Pré- Mocidade – 27/Fev/2009
Tema: Apresentação, Expectativas, Compromissos
Objetivos:
possibilitar a apresentação dos jovens da pré-mocidade;
verificar as expectativas de cada jovem com relação à evangelização em 2009;
estabelecer os compromissos do grupo com o trabalho.
Desenvolvimento:
1.Propor a dinâmica da bola para apresentação dos jovens: quem receber a bola deve se apresentar em 15 segundos, dizendo no mínimo nome / idade / escola e série / hobby. Depois jogar a bola a outro jovem para sua apresentação. O evangelizador também deve se apresentar nesse jogo.
2.Propor outra dinâmica, para fixação dos nomes de cada jovem: “Apresentação”: Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
3.Propor a dinâmica “A Viagem”, para levantamento das expectativas individuais com relação à evangelização no ano de 2009:
Objetivo.
Levantar as expectativas do grupo em relação ao curso.
Material Utilizado:
Painel com paisagem do mar, barcos de cartolina, lápis hidrocor e fita adesiva.
Procedimentos:
1. O facilitador afixa na parede da sala um painel com a paisagem do mar.
2. Estimula-se os participantes a imaginarem uma viagem marítima.
3. Distribui-se um barco de cartolina para cada componente.
4. Solicita que cada um escreva no barco o que espera alcançar durante a viagem, ou seja, suas expectativas em relação ao curso.
5. Orienta-se que o barco deve ser afixado no painel que tem a paisagem do mar.
6. Abre espaço para os participantes expressarem suas expectativas.
4.Apresentar em cartolina, os objetivos da evangelização, segundo Currículo para Evangelização, da FEP. Fazer as correções em relação às expectativas dos jovens, se for necessário.
5.Propor um “Contrato de Convivência” para o grupo:
Objetivo:
Levantar normas e regras consideradas necessárias a boa convivência do grupo.
Material Utilizado: Círculos coloridos de cartolina e canetas pilot.
Procedimentos:
1. O facilitador solicita que cada participante anote em círculo colorido o que - segundo a sua concepção - deve e o que não deve ocorrer no grupo.
2. Cada jovem deve apresentar sua lista para o grupão.
3.O facilitador deve levantar os itens comuns ao grupão, e afixá-los na parede.
6.Prece final.
Avaliação:
Boa a participação das 4 meninas que compõem o grupo.
Como a dinâmica da história com o nome delas foi muito rápida e sem criatividade, propus a criação de uma história única, a partir do relato sequencial de cada jovem, sendo que cada relato deveria começar com uma letra do alfabeto, sequencia da letra do relato anterior.
Ex.:1. Antonia foi ao parque... 2. “Bom dia!”, ela falou ao encontrar um amigo pedalando sua bicicleta na rua... 3. Carlinhos levou um susto, pois não tinha visto a Antonia na calçada.... e assim vai, até chegar a letra Z.
Essa, elas gostaram e no final da aula, até pediram que fizéssemos novamente. Deixei para uma outra ocasião.
A dinâmica das expectativas foi boa, e os barcos ficaram colados na sala.
O contrato de convivência, foi feito de forma oral, e eu anotei os pontos levantados por elas. Vou transcrever para uma cartolina e levar na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário