domingo, 15 de março de 2020

O poder da oração


Casa Espírita Missionários da Luz – Juventude – 13/03/2020

Tema: O poder da oração - ferramenta para tomar contato com Deus.

Objetivos:
Conceituar prece à luz da Doutrina Espírita;
Reconhecer na prece o intercâmbio com o mundo espiritual superior, e como instrumento de paz e harmonia para o Espírito;
Identificar na meditação uma ferramenta para entrar em contato com o PE Superior;
Exercitar relaxamento e prece.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos –3ª parte, Cap. II – Da Lei de Adoração
Ev.Seg.Espiritismo, Cap. XXVII – Pedi e Obtereis

Material: música suave, um exemplar do Evangelho Seg.Espiritismo.

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade, na sequência pedir que um dos jovens fala a prece Inicial.

2.            Introduzir o tópico da noite: prece. Jesus orava com bastante frequência; se isolava em algum local, e ficava em oração.

O que é a prece do ponto de vista da DE?  Deixar que respondam e depois pedir que um dos jovens leia o trecho do Evangelho:
Evangelho, cap. XXVII, item 9: Ação da prece. Transmissão do pensamento
“A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos.”

- Esclarecer com eles as informações trazidas nesse trecho de Kardec.
Quem sabe o que é invocar? E evocar? Qual a diferença entre esses 2 verbos?

invocar - verbo transitivo direto:
- chamar em auxílio, pedir a proteção de (falando ger. de seres ou forças divinas, sobrenaturais); suplicar.

evocar - verbo transitivo direto:
- chamar (algo, ger. sobrenatural), fazendo com que apareça.

3.            Vamos fazer um exercício de visualização, como já fizemos antes, porém agora, com o foco em nos conectarmos com alguém que vocês conhecem:

Colocar uma música suave e conduzir um relaxamento e respiração profunda com a turma.
Pedir que mentalizem uma pessoa que eles gostam muito, que percebem em si mesmos, um sentimento de carinho, de amor para essa pessoa. Revejam mentalmente o rosto dessa pessoa; como é a expressão usual de seu rosto; como é seu sorriso; o que mais gostam nessa pessoa. Irradiem para essa pessoa, vibrações de carinho, de paz.
(observar a expressão dos jovens durante essa mentalização).

Depois, pedir que conversem, dois a dois: como foi fazer essa mentalização? O que sentiram? Conseguiram se conectar pelo pensamento com essa pessoa?

Após 2 minutos, perguntar se alguém quer compartilhar o que conversaram nas duplas.
- Se ninguém comentar, perguntar como se sentiram após esse pensamento de amor, de carinho para essa pessoa que amam.

4.            Perguntar porque nem sempre conseguimos, de fato, nos conectarmos pelo pensamento com alguém?
Existem condições para que isso aconteça?  Quais?
- deixar que respondam e depois pedir a um jovem que leia o trecho do evangelho, cap. XXVII, item 1.
“Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa.” (Jesus)

- o que Jesus quis dizer com isso?  Só podemos orar em nosso quarto? Não!!! O que é ‘o quarto’ então? Como ‘fechamos’ a porte desse nosso ‘quarto’?

Deixar que respondam e depois pedir a outro jovem que leia o trecho do evangelho, cap. XXVII, item 15.
Está no pensamento o poder da prece, que por nada depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento em que seja feita. Pode-se, portanto, orar em toda parte e a qualquer hora, a sós ou em comum. A influência do lugar ou do tempo só se faz sentir nas circunstâncias que favoreçam o recolhimento.”

Kardec no Item 4 do Evangelho cap. XXVII, resumiu as condições para a prece:
-  Não nos colocarmos em evidência; mas sim, orarmos em secreto;
-  Não fazer preces enormes, pois não é pela multiplicidade das palavras que seremos escutados, mas pela sinceridade das palavras, pelos nossos sentimentos;
-  Outro ponto importante: antes de orar, se tivermos qualquer coisa contra alguém, buscar perdoar essa pessoa, pois ela também é filha de Deus;
- Sermos humildes. Examinarmos os nossos defeitos, e não as nossas qualidades.

- Qdo Jesus perguntou ao cego de Jericó: ‘que queres que eu faça?’, Jesus possibilitava que o doente pensasse em qual era de fato o seu desejo. A prece, também é uma oportunidade de pensarmos em nossos reais desejos, nossas reais intenções. É um momento em que olhamos para dentro de nós mesmos!


5.    Uma última reflexão sobre a prece: Pra quê serve? A prece resolve os nossos problemas?

Deixar que respondam e depois pedir a outro jovem que leia o trecho do evangelho, cap. XXVII, item 11:
 “Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe ideias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas.”

6.    Quem lembra uma situação de susto, medo, preocupação, e se lembrou da prece, orou e se sentiu melhor?

7.    Fixação do conteúdo - Propor um exercício de concentração e prece:
- reduzir a luz e colocar uma música suave;
- levá-los a um relaxamento físico, se colocando em posição confortável, e liberando os músculos da face, pescoço, ombros, braços e pernas;
- concentrar a atenção na respiração: inspirar profundamente e de forma lenta; reter o ar alguns segundos e expirar também de forma lenta. Reparar nos movimentos do corpo enquanto respira; manter a atenção na respiração. (fazer essas inspirações/expirações por 5 vezes);
- mantendo esse movimento respiratório visualizar o rosto de Jesus. Observe a doçura de seu olhar; se deixe envolver pelo olhar de Jesus; sinta a vibração de paz de Jesus, envolvendo todo o seu ser.
- Envolvido assim pelas vibrações de Jesus, coloque a Ele uma preocupação sua nesse momento de vida em que você se encontra; fale dessa sua preocupação, e peça que Ele o ajude a resolver esse problema em paz e serenidade.
- Volte a se concentrar em sua respiração; inspire uma vez mais, bem profundamente e solte o ar bem devagar.
- Quando sentir vontade, abra os olhos.

Perguntar ao grupo como foi esse momento de relaxamento, concentração e prece. Deixar livre para a participação ou não.

Depois conversar com a turma que quem teve dificuldade de concentração e oração, provavelmente é por quê precisa exercitar; quanto mais exercitamos aquietar a mente em momentos de meditação, mas fácil será nossa conexão com Deus.


8.            Encerrar com uma prece de agradecimento e passes.

Avaliação:
Aula para 12 jovens, com participação. Não fiz a leitura no livro; coloquei uma das frases na parede e fizemos roda de conversa. Só fiz a visualização da fixação do conteúdo. De modo geral, poucos oram. Começam a orar de noite e dormem no meio. Sabem a importância de orar e a utilidade da oração para quem ora. Nem todos conseguiram fazer a visualização. Fechamos com a proposta de todos os dias, até o próximo encontro, fazerem uns minutos de visualização até um local específico que cada um já criou  para si (nas visualizações anteriores que já fizemos).


Anexos:

Evangelho, cap. XXVII, item 10 Ação da prece. Transmissão do pensamento
“O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento,”
“Para apreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.”

“A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.”


Não cuideis de pedir muito nas vossas preces, (...), porque vosso Pai sabe do que é que tendes necessidade, antes que lho peçais. (Mt 6, 5:8)

Quando vos aprestardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoe os vossos pecados. (Mc 11,25:26)



Nenhum comentário:

Postar um comentário