sábado, 26 de novembro de 2016

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                   13 à 17 anos    25/11/2016

Tema:  Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Objetivos:
Identificar em Jesus, modelo e guia, o caminho seguro para nossa evolução.

Bibliografia:  
Livro dos Espíritos, perg 625
O Evang.Segundo o Espiritismo – Cap.II ‘Meu Reino não é desse mundo’
Quem é o Cristo?, Francisco de Paula Vitor/Chico Xavier, Caps. 19, 21, 22 e 27.

Material:

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:
Estamos nessas últimas semanas, estudando fatos e personagens do tempo em que Jesus esteve entre nós, e dos primeiros anos do cristianismo.

Hoje vamos conversar um pouco sobre Jesus. O que Jesus significa para cada um de nós.

Distribuir pedaços de papel e lápis a cada um para que respondam, individualmente às perguntas:
- Quando conheci Jesus?
- O que significa Jesus em minha vida?

            Depois de 3 minutos, perguntar se alguém gostaria de ler sua resposta para o grupo.
            (o objetivo é fazê-los parar e pensar um pouco sobre Jesus em suas vidas)

2.    Escrever no quadro:
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” Jesus (João, 14:6)

- Precisamos saber do que Jesus está falando... Que caminho é esse? De qual verdade Ele fala?
E a vida? Quê vida?
- Porque Ele diz que Ele é essas três coisas?

3.    Propor uma divisão em 3 grupinhos para discutirem esses três pontos: Caminho, Verdade e Vida

Grupo 1 – Caminho
      - de que caminho Jesus fala?
      - porque Ele diz que é o Caminho?
      - vocês acham que estão no caminho citado por Jesus?

Grupo 2 – Verdade
      - de que verdade Jesus fala?
      - porque Ele diz que é a verdade?
      - vocês conhecem essa verdade citada por Jesus?

Grupo 3 – Vida
      - de que vida Jesus fala?
      - porque Ele diz que é a vida?
      - vocês identificam a vida que levam, com a vida citada por Jesus?

4.    Apresentação dos grupos
Deixar que os grupos apresentem suas ideias, reforçando com as reflexões de Francisco de Paula Vítor, no cap.27 de “Quem é o Cristo?”:

Caminho:
- na vida moderna, nem sempre é fácil escolher o caminho a seguir. Seja no campo político, da profissão, das decisões relativas à família, aos amigos.
A melhor escolha é sempre aquela que está de acordo com os ensinos de Jesus. Por isso, Ele é o caminho.
Na política, por exemplo, a proposta de Jesus é a da justiça plena, sem poluição, para todos, a do respeito recíproco entre os indivíduos:
      - a cada um segundo as suas obras;
      - dai a César o que é de César;
      - amai-vos uns aos outros.
Se pegarmos as orientações de Jesus, e procurarmos aplicá-las antes de decidirmos qual caminho seguir, estaremos no caminho certo. Aquele que nos leva à evolução espiritual.

Verdade:
- são tantas religiões dizendo que tem a verdade com relação às questões de Deus! Mas Jesus se posicionou com relação a esta questão:
“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade”. (Jo, 4:24)
- o importante é a mudança, o amadurecimento de dentro, que leva à mudança no mundo. E não práticas externas, sem entendimento, sem fazer sentido no íntimo da pessoa. Jesus falou que teríamos aflições no mundo, pela fase evolutiva pela qual passamos e afirmou:
“Tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João, 16:33)
Apresentou-nos cada coisa, em nome da verdade: “Em verdade vos digo...”.

Na codificação do Espiritismo, apresentou-se a Kardec, como sendo “Espírito da Verdade”.

Vida:
Todas as lições de Jesus foram lições de vida, de como viver no mundo, sem esquecer que não somos do mundo. Quem tiver a coragem para aplicar o que Ele trouxe à Terra, com certeza viverá fartamente, e em paz:
“Eu vim para que tenhais vida, e vida abundante”. (João,10:10)
Jesus falava da vida verdadeira, a vida daqueles que estão despertos para sua realidade de Espíritos imortais, temporariamente vestindo um corpo de carne.

5.    Conclusão

Fechar com a frase de Francisco de Paula Vitor, no cap. 27 de ‘Quem é o Cristo?’:
“Ele é Aquele que nos aponta o caminho para ser percorrido sob o sol da verdade em prol de melhor qualidade de vida para a alma.”

6.    Passes e prece final.

7.    Avaliação

Aula para 8 jovens (3 novos) com boa participação.
Utilizei diversos ensinos de Jesus para trazer às situações do dia-a-dia, mostrando como é necessário conhecer, estudar os ensinos de Jesus para saber o caminho a seguir com segurança.

8.    Anexos

Jesus, o Mestre, modelo e guia

Evangelho de Mateus:

11:28 - Vinde a mim, todos os que vos achais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

11:29 e 30 - Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas, porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.


Evangelho Segundo João

6:35 - . Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

8:12 - Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

8:31 - Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.

12:47 - Se alguém ouvir minhas palavras e não crer, eu não o julgo, pois, não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

10:9 - Eu sou a porta;

10: 10 - eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

13:13 - Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.

13:15 - Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz assim façais vós também.

14: 1 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

14: 3 - E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

14:6 - Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

14:15 - Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

14.27 - Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz.

15:7 - Se estiverdes em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.

15:10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário