3. Bibliografia:
KARDEC, Allan. Da criação. In: _____. O livro dos espíritos. 79. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1997. pt. 1, cap. III, perg. 37 a 59.
_____. Uranografia geral. In: _____. A Gênese. 14. ed. Araras: IDE, 2004. cap. 6 e 11.
_____. Criação. In: _____. Obras Póstumas. 38. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2003. cap. 3.
Revista Espírita, abril de 1860 e dezembro de 1867.

4. Aula
a) Incentivação inicial: explicar qual o tema da aula e pedir que as crianças se dividam aos pares para responder às questões propostas.
b) Desenvolvimento: após a divisão por duplas, entregar uma folha com as perguntas para as criancas responderem. Estipular um tempo para as respostas. Frisar que deverão responder de acordo com o seu conhecimento ou imaginação. Depois prazo fixado, pedir a cada dupla que explique para o resto da turma as respostas escritas. Ver anexo 1.
c) Fixação e/ou avaliação: esclarecer e complementar as respostas dadas pelas criancas com base nos textos das obras básicas.
d) Material didático: folhas sulfite, lápis e borracha.

Anexo1 – perguntas
- Formação dos mundos
1. O Universo pode ser obra do acaso? (pergunta 37)
2. Como os mundos são feitos? (pergunta 39)
3. Um mundo completamente formado pode desaparecer e a sua matéria se espalhar pelo espaço? (pergunta 41)

- Formação dos seres vivos
4. Os seres vivos, como plantas e animais, já estavam na época da formação do planeta Terra ou vieram para cá depois? (pergunta 44)
5. E os seres humanos? (pergunta 47)

- Povoamento da Terra. Adão
6. A espécia humana começou por um único homem? (pergunta 50)

- Diversidade das raças humanas
7. O homem surgiu em muitos pontos do planeta ou somente num lugar e depois se espalhou? (pergunta 53)
8. Como explicar as diferentes raças que existem? Ex.: negros, brancos (caucasianos), amarelos (chineses) e vermelhos (índios)? (pergunta 52)
9. O progresso dos povos da Terra foi igual para todos? (A Gênese, cap. XI)

- Pluralidade dos mundos
10. Todos os mundos que existem no Universo são habitados? (pergunta 55)
11. A constituição física dos diferentes mundos é a mesma para todos? E para os seres vivos que habitam esses planetas? (perguntas 56 e 57)
12. Os planetas mais afastados do Sol não terão vida mais avançada por falta de luz e calor? (pergunta 58)

Nenhum comentário:

Postar um comentário