domingo, 4 de março de 2018

Providência Divina


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 02/03/2018

Tema: Providência Divina: Olhai os Lírios no Campo

Objetivos:
Conceituar Providência Divina;
Explicar como se realiza a ação providencial de Deus sobre todas as Criaturas.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos – CAPÍTULO II, perg. 704; 4a parte, pergs 963 e 964;
E.S.E., Cap. XXV
A Gênese – Cap. II, itens 20 a 30
Trecho de palestra do Haroldo Dutra Dias: - Intervenção Divina (6min30s)
https://www.youtube.com/watch?v=LI1Vtgs1Tpk

Material: notebook e pendrive com o mp4 do vídeo a ser exibido; frases em pedaços de papel

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade
2.            Diminuir a luz, colocar uma música suave e conduzir um relaxamento com respiração profunda por uns 2 minutos. Depois fazer a Prece Inicial

3.            Motivação Inicial:
Passar o vídeo de trecho de uma palestra do Haroldo Dutra, sobre a intervenção divina em nossas vidas: a providência divina em ação.

4.            Vamos conversar 2 a 2, para trocarem impressões de situações em que algo não saiu como vocês queriam, mas deu certo no final!

5.            Pedir que as duplas compartilhem a troca das experiências.

6.            Entregar a frase em pedaço de papel a um jovem para que leia:

“Não seria possível que Deus criasse para o homem a necessidade de viver sem lhe dar os meios de consegui-lo. Se ele não os encontra, é que não os compreende.” (L.E., Questão 704)

èO que entendem dessa afirmativa? Como podemos compreendê-la na ótica da providência divina? 
- Existe uma ordem, a lei divina que rege todas as coisas relacionadas com nossas necessidades evolutivas.

7.            Entregar a frase em outro pedaço de papel a outro jovem:
“A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim, nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus”. (L.E., Questão 13).
è o que entendem por essa afirmativa? ==> deixar que se expressem


O que seria afinal, a providência divina?  (Entregar a outro jovem para ler a resposta)
A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas. É nisto que consiste a ação providencial. (...)” (Kardec, A Gênese, Cap II, item 20)

8.            Conclusão: Distribuir o trecho de Jesus abaixo, em tiras, para que sejam lidas pelos jovens. (Entregar o papel a cada um, somente na hora de ser lida, para que não fiquem lendo seus papéis e percam as reflexões das frases anteriores)


            “OBSERVAI OS PÁSSAROS DO CÉU...” (Mt., 6:19-21 e 25-34,  E.S.E., Cap. XXV)

“Não ajunteis tesouros na Terra, onde a ferrugem a os vermes os corroem, onde os ladrões os desenterram e roubam; mas formai tesouros no céu, onde nem a ferrugem, nem os vermes os corroem; porque onde está o vosso tesouro, aí também está o vosso coração.
Por isso eu vos digo: Não vos inquieteis por saber onde achareis do que comer para o sustento da vossa vida, nem de onde tirareis roupa para cobrir o vosso corpo; a vida não é mais que o alimento, e o corpo mais do que a roupa?
Observai os pássaros do céu: eles não semeiam e não colhem, e não amontoam nada nos celeiros, mas vosso Pai celestial os alimenta; não sois muito mais do que eles? E quem é, dentre vós, aquele que pode, com todos os seus cuidados, aumentar à sua estatura a altura de um côvado?
Por que também vos inquietais pela roupa? Observai como crescem os lírios dos campos; eles não trabalham e não fiam; e, entretanto, eu vos declaro que Salomão, mesmo em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Se, pois, Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, que hoje existe e que amanhã será lançada no fogo, quanto mais cuidado terá em vos vestir, oh, homens de pouca fé!
Não vos inquieteis, pois, dizendo: “Que comeremos, ou que beberemos, ou de que nos vestiremos?”, como fazem os pagãos, que procuram todas essas coisas; porque vosso Pai sabe que delas tendes necessidade.
Procurai, pois, primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Por isso, não estejais inquietos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. A cada dia basta o seu mal.”

9.            Colocar uma música suave, reduzir a luz, e fazer com a turma um exercício de relaxamento dos músculos, concentração na respiração, visualização de uma luz suave envolvendo o jovem, e encerrar com uma prece de agradecimento pela solicitude de Deus para com todos nós.

Avaliação:

Aula para 12 jovens. Não foi possível passar o vídeo pois o notebook ficou sem som. Então falei da experiência relatada pelo Haroldo e passei para a atividade das frases em tiras de papel.
Fiz o exercício de respiração no início e no fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário