terça-feira, 27 de setembro de 2016

Jesus e a Lei de Amor

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                   13 à 17 anos    23/09/2016

Tema:  Jesus e a Lei de Amor

Objetivos:
Identificar na Lei de Amor a principal característica da revelação divina que Jesus veio trazer a nós; Perceber a encarnação de Jesus como um ato de abnegação e Amor.

Bibliografia:  
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XI, itens 1 e 2, 8 à 10, Cap I. itens 3 e 4
A Caminho da Luz, Caps 1, 12

Material: Evangelho Segundo o Espiritismo, projetor, notebook, tiras de papel e lápis para todos

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:

Projetar o trecho de Emmanuel, em A Caminho da Luz, para a turma:
Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias.
Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos.
A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.
(Cap.1 - A Gênese planetária - A COMUNIDADE DOS ESPÍRITOS PUROS)

- discutir com a turma, as informações que Emmanuel nos traz nesse trecho, logo no início do livro, concluindo da angelitude de Jesus, membro dessa Comunidade que gerencia o nosso sistema solar. Existe todo um planejamento para nosso planeta, para nossa evolução.

- qual será que foi o objetivo da vinda de Jesus até nós, encarnando na Terra?
      è trazer “à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.” . Jesus veio nos trazer a lição do AMOR.

2.    Exposição dialogada

Imaginem vocês, todo o trabalho que foi a encarnação de Jesus em nosso planeta! Quantos séculos de preparação!

- Como era a relação do povo hebreu com Deus até a vinda de Jesus?
      - de acordo com a segunda revelação divina aos homens, a visão dos hebreus era de um Deus de Justiça, que dava ordens (os 10 mandamentos). Eles temiam a Deus.

Como Jesus se referiu a Deus? == > Meu Pai!
- Como Jesus resumiu a lei de Deus?

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. – Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” (S. MATEUS, 22: 34 a 40.)

Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. (Idem, 7:12.)
Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem. (S. LUCAS, 6:31.)

Jesus, um anjo, veio pessoalmente nos trazer e viver a lei de AMOR! Sua vinda, foi um ato de amor por todos nós!

Sendo o AMOR uma lei divina, existe uma centelha de AMOR em todos nós!

“É fato, que já haveis podido comprovar muitas vezes, este: o homem, por mais abjeto, vil e criminoso que seja, vota a um ente ou a um objeto qualquer viva e ardente afeição à prova de tudo quanto tendesse a diminuí-la e que alcança, não raro, sublimes proporções.”
(Evang.Seg.Esp. Cap XI, item 9)

- vocês entenderam essa informação?
      É impossível não amar!!! Quem ainda não desenvolveu esse sentimento, o bruto, exerce o amor às coisas, plantas, animais!
      Quem pode dar alguns exemplos de pessoas que amam coisas, animais, plantas?

Projetar imagens de:
- Hitler e seu amor pelos animais;
- amor pelo carro;
- amor pelas plantas.

- São exemplos da presença dessa centelha divina em cada um de nós!

É fácil seguir a lei de amor?  Não... é muito difícil. Mas é preciso ter a firme decisão de que é por aí o caminho!

Projetar:
“Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformarão, quando observarem os benefícios resultantes da prática deste preceito: Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam; fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que vos esteja ao alcance fazer-lhes. “


3.    Fixação do conteúdo

Propor uma dinâmica: Como despertar o amor em Grupos e Equipes - Por que amo você

Material necessário.: Tiras de papel e lápis, para serem distribuídos aos participantes.

Distribuir as tiras de papel e os lápis aos participantes, solicitando que cada qual escreva o seu próprio nome de forma bem legível, e depois dobre o papel.

Recolher os papéis, misturar e distribuir novamente, pedindo que cada um verifique se não tirou o próprio nome. Em caso positivo, deverá devolver e pegar outro papel.

Cada participante deverá ler para si o nome da pessoa que tirou e pensar porque ama essa pessoa: que qualidades ela tem que você mais admira.

Iniciar falando “Eu amo essa pessoa porque ela tem tais e tais qualidades, etc, etc,” e por fim, mencionar o nome da pessoa a quem está se referindo.


4.    Conclusão:

Para desenvolvermos a centelha divina do AMOR que existe em nós, precisamos exercitar, vendo nos outros a centelha divina que eles também possuem!!!

5.    Passes e prece final.

6.    Avaliação
Aula para  8 jovens com participação e interesse.

A dinâmica ‘eu amo você’ foi muito boa! No início ficaram sem graça, falando de vestimenta. Na segunda rodada, já começaram a falar de características positiva da pessoa sorteada.

7.    Anexos

Evangelho Segundo o Espiritismo, CAP. XI
1. Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: – “Mestre, qual o mandamento maior da lei?” – Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. – Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” (S. MATEUS, 22: 34 a 40.)

2. Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. (Idem, 7:12.)
Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem. (S. LUCAS, 6:31.)

“9. O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. É fato, que já haveis podido comprovar muitas vezes, este: o homem, por mais abjeto, vil e criminoso que seja, vota a um ente ou a um objeto qualquer viva e ardente afeição à prova de tudo quanto tendesse a diminuí-la e que alcança, não raro, sublimes proporções.”

“(...) por mais que façam, não logram sufocar o gérmen vivaz que Deus lhes depositou nos corações ao criá-los. Esse gérmen se desenvolve e cresce com a moralidade e a inteligência e, embora comprimido amiúde pelo egoísmo, torna-se a fonte das santas e doces virtudes que geram as afeições sinceras e duráveis e ajudam a criatura a transpor o caminho escarpado e árido da existência humana.”

“Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformarão, quando observarem os benefícios resultantes da prática deste preceito: Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam; fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que vos esteja ao alcance fazer-lhes. “

“Amados irmãos, aproveitai dessas lições; é difícil o praticá-las, porém, a alma colhe delas imenso bem. Crede-me, fazei o sublime esforço que vos peço: “Amai-vos” e vereis a Terra em breve transformada num Paraíso onde as almas dos justos virão repousar. – Fénelon. (Bordéus, 1861.)”


Nenhum comentário:

Postar um comentário