segunda-feira, 26 de março de 2018

As Obras Básicas


Casa Espírita Missionários da Luz
Mocidade - a partir dos 13 anos             23/03/2017

Tema:   As Obras Básicas                                           Evangelizadora: Lilia
                      
Objetivos:
Conhecer as obras básicas da Codificação Espírita e sua utilidade em nosso cotidiano.

Bibliografia:
- Evang. Cap XVII,  ‘Sede Perfeitos’, item 4 ‘Os Bons Espíritas’; Cap  XIV, item 9 ‘A Ingratidão e os Laços de Família’;
- O Céu e o Inferno, 2ªparte, LEMAIRE  (Criminoso Arrependido), JACQUES LATOUR  (Criminoso Arrependido);
- A Gênese, Cap. XI ‘Teoria da presciência’, itens 2 à 4; item 7; cap. XIV, itens 46, 47,48 OBSESSÕES E POSSESSÕES’;
- LE, pergs perg 479 (obsessão), 868 e 870 ‘CONHECIMENTO DO FUTURO
- LM, item 289 ‘PERGUNTAS SOBRE O FUTURO’; itens 240, 243 item 8º, 245, 251, 254 (pergs 5ª, 6ª);
Material: Exemplares dos 5 livros da codificação.  (levar 2 conjuntos: um para leitura pela turma e outro para o evangelizador).

1.    Dar as boas vindas ao grupo, e ver as novidades da semana.
Exercício de respiração e prece inicial.

2.    Falar com o grupo que nosso objetivo hoje é relembrar quais são as obras básicas da Codificação Espírita e perceber como essas obras podem nos auxiliar em nossas vidas.

3.    Perguntar quem sabe dizer quais são as obras básicas da DE? (ir escrevendo no quadro)
Colocar na mesa, no meio da sala, exemplares dos livros da codificação espírita.

4.    Apresentar a seguinte situação: Numa família havia 3 filhos ainda crianças. O mais velho e o caçula eram crianças fáceis de lidar, acatavam as orientações dos pais e professores, eram educados com as pessoas. Tinham as suas traquinagens normais da infância, mas os pais não encontravam problemas na educação desses filhos.
Já o filho do meio, era uma dificuldade só. A família, a escola, todos tinham dificuldade em lidar com ele. Quando se conversava a sós com ele, ele parecia atender, era dócil, mas assim que se via sozinho de novo, ninguém aguentava a agitação, a conduta, as posturas da criança. Fazia muita coisa errada, quebrava coisas, aprontava na escola dando muito trabalho aos professores. Muitas vezes não fazia as tarefas escolares o que dificultava seu processo de aprendizagem na escola.
Os pais levavam na evangelização espírita, e lá também, a criança era um tumulto na turminha.

èOnde na DE podemos achar orientação na educação desse filho rebelde?
                  èdeixar que discutam e pedir que alguns dos jovens leiam os trechos abaixo e procurar identificar qual relação poderiam fazer com o texto lido e o caso em estudo.

      Evang. Cap XVII,  ‘Sede Perfeitos’, item 4 ‘Os Bons Espíritas’:

Muitos, entretanto, dos que acreditam nos fatos das manifestações não lhes apreendem as consequências, nem o alcance moral, ou, se os apreendem, não os aplicam a si mesmos. A que atribuir isso?  (2.parágrafo)

Será então necessária, para compreendê-la, uma inteligência fora do comum? Não, tanto que há homens de notória capacidade que não a compreendem, ao passo que inteligências vulgares, moços mesmo, apenas saídos da adolescência, lhes apreendem, com admirável precisão, os mais delicados matizes. Provém isso de que a parte por assim dizer material da ciência somente requer olhos que observem, enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, a que se pode chamar maturidade do senso moral, maturidade que independe da idade e do grau de instrução, porque é peculiar ao desenvolvimento, em sentido especial, do Espírito encarnado. (3.parágrafo)

Nalguns, ainda muito tenazes são os laços da matéria para permitirem que o Espírito se desprenda das coisas da Terra; a névoa que os envolve tira-lhes a visão do infinito, donde resulta não romperem facilmente com os seus pendores, nem com seus hábitos, não percebendo haja qualquer coisa melhor do que aquilo de que são dotados. Têm a crença nos Espíritos como um simples fato, mas que nada ou bem pouco lhes modifica as tendências instintivas. Numa palavra: não divisam mais do que um raio de luz, insuficiente a guiá-los e a lhes facultar uma vigorosa aspiração, capaz de lhes sobrepujar as inclinações.  (4.parágrafo)
èconcluímos que nem todos os Espíritos tem a mesma capacidade de perceber todas as coisas, principalmente as de ordem moral. É preciso aceitar o filho que Deus lhes deu, auxiliando-o a vencer na presente encarnação.


Evang. Cap  XIV, item 9 ‘A Ingratidão e os Laços de Família’

“Ó espíritas! Compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro.”  (5.parágrafo)

“Mães! Abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei convosco mesmas: Um de nós dois é culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos divinos que Deus conjugou à maternidade, ensinando aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, amar e bendizer.”   ¨6.parágrafo)
            èaqui também vemos a importância de evangelizar a criança, e a orientação  para amar o filho com dificuldades para auxiliá-lo em seu progresso moral.

O Céu e o Inferno, 2ªparte,
LEMAIRE  (Criminoso Arrependido)
Condenado à pena última pelo júri de Aisne, e executado a 31 de dezembro de 1857. Evocado em 29 de janeiro de 1858.

14. O pendor para o mal estava na vossa natureza, ou fostes ainda influenciado pelo meio em que vivestes? — R. Sendo eu um Espírito inferior, a tendência para o mal estava na minha própria natureza. Quis elevar-me rapidamente, mas pedi mais do que comportavam as minhas forças. Acreditando-me forte, escolhi uma rude prova e acabei por ceder às tentações do mal.

15. Se tivésseis recebido sãos princípios de educação, ter-vos-íeis desviado da senda criminosa?
— R. Sim, mas eu havia escolhido a condição do nascimento.
— P. Acaso não vos poderíeis ter feito homem de bem?
— R. Um homem fraco é incapaz, tanto para o bem como para o mal. Poderia, talvez, corrigir na vida o mal inerente à minha natureza, mas nunca me elevar à prática do bem.

èaqui vemos que a natureza não dá saltos. São lentos os passos que levam ao progresso. É preciso valorizar cada vitória.

O Céu e o Inferno, 2ªparte,
JACQUES LATOUR  (Criminoso Arrependido)
O pensamento se me volve então para a última existência e vejo as faltas que teria conjurado se soubesse orar. Hoje compreendo a eficácia da prece; compreendo o valor dessas mulheres honestas e piedosas, fracas pela carne, porém fortes pela fé; compreendo, enfim, esse mistério ignorado pelos supostos sábios da Terra. Preces! Palavra que por si só provoca o riso dos espíritos fortes. Aqui os espero no mundo espiritual, e, quando a venda que encobre a verdade se romper para eles, então, a seu nuto se prosternarão aos pés do Eterno a quem desprezaram e serão felizes em se humilhar para que seus pecados e crimes sejam revelados! Hão de compreender então a virtude da prece.
Orar é amar, e amar é orar! E eles amarão o Senhor e lhe dirigirão preces de reconhecimento e de amor, regenerados pelo sofrimento. E, pois que devem sofrer, pedirão como eu peço a força necessária ao sofrimento e à expiação. Em deixando de sofrer, hão de orar ainda para agradecer o perdão merecido por sua submissão e resignação.
èa prece é um recurso poderoso para nos auxiliar nas dificuldades da vida. Importante orar a Deus pelo filho.

5.    Vejamos outra situação: Noutro dia passou na televisão um homem, que se dizia vidente, que previu que um grande tsunami iria atingir a costa nordeste do Brasil.
èOnde na DE podemos achar orientação sobre a questão de previsões?
èdeixar que discutam e pedir que alguns dos jovens leiam os itens abaixo e procurar identificar qual relação poderiam fazer com o texto lido e o caso em estudo. (Para não ficar monótono, pedir que leiam só o início e depois o evangelizador já aborda as questões. O importante é o jovem manusear o livro e achar o item a ser estudado).

A Gênese, Cap. XI ‘Teoria da presciência’, itens 2 à 4; item 7

“7. Muitas vezes, as pessoas dotadas da faculdade de prever, seja no estado de êxtase, seja no de sonambulismo, vêem os acontecimentos como que desenhados num quadro, o que também se poderia explicar pela fotografia do pensamento. Atravessando o pensamento o espaço, como os sons atravessam o ar, um sucesso que esteja no dos Espíritos que trabalham para que ele se dê, ou no dos homens cujos atos devam provocá-lo, pode formar uma imagem para o vidente; mas, como a sua realização pode ser apressada ou retardada por um, concurso de circunstâncias, este último vê o fato, sem poder, todavia, determinar o momento em que se dará. Não raro acontece que aquele pensamento não passa de um projeto, de um desejo, que se não concretizem em realidade, donde os frequentes erros de fato e de data nas previsões.”

LE, perg 868 e 870 ‘CONHECIMENTO DO FUTURO
LM, item 289 ‘PERGUNTAS SOBRE O FUTURO

            èo futuro como sendo a visão mais dilatada de alguém que se encontra em posição mais abrangente, como um homem no alto de uma montanha. O que é futuro para quem está na planície é presente para quem vê do alto. Ou pode ser uma fotografia dos pensamentos de outras mentes.
è como diz o LE, é tb uma oportunidade para o homem de se autoconhecer, ao analisar seus sentimentos perante uma previsão do futuro.
èbuscar videntes para saber sobre o futuro é pedir para se enganado por Espíritos inferiores.

6.    Vejamos mais uma situação: Uma amiga da escola, de 14 anos, ficou maluca de repente. Começou a virar os olhos, a torcer os braços e gritar como uma louca. Quando tem esses acessos, esses surtos, ninguém consegue chegar perto dela. Quando passa, ela fica prostrada, meio abobalhada.
A família levou-a ao psiquiatra. Ela está tomando um monte de remédios e nem está indo a escola.

èOnde na DE podemos achar orientação sobre esse problema psiquiátrico?
            (usar o mesmo procedimento dos 2 itens anteriores)

LM, itens 240, 243 item 8º, 245, 251, 254 – pergs 5ª, 6ª;
LE, perg 479;
A Gênese, cap. XIV, itens 46, 47,48 OBSESSÕES E POSSESSÕES’.
            èa obsessão por subjugação é grave, e além do tratamento psiquiátrico, é preciso o tratamento espiritual.

7.     Conclusão:
As obras básicas contém informações que nos auxiliam em todos os nossos problemas, dúvidas, desafios do cotidiano.
Para sabermos como nos utilizar dessa ferramenta, precisamos desenvolver o hábito de ler, estudar essas obras. Somente assim, ao nos depararmos com uma situação específica em que tenhamos dúvidas, conseguiremos localizar as orientações espíritas para a questão.

8.     Prece final, passes.

9.     Avaliação
Aula para 12 jovens com boa participação..
Não foi analisado o caso 1, somente o 2 e o 3. Houve discussão e alguns jovens pegaram os livros para tentar localizar orientações sobre o assunto. Bastante interesse no assunto sobre o futuro e também sobre obsessão.

10.  Anexos

O Livro dos Espíritos – 1857:
O Livro dos Médiuns – 1861:
O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864:
O Céu e o Inferno - 1865
A Gênese – 1868:
Obras Póstumas – Primeira edição em Paris, em janeiro de 1890.
Revista Espírita – a partir de janeiro 1858.

Nenhum comentário:

Postar um comentário