sábado, 25 de março de 2017

Obras Básicas

Casa Espírita Missionários da Luz
Mocidade - a partir dos 15 anos           –   17/03/2017

Tema:   As Obras Básicas                                                                         Evangelizadora: Lilia
                      
Objetivos:
Conhecer as obras básicas da Codificação Espírita e a história de suas publicações.

Bibliografia:
- Obras Póstumas – 2a.Parte – “Minha Primeira Iniciação no Espiritismo”, “O Livros dos Espíritos”, “A “Revista Espírita”; “Imitação do Evangelho”; “Minha nova obra sobre a Gênese”; “A Gênese”.
Material: Exemplares dos 5 livros da codificação, 'Obras Póstumas e 'O que é o Espiritismo',  papel e caneta para cada dupla

1.     Dar as boas vindas ao grupo, e ver as novidades da semana.
Prece inicial.

2.    Iniciar perguntando quem sabe onde está escrita a lei de Moisés, a primeira revelação de Deus aos homens?  è No Velho Testamento.
Onde estão escritos os ensinos que Jesus nos trouxe? A Segunda Revelação de Deus aos homens?  è No Novo Testamento, os Evangelhos.
Onde estão escritos os princípios do Espiritismo, a Terceira Revelação de Deus aos homens?  è nas Obras Básicas.

Falar com o grupo que nosso objetivo hoje, é conhecer as obras básicas da Codificação Espírita.
Perguntar quem sabe dizer quais são as obras básicas da DE? (ir escrevendo no quadro)

Colocar na mesa, no meio da sala, exemplares dos livros da codificação espírita.
Pedir que eles formem 5 duplas e que cada dupla escolha umas das obras do DE para saber do que se trata.  (se houver menos de 10 jovens, as duplas deverão pegar mais de um livro para estudar).

Cada dupla deverá folhear o livro, ver o índice, ver o que Kardec colocou na primeira página, como apresentação da obra, e anotar em uma folha, para posterior apresentação ao grupão.

ð  Ajudá-los (a cada dupla) a analisar um livro sem ter que lê-lo, apenas pela página inicial e índice dos assuntos.

3.     Apresentação dos grupos: pedir que cada dupla escreva no quadro: Nome / local e data da publicação. Depois explicar o que a obra contém.

-       Explicar que o LE apresenta o eixo principal e as outras 4 obras são desdobramentos das partes de O LE.

Pedir que a dupla que ficou com o LE dos Espíritos, diga o que contém a 1ª parte do livro. Depois perguntar: quem tem outro livro que desenvolve o tema de Deus, da criação, dos mundos, do espaço, matéria?

èParte 1a – Das Causas Primárias ==> A Gênese (tb Cap. IX, X e XI da Parte 2);

Pedir que a dupla que ficou com o LE dos Espíritos, diga o que contém a 2ª parte do livro. Depois perguntar: quem tem outro livro que desenvolve o tema sobre os Espíritos, suas comunicações conosco?

èParte 2a – Do Mundo Espírita ou dos Espíritos ==> O Livro dos Médiuns (a partir do Cap. VI até o fim);

Pedir que a dupla que ficou com o LE dos Espíritos, diga o que contém a 3ª parte do livro. Depois perguntar: quem tem outro livro que desenvolve as lições de Jesus, o amai-vos uns aos outros?

èParte 3a – Das Leis Morais ==> O Evangelho Segundo o Espiritismo

Pedir que a dupla que ficou com o LE dos Espíritos, diga o que contém a 4ª parte do livro. Depois perguntar: qual livro desenvolve os conceitos de penas/dores e gozos/alegrias aqui e depois da morte?

èParte 4a – Das Esperanças e Consolações ==> O Céu e o Inferno.

Explicar que o LE trata de todos os temas da vida. Alguns conceitos mais modernos não estão nesse livro, mas a base com certeza está.

Por exemplo: o tema Aborto.  Onde está tratado na codificação espírita? Deixar que procurem. (pergs , 334, 339 e 340, 344, 345, 357 à 359; Evang. Cap VIII, item 4, 2º parágrafo) (dependendo do tempo disponível, pedir que leiam direto as perguntas e o trecho do Evangelho, para não se estender muito essa parte)

Falar que depois da morte de Kardec, seus escritos pessoais foram reunidos no livro Obras Póstumas, que é muito interessante pois vemos como Kardec trabalhou, suas dificuldades, as orientações que recebeu.

4.     Voltar ao quadro, onde estarão anotadas as obras e datas, e falar um pouco da história do lançamento de cada uma delas, que está registrada em Obras Póstumas.

Elaboração de o LE: è ler esse trecho, realçando como foi nascendo a ideia de fazer um livro)
Foi nessas reuniões que comecei os meus estudos sérios de Espiritismo, menos, ainda, por meio de revelações, do que de observações.
Compreendi, antes de tudo, a gravidade da exploração que ia empreender; percebi, naqueles fenômenos, a chave do problema tão obscuro e tão controvertido do passado e do futuro da Humanidade, a solução que eu procurara em toda a minha vida.
Estava concluído, em grande parte, o meu trabalho e tinha as proporções de um livro.
Da comparação e da fusão de todas as respostas, coordenadas, classificadas e muitas vezes retocadas no silêncio da meditação, foi que elaborei a primeira edição de O Livro dos Espíritos, entregue à publicidade em 18 de abril de 1857.
(Obras Póstumas, 2a.Parte “A MINHA PRIMEIRA INICIAÇÃO NO ESPIRITISMO”)

Geral:  (ler esse trecho)
“Por muito importante que seja esse primeiro trabalho, ele não é, de certo modo, mais do que uma introdução. Assumirá proporções que longe estás agora de suspeitar.” (Espírito de Verdade, Obras Póstumas, 2ª parte, “O Livros dos Espíritos”).
NOTA — (Escrita em janeiro de 1867) — Na época em que essa comunicação foi dada, eu apenas tinha em vista O Livro dos Espíritos e longe estava, como disse o Espírito, de imaginar as proporções que tomaria o conjunto do trabalho. (Obras Póstumas, 2ª parte, “O Livros dos Espíritos”.)

Decisão de fazer a Revista Espírita:  (ler esse trecho – Obras Póstumas, 2ª parte - A REVISTA ESPÍRITA - 15 de novembro de 1857)

Pergunta — Tenho a intenção de publicar um jornal espírita: julgais que o conseguirei e me aconselhais a fazê-lo?

Resposta — Consegui-lo-ás, com perseverança. A idéia é boa; preciso se faz, porém, deixá-la amadurecer mais.

P. — Eu pretendia publicar um primeiro número como ensaio, a fim de lançar o jornal e marcar data, e continuar mais tarde, se for possível. Que vos parece?
R. — A idéia é boa, mas um só número não bastará; entretanto, é conveniente e mesmo necessário, para abrir caminho. Será preciso que lhe dispenses muito cuidado, a fim de assentares as bases de um bom êxito durável.

NOTA — Apressei-me a redigir o primeiro número e fi-lo circular a 1º de janeiro de 1858, sem haver dito nada a quem quer que fosse. Não tinha um único assinante e nenhum fornecedor de fundos. Publiquei-o correndo eu, exclusivamente, todos os riscos e não tive de que me arrepender, porquanto o resultado ultrapassou a minha expectativa. A partir daquela data, os números se sucederam sem interrupção e, como previa o Espírito, esse jornal se tornou um poderoso auxiliar meu.


Sobre o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo (Obras Póstumas, 2ª parte, IMITAÇÃO DO EVANGELHO - 9 de agosto de 1863)
NOTA — Eu a ninguém dera ciência do assunto do livro em que estava trabalhando.

Pergunta — Que pensais da nova obra em que trabalho neste momento?
Resposta — Esse livro de doutrina terá considerável influência, pois que explanas questões capitais, e não só o mundo religioso encontrará nele as máximas que lhe são necessárias, como também a vida prática das nações haurirá dele instruções excelentes.

P. — Que dirá o clero?
R. — O clero gritará — heresia, porque verá que atacas decisivamente as penas eternas e outros pontos sobre os quais ele baseia a sua influência e o seu crédito. Gritará tanto mais, quanto se sentirá muito mais ferido do que com a publicação de O Livro dos Espíritos, cujos dados principais, a rigor, poderia aceitar. (...)
Aproxima-se a hora em que te será necessário apresentar o Espiritismo qual ele é, mostrando a todos onde se encontra a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo.

Sobre o livro A Gênese (Obras Póstumas, 2ª parte)
MINHA NOVA OBRA SOBRE A GÊNESE - 9 de setembro de 1867 - (Comunicação espontânea)
Primeiro, duas palavras com relação à obra em preparo. Como já o temos dito muitas vezes, urge pô-la em execução sem demora e apressar-lhe quanto possível a publicação.

A Gênese - 22 de fevereiro de 1868 - (sobre a revisão do livro, já editado)
Resposta — É um trabalho sério essa revisão e eu te aconselho que não tardes muito a começá-lo. (...)
Deves, entretanto, contar com um esgotamento rápido dos volumes. Quando nós te dizíamos que esse livro seria um grande êxito entre os que tens tido, referíamo-nos simultaneamente a êxito filosófico e material. Como vês, eram justas as nossas previsões. Importa estejas pronto para qualquer momento; as coisas se passarão com maior rapidez do que supões.


5.     Conclusão:
Além desses 5 livros, que formam a Codificação Espírita, Kardec teve inúmeras outras tarefas como o Codificador:

- 01/01/1858 – Edita a Revista Espírita – por 12 anos – até a sua desencarnação. Essa revista era uma espécie de laboratório de temas. Discutia com os leitores questões que depois entraram nos livros.

- 01/04/1858 – Fundou a 1a. Sociedade Espírita: Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas;
- Jul/1859 – Lançou o livro: O que é o Espiritismo?, para dar um resumo da DE e responder as questões mais comuns (como se fosse um FAQ). Para quem quisesse rapidamente ter noção do que era a DE;

- 15/01/1862 – Lançou um livreto: “O Espiritismo em sua mais Simples Expressão”. Tipo uma cartela resumo, para ficar bem barato e popularizar o ensino.

Também fez diversas viagens para esclarecimento – 1860, 1861, 1862, 1864, 1866 e 1867

6.     Prece final, passes.

7.     Avaliação
Aula para 5 jovens. Cada um ficou com um dos livros da codificação. Fomos somente até o item 3 do planejamento.
Não sabiam das 3 revelações....
Somente um tinha os livros em casa mas não tinha manuseado.
Interessante que uma das jovens tem os livros em PDF no celular e lê de vez em quando!!!

8.     Anexos

O Livro dos Espíritos – 1857:
      Primeira obra da Codificação Kardequiana. Primeira edição em Paris, em 18 de abril de 1857.
      Na introdução Kardec explica a obra, esclarece alguns termos novos, comenta as dificuldades das primeiras comunicações, no que se refere à psicografia, comenta e justifica as críticas lançadas sobre a obra; mas é o capítulo VI, que mais nos chama a atenção, pois é traçado um Resumo da Doutrina dos Espíritos.

 O Livro dos Médiuns – 1861:
      Primeira edição em Paris, em 15 janeiro de 1861.
      O Livro dos Médiuns na página inicial apresenta o subtítulo: “Guia dos Médiuns e dos Evocadores” e resume o seu conteúdo assim: “Ensino especial dos Espíritos sobre a Teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo, constituindo o seguimento de O Livro dos Espíritos.”

 O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864:
      Primeira edição em paris, em abril de 1864.
      3a. Edição em 1866, revista corrigida e modificada por Kardec.
      Traz em sua folha de rosto, a síntese de seu conteúdo que é: “A explicação das máximas do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida”.

O Céu e o Inferno - 1865
      Primeira edição, em Paris, em 01 de Agosto de 1865.
      Tem como subtítulo “A justiça Divina Segundo o Espiritismo”.
Contém, segundo o resumo constante em sua folha de rosto a seguinte menção: “Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e os demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.

 A Gênese – 1868:
      Primeira edição em Paris, em 06 de janeiro de 1868.
      Traz na primeira folha o título completo: “A Gênese, Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”.


 Obras Póstumas – Primeira edição em Paris, em janeiro de 1890.

Nenhum comentário:

Postar um comentário