terça-feira, 25 de junho de 2019

Saúde e Doença


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade > 13 anos – 20/06/2019

Tema: Saúde e Doença

Objetivos:
Refletir sobre a ação mental do Espírito sobre as células do corpo;
Identificar a força do pensamento no binômio saúde-doença.

Bibliografia:
A  Gênese, Cap. XIV, itens 18 à 21;
Pensamento e Vida, Emmanuel/Chico Xavier, Caps. 14 ‘Corpo’ e  15 ‘Saúde’;
Evolução em Dois Mundos, André Luiz/Chico Xavier, Cap. 5 ‘Células e corpo espiritual’

Conteúdo Básico:
Com o transcurso dos evos, surpreendemos as células como princípios inteligentes de feição rudimentar, a serviço do princípio inteligente em estágio mais nobre nos animais superiores e nas criaturas humanas, renovando-se continuamente, no corpo físico e no corpo espiritual, em modulações vibratórias diversas, conforme a situação da inteligência que as senhoreia, depois do berço ou depois do túmulo. (E2M, Cap. 5)
Temo-las desse modo – repetimos –, por microscópicos motores elétricos, com vida própria, subordinando-se às determinações do ser que as aglutina e que lhes imprime a fixação ou a mobilidade indispensáveis às funções que devam exercer no mar  interior do mundo orgânico. (E2M, Cap.5)

Material: peças de LEGO; livros: Evolução em Dois Mundos, e Pensamento e Vida.

Desenvolvimento:
1.      Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e prece inicial

2.      Motivação:
Pedir que sentem em volta de uma mesa e dar a cada jovem, um conjunto de algumas peças de LEGO. Pedir que construam um boneco com as peças recebidas.

Depois perguntar pq os bonecos são diferentes entre si.
           - Pq as peças que cada um recebeu são diferentes, e tb pq cada um fez do modo que achou melhor, ou conseguiu!

3.       Desenvolvimento:
Dar os parabéns pelos bonecos construídos e falar que nosso corpo tb é feito assim! J Cada um tem ‘peças’ diferentes, e reúne essas peças de acordo com as possibilidades de cada um.

Assim é no processo da reencarnação! Podemos dizer, nessa analogia, que as peças são as nossas virtudes ou defeitos que trazemos conosco, em nosso SER, e que repercutem na construção, da organização de nosso corpo.

André Luiz em Evolução em Dois Mundos, diz que nossas células são pequenos seres vivos, que estão em nosso corpo, sob comando do Espírito!
Ler o trecho:
Animálculos infinitesimais, que se revelam domesticados e ordeiros na colmeia orgânica, assumem formas diferentes, segundo a posição dos indivíduos e a natureza dos tecidos em que se agrupam, obedecendo ao pensamento simples ou complexo que lhes comanda a existência.

Dispostas na construção da forma em processo idêntico ao da superposição dos tijolos numa obra de alvenaria, as células são compelidas à disciplina, perante a ideia orientadora que as associa e governa, quanto os tijolos vulgares são constrangidos à submissão ante as linhas traçadas pelo arquiteto que lhes aproveita o concurso na concretização de projeto específico. (E2M, Cap. 5)

- Vocês já pensaram nas células do corpo como pequenos seres vivos, prestando um serviço a cada um de nós, Espíritos encarnados?

Ele continua dizendo que a ciência consegue manter as células vivas fora do corpo:

Perfeitamente compreensíveis, nessa base, os estudos científicos que reconhecem os agrupamentos colaboracionistas das células especializadas, através da cultura artificial dos tecidos orgânicos, em que um fragmento qualquer desses mesmos tecidos, seja da epiderme ou do cérebro, permanece vivo, por muito tempo, quando mergulhado em soro que, cuidadosamente imunizado e mantido na temperatura correspondente à do corpo físico, acusa uma vida intensa. Decorridas algumas horas, os produtos de excreta intoxicam o soro, impedindo o desenvolvimento celular; mas, se o líquido for renovado, continuam as células a crescer no mesmo ritmo de movimento e expansão que lhes marca a atividade no edifício corpóreo. (E2M, Cap. 5)

- Porém, elas mudam em laboratório, pois não tem mais o comando da mente:

Todavia, fora do governo mental que as dirigia, não se revelam iguais às suas irmãs em função orgânica. (E2M, Cap. 5)

Todas as que se ausentam do conjunto estrutural do tecido inclinam-se para a apresentação morfológica da ameba, segundo observações cientificamente provadas. (E2M, Cap. 5)

Isso ocorre porque as células, quando ajustadas ao ambiente orgânico, demonstram o comportamento natural do operário mobilizado em serviço, sob as ordens da Inteligência, comunicando-se umas com as outras sob o influxo espiritual que lhes mantém a coesão, e procedem no soro quais amebas em liberdade para satisfazer aos próprios impulsos. (E2M, Cap. 5)

- Esse texto é de Uberaba/MG, 29/1/58, psicografia pelo Chico Xavier.

            É como se nós tivéssemos um conjunto de pequenos animais em casa, que criamos para nos atender em determinados serviços.

            O que acontece quando deixamos de alimentar nossos animais ou damos alimentação incorreta?  à bagunça, confusão, desordem!

Discussão 2-a-2:  (de 2 a 5 min)
Perg1.Sendo nosso corpo formado por células, que são organismos vivos individualizados, o que acontece em nosso corpo, qdo alimentamos mal nossas células?
Perg.2. Como alimentar nossas células? Quais são seus alimentos?

Ouvir as respostas das duplas, e complementar se necessário:
- as células passam a funcionar de forma irregular, podendo gerar doenças, distúrbios orgânicos;
- além dos alimentos nutritivos que nosso corpo necessita, nossos sentimentos e nossos pensamentos também impactam diretamente o funcionamento das células/tecidos/órgãos!

Emmanuel, no livro Pensamento e Vida, nos traz informações com relação à nossa saúde (Cap. 15) (ler explicando):

“A falta cometida opera em nossa mente um estado de perturbação, ao qual não se reúnem simplesmente as forças desvairadas de nosso arrependimento, mas também as ondas de pesar e acusação da vítima e de quantos se lhe associam ao sentimento, instaurando desarmonias de vastas proporções nos centros da alma, a percutirem sobre a nossa própria instrumentação.”
àos erros que cometemos, por si só, já desarmonizam a mente àimpacto nas nossas células
àas vibrações dos pensamentos e sentimentos dos que sofreram a ação de nossa falta, também afetam a nossa mente, aumento sua perturbação! àmais impacto nas células

Emmanuel dá exemplos:

“A cólera e o desespero, a crueldade e a intemperança criam zonas mórbidas de natureza particular no cosmo orgânico, impondo às células a distonia pela qual se anulam quase todos os recursos de defesa, abrindo-se leira fértil à cultura de micróbios patogênicos nos órgãos menos habilitados à resistência.”
- aí a gente diz: estou com minha imunidade baixa! E sou eu mesma que anulei a minha imunidade!

“Nossas emoções doentias mais profundas, quaisquer que sejam, geram estados enfermiços.”
“Os reflexos dos sentimentos menos dignos que alimentamos voltam-se sobre nós mesmos, depois de convertidos em ondas mentais, tumultuando o serviço das células nervosas
- é lógico que não é uma emoção que gera doença! É a persistência num determinado estado emocional, num determinado tipo de sentimento.
O que diz o ditado popular? Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura! É a manutenção de uma onde mental, que desarticula nossas células!

“Acentue-se, ainda, que esses reflexos menos felizes, em se derramando sobre o córtex encefálico, produzem alucinações que podem variar da fobia oculta à loucura manifesta, pelas quais os reflexos daqueles companheiros encarnados ou desencarnados, que se nos conjugam ao modo de proceder e de ser, nos atingem com sugestões destruidoras, diretas ou indiretas, conduzindo-nos a deploráveis fenômenos de alienação mental, na obsessão comum, ainda mesmo quando no jogo das aparências possamos aparecer como pessoas espiritualmente sadias.”
- Vocês sabiam disso? Podemos ter transtornos mentais também pelo reflexo dos pensamentos de outras pessoas, encarnadas ou não!
-Como essas influenciações acontecem no campo mental,mesmo que pareçamos sadios, mentalmente o transtorno vai se instalando!

Emmanuel encerra dizendo:
“Não nos esqueçamos, assim, de que apenas o sentimento reto pode esboçar o reto pensamento, sem os quais a alma adoece pela carência de equilíbrio interior, imprimindo no aparelho somático os desvarios e as perturbações que lhe são consequentes.”
- sentimento reto gera o pensamento reto e mantém a saúde!

Toda doença que temos hoje, é derivada de nossos sentimentos e pensamentos deturpados?
- Não! Existem questões que já trazemos de vidas anteriores, de nossos desvios nas ações passadas!
- Para não piorar a situação, gerando mais transtornos, precisamos estar atentos!
            -Vigiar e Orar! Não foi isso que Jesus nos recomendou? Vigiar nossos sentimentos, nossos pensamentos, e orar para termos forças e resistirmos ao mal, aos vícios que trazemos em nós!

E as doenças, distúrbios que trazemos, é possível reduzir, atenuar?
-Sim!!! Emmanuel também nos traz essa informação no cap.14 onde trata o corpo:

A prática do bem, simples e infatigável pode modificar a rota do destino, de vez que o pensamento claro e correto, com ação edificante, interfere nas funções celulares, tanto quanto nos eventos humanos, atraindo em nosso favor, por nosso reflexo melhorado e mais nobre, amparo, luz e apoio, segundo a lei do auxílio.”
- pensamento correto + ação no BEM modificam, atenuam nossas dívidas!

4.      Fixação de conteúdo

Um minuto de reflexão: predominantemente, como andam meus pensamentos? Meus sentimentos? Estou cuidando de minha saúde mental e física?


5.      Exercícios de respiração profunda e prece final.

Avaliação:

Aula para 10 jovens. Não teve energia na aula, pouca participação. Não deu liga a ideia das peças do LEGO com as qualidades dos fluidos de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário