sábado, 14 de outubro de 2017

Ensinos de Jesus – Eu sou o caminho, a verdade e a vida

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade    > 14 anos       –        13/10/2017
Pré-Mocidade – De 13 à 14 anos

Tema: Ensinos de Jesus – Eu sou o caminho, a verdade e a vida

Objetivos:
Identificar em nós mesmos, o caminho, a verdade e a vida que nos leva à evolução.

Bibliografia:
Quem é o Cristo?, Francisco de Paula Vítor?Raul Teixeira, cap. 22 e 27
Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel/Chico Xavier, Cap. 49, 128, 133 e 176
NT, Jo, 14:6.
https://www.youtube.com/watch?v=p341hH-Sxvs – palestra de Haroldo Dutra Dias

Material: Folhas A4 para todos (2 para cada); lápis de cor, canetinhas coloridas, pranchetas para apoio do papel

 Desenvolvimento:

1.    Prece inicial

2.    Motivação Inicial:
- Entregar uma folha A4 para cada jovem, deixar os lápis de cor e as canetinhas coloridas em cima da mesa e pedir que cada um, em silêncio, desenhe a história de sua vida até o dia de hoje: os fatos mais significativos que representam o que você é hoje, onde você está hoje. (10 min).
- Entregar outra folha A4 para cada um e pedir que agora, desenhem os caminhos que pensam que deverão seguir daqui para a frente; o que conseguem perceber ou desejam que seja assim, para o futuro de cada um; o que for mais significativo. Um exercício de imaginação. (10 min).

- Pedir que um por vez, apresente à turma, as suas histórias: passada e a projetada.

3.    Desenvolvimento do conteúdo:

Nessa dinâmica, cada um de vocês conseguiu representar o caminho de suas vidas até o momento atual, e uma projeção do que esperam que seja o caminho a seguir.
O que passou já é história. Demonstra o caminho que cada um de vocês seguiu. Muitos caminhos podem levar a um mesmo lugar, não é mesmo? Será que o caminho trilhado foi o melhor, o mais seguro, o mais curto até chegar ao momento presente?

E o caminho a ser trilhado? Como saber se as estradas a serem escolhidas serão as mais seguras, as mais curtas?

Eu vou ler um trecho do Evangelho de João, onde Jesus fala dos caminhos. Prestem atenção:

Ler o trecho de João, 14:1-7

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

èO que podemos entender dessa fala de Jesus? (Ouvir as respostas e ir complementando de acordo com as anotações a seguir.)

Eu sou = Jesus tem plena consciência de quem é
O caminho que leva ao Pai; o caminho da Verdade, que nós leva à vida.
Vida = amor, abundância, plenitude, alegria
Jesus não veio para nos salvar. Veio para nos mostrar o caminho!

Haroldo Dias:
Caminho
O caminho é a vida de cada um; é o que você conhece concretizar. Não adianta saber, ter convicções; é preciso caminhar, realizar. O caminho até Deus é retilíneo. Quando nos afastamos das leis de Deus, nosso caminho é cheio de vales e montes; mais difícil; mais longo..
Jesus é o Caminho, o modelo: dá a forma de caminhar, é o nosso guia. Nos leva em mais segurança.

Emmanuel, em CVV: todos estamos em jornada para Deus, mas os caminhos diferem muito...(Cap. 128)

Verdade:
Cap. 8 de João, vv 31 e 32:
31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A Verdade não precisa de defesa; pede apenas testemunhas. Quem estava presente quando a Verdade se revelou. Jesus falou a Nicodemos: vim de Deus, testemunho a verdade e não creditais. A verdade precisa ser testemunhada. Quem testemunha a Verdade, é veículo da Verdade porque torna presente a Verdade que presenciou. Foi isso que Jesus disse: Ele testemunhou a Verdade.
No inicio do cap. 14 do evangelho de João, Jesus já diz que testemunha a verdade de Deus.
Jesus fala aos discípulos que eles já conheciam o caminho; mas a Verdade ainda não; é preciso trilhar o caminho para conhecer a Verdade.
Deus é a Verdade.
O Espiritismo nos guiaria em toda a Verdade; nos guiaria no caminho para chegarmos à Verdade. Todos estamos em jornada para Deus, que é a Verdade. Jesus é um canalizador daquilo que nós damos conta de receber por enqaunto.


Vida

Emmanuel, todos nós existimos mas nem todos vivem, pois viver é perceber a imortalidade.
Se olharmos as 10 últimas reencarnações, muitas são repetições nos erros. Só podemos considerar Vida, aquela que nos elevou de patamar.
Jesus: eu vim para que tenhais Vida, e Vida em abundância. A morte é ser tolhido, perder autonomia, por entravas cármicas. (Quem é o Cristo, Cap 22)


4.    Fixação do Conteúdo:

Como saber se nossos caminhos, se o caminho que decidimos trilhar é o caminho mais curto, mais reto?
      èaquele que está de acordo com os ensinos de Jesus, pois Ele é o nosso Guia, nos mostra o caminho mais seguro, mais curto de chegarmos à Verdade.

5.    Prece final.
6.    Avaliação
Aula para 5 jovens. A atividade da linha do tempo (passado e futuro) foi de 20min, quando interrompi para dar continuidade ao tema. Não foi feita a leitura do trecho do Evangelho. Desenvolvi a temática a partir das linhas de tempo futuro que eles construíram: necessidade de seguirmos o caminho que Jesus no mostrou, que é o mais curto e mais leve, o único que trará de fato, paz, satisfação íntima e harmonia.
Foi muito participativa a discussão. Visão negativa com relação ao futuro pelos mais velhos, e visão imediatista de pequenos prazeres pelos mais jovens.

7.    Anexos


Caminho, Verdade e Vida, Cap. 49, ‘SABER E FAZER’, Emmanuel/Chico Xavier

       “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” — Jesus. (JOÃO, capítulo 13, versículo 17.)

Entre saber e fazer existe singular diferença. Quase todos sabem, poucos fazem. Todas as seitas religiosas, de modo geral, somente ensinam o que constitui o bem. Todas possuem serventuários, crentes e propagandistas, mas os apóstolos de cada uma escasseiam cada vez mais.
Há sempre vozes habilitadas a indicar os caminhos. É a palavra dos que sabem.
Raras criaturas penetram valorosamente a vereda, muita vez em silêncio, abandonadas e incompreendidas. É o esforço supremo dos que fazem.
Jesus compreendeu a indecisão dos filhos da Terra e, transmitindo-lhes a palavra da verdade e da vida, fez a exemplificação máxima, através de sacrifícios culminantes.
A existência de uma teoria elevada envolve a necessidade de experiência e trabalho. Se a ação edificante fosse desnecessária, a mais humilde tese do bem deixaria de existir por inútil.
João assinalou a lição do Mestre com sabedoria. Demonstra o versículo que somente os que concretizam os ensinamentos do Senhor podem ser bem-aventurados. Aí reside, no campo do serviço cristão, a diferença entre a cultura e a prática, entre saber e fazer.



Caminho, Verdade e Vida, Cap. 176 ‘LIÇÃO VIVA’, , Emmanuel/Chico Xavier

       “Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” — (JOÃO, capítulo 6, versículo 60.)

O Cristianismo é a suprema religião da verdade e do amor, convocando corações para a vida mais alta.
Em vista de religião traduzir religamento, é primordial voltarmo-nos para Deus, tornarmos ao campo da Divindade.
Jesus apresentou a sua plataforma de princípios imortais. Rasgou os caminhos. Não enganou a ninguém, relativamente às dificuldades e obstáculos.
É necessário, esclareceu o Senhor, negarmos a vaidade própria, arrependermo-nos de nossos erros e convertermo-nos ao bem.
O evangelista assinalou a observação de muitos dos discípulos: “Duro é este discurso; quem o pode ouvir?”
 Sim, efetivamente é indispensável romper com as alianças da queda e assinar o pacto da redenção.
É imprescindível seguir nos caminhos dAquele que é a luz de nossa vida.
Para isso, as palavras brilhantes e os artifícios intelectuais não bastam. O problema é de “quem pode ouvir” a Divina Mensagem, compreendendo-a com o Cristo e seguindo-lhe os passos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário