sábado, 14 de janeiro de 2017

Natal - Nascimento de Jesus





Natal - Nascimento de Jesus

Casa Espírita Missionários da Luz – Ciclo III - 25/11/2016

Música para harmonizar

Prece Inicial

PRIMEIRO MOMENTO:

- Motivação Inicial: Quem faz aniversário neste mês? Estabelecer um diálogo com as crianças sobre aniversário.
Levá-las a falar como foi o último aniversário delas. Se disserem que ganharam presentes de fulano ou beltrano, enfatizar que as pessoas lhes deram presentes porque gostam muito delas; ficamos muito felizes quando as pessoas lembram de nosso aniversário e vão até nossa casa nos abraçar, falar que gostam muito da gente.
Depois que todos falarem perguntar: Estamos em dezembro, o que comemoramos neste mês? O que significa o Natal para vocês? Como se faz essa comemoração? Qual o melhor presente a ser ofertado a Jesus?

SEGUNDO MOMENTO: Contar a história: Antevésperas de Natal.

TERCEIRO MOMENTO:
Quem é o verdadeiro aniversariante na noite de Natal? Jesus.
Vocês conseguem encontrar sinais, algo que lembre o aniversariante, Jesus, nas ruas e lojas?
Perguntar- lhes o que acontece na época do natal. Provavelmente, responderão que as ruas ficam mais iluminadas, as lojas abrem até mais tarde, as pessoas compram, dão e recebem presentes, há reuniões festivas, as pessoas se cumprimentam, abraçam-se, comem bastante e gastam muito dinheiro, o Papai Noel diverte as crianças e entrega presentes.
Mas onde será que está o aniversariante? Pedir que não respondam e continuar... “Agora imaginem a data de seu aniversário, o Pai e a mãe fazem uma festa pra você, mas na festa tem um amigo que todo mundo dá atenção só a ele, e se esquecem de você. Como você se sentiria?” É gente... É o que estamos fazendo com nosso irmão Jesus, estamos esquecendo Ele... Substituindo Ele por presentes, festas e etc.

No coração das pessoas, o que acontece?
* Muitas delas ficam preocupadas com o que vão ganhar ou dar, com o que vão comer e onde poderão festejar.
Existem algumas que não se importam com o natal, achando que é um dia como outro qualquer. Há também aquelas pessoas que procuram fazer alguma coisa para que o natal dos outros seja mais feliz, seja doando coisas, seja fazendo visitas, levando alimentos, carinho e atenção. Em quase todos os corações, desperta o sentimento de fraternidade, um desejo de paz, de auxiliar e amar.

De tudo que acontece no natal, o que é o mais importante?
* Deixar que opinem. Ajudá-los a perceber que a caridade, a amizade, a tolerância, o carinho, o amor, enfim, todos os bons sentimentos próprios da época são muito mais importantes que os presentes e as comidas, por melhores que eles sejam. A comida acaba; os presentes, por mais ricos que sejam um dia acabarão. Já os bons sentimentos podem deixar muita gente a nossa volta e a nós mesmos contentes, além de nos ajudar a sermos pessoas melhores.
O lado comercial do natal é bom para os comerciantes, mas um presente sem carinho não tem grande valor. Vale mais um presente simples com carinho, que um caro dado sem amor.

Qual o significado da troca de presentes no Natal?
No Natal, a troca de presentes simboliza a felicidade das pessoas com a vinda de Jesus, o verdadeiro aniversariante.
E ele, o que será que gostaria de ganhar de nós? Ouvir e comentar respostas. Certamente, o Mestre gostaria de ver um mundo mais fraterno, com pessoas amorosas, pacientes, dispostas a perdoar, humildes, honestas, educadas, desapegadas dos bens que ficam na Terra, sem vícios e responsáveis. É claro que não podemos sozinhos, fazer com que todos desenvolvam essas qualidades, porém temos todas as possibilidades de desenvolvê-las dentro de nós. Se o fizermos, estaremos evoluindo e ajudando outras pessoas no caminho.
Sem dúvida, Cristo gostaria de nascer de novo a cada natal, dentro do coração de cada ser humano. Ele ficará imensamente feliz, no dia em que todos praticarem os seus ensinamentos.

O que é o nascimento de Jesus dentro do nosso coração e como devemos agir para que ele aí nasça?
* Após as respostas, comentar que, se cultivarmos os bons sentimentos e procurarmos a prática de boas ações, não só no natal, mas no ano todo, estaremos deixando que Cristo nasça e viva em nós. O nascimento do Mestre em nosso coração é a prática dos seus ensinamentos, em qualquer situação. Toda vez que abraçamos alguém com carinho, que perdoamos, damos, de coração, algo a alguém, dedicamos nossa atenção a uma pessoa necessitada, tratamos os outros com respeito e praticamos outros atos positivos, estamos espelhando os ensinamentos cristãos.
Jesus vive em cada pessoa que transforma em ações as suas palavras de luz.

Na história, vimos todos reunidos ao redor de uma linda árvore de Natal. Eles se reuniram para decidirem qual presente dar a Jesus.
Quais presentes você ofereceria para Jesus?
QUARTO MOMENTO: Atividade – Se você fosse escrever um bilhetinho para Jesus, o que falaria?
Distribuir folha e pedir que escrevam um bilhete para Jesus como na história contada, e expor no mural.

PRECE FINAL, Passe e Água Fluidificada

Avaliação: Aula para 8 evangelizandos com boa participação e interesse no assunto.



* Fonte: http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2010/12/aula-natal-nascimento-de-jesus.html
              http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2010/12/historia-antevespera-de-natal.html

ANTEVESPÉRAS DE NATAL



A Família de Aline está reunida para resolver um grande problema! Quem dá e quem recebe presentes de natal? Todos devem receber alguma coisa, ninguém pode ficar sem uma lembrança nessa noite!
Palpite vem, palpite vai... e nenhuma conclusão. Nesse momento, Duda tem uma idéia, que ele mesmo classificou de genial:
- Amanhã nos reuniremos à noite e apresentarei uma proposta que considero definitiva. Aguardem.
Todos se perguntaram: Que proposta será essa? Qual será a surpresa de Duda?!
E, assim, no dia seguinte e pontualmente, todos se encontraram no mesmo lugar da véspera. Duda, muito importante, foi logo falando, dirigindo uma pergunta a todos:
- Quem de nós estará de aniversário dia 25? Ninguém respondeu, pois não havia ninguém aniversariando neste dia.
- Então por que vamos dar presentes uns aos outros, se não estamos de aniversário?!
- Ah! Já sei – falou Aline. Acho que é Jesus que está de aniversário, pois ouvi dizer que Ele nasceu no dia de Natal.
- Não é bem assim – respondeu-lhe Duda, muito alegre. O Natal é uma homenagem a Jesus. Ele é o grande homenageado neste dia! Quem deve ganhar presentes é Ele.
Todos, ao mesmo tempo, perguntaram:
- Que vamos dar a Jesus?
Duda, compenetrado, respondeu:
- Aí está minha proposta inovadora. Vamos estudar os principais ensinamentos de Jesus e verificar que presentes podem agradá-lo. A mãe de Aline prontificou-se a repassar alguns dos ensinamentos de Jesus e os meninos imediatamente começaram a preparar os presentes. Como seriam esses presentes?
Na árvore, muito linda, iluminada por luzes coloridas, os meninos começaram a colocar os seus presentes embrulhados em papel e laços de cores variadas.
O de Duda, o primeiro a ser colocado na bela árvore, era um cartão no qual estava escrito: “ Querido Jesus, achei lindas as suas lições: nunca mais terei raiva de ninguém, pois vou perdoar a todos por toda a minha vida”.
Aline, muito emocionada, colocou o seu pacotinho enfeitado com larga fita azul, no qual um cartãozinho, em forma de coração, continha a seguinte mensagem: “Jesus, você é filho de Deus, como eu, por isso somos irmãos. Mas você sabe muito mais do que eu e é também mais bondoso. Então, você é o Irmão Maior e Mestre de todos nós. Parabéns, Jesus”.
Joca não ficou atrás e apressou-se a colocar o seu pacotinho na árvore, cada vez mais iluminada, à medida que a noite avançava. Também o seu presente era uma carta. Longa carta na qual, entre tantas coisas, ele dizia: “Que ensinamentos lindos saem de sua boca, Jesus! Amar o próximo como a nós mesmos. Que bonito! E aquela história do Bom Samaritano, que tanta gente conhece! Não há nada tão lindo. Muito obrigado, Jesus, e feliz aniversário”.
Foi à vez de Dinah colocar o seu presente. Era uma cartinha em papel rosa. “Jesus”, dizia Dinah na cartinha, “como não posso visitá-lo pessoalmente, fui, em seu nome, visitar um idoso e doente. Fiquei muito feliz e, por isso, estou lhe contando este fato.”


Seguiram-se os presentes para Jesus. Todos os participantes da grande festa colocaram as suas lembranças em caixas coloridas, ao mesmo tempo em que ouviam suave melodia, que não se sabia de onde vinha, mas que enchia os seus corações de muita, muita alegria!
Cecília Rocha e Clara Araújo




Nenhum comentário:

Postar um comentário