quinta-feira, 30 de junho de 2016

Pluralidade dos mundos habitados



Aula Nº 17
Data: 24/06/2016
Tema: Pluralidade dos mundos habitados
Objetivo: A criança deverá identificar na pluralidade e diversidade dos mundos existentes recursos do Amor e Sabedoria de Deus com vistas à progressão dos Espíritos.

Primeiro Momento: Novidades da semana

Prece Inicial

Segundo momento: escrever no quadro a seguinte frase: "Há muitas moradas na casa de meu Pai". Pedir que as crianças expliquem o significado deste ensinamento de Jesus. Concluir que as moradas (casas) são os planetas, a casa do Pai é o Universo.

Terceiro momento: mostrar gravura do nosso Sistema Solar e dentro dele a Via-Láctea. Explicar que apenas em nossa galáxia existem cerca de 400 milhões de estrelas como o nosso sol. Concluir, com os evangelizandos, que há muitos planetas semelhantes ao nosso ou que possuem condições de vida (mesmo diferente da nossa). Os mundos e os seres que neles encarnam estão em diferentes etapas evolutivas, resultando em diferentes tipos de mundos e variadas espécies de corpos materiais, mais ou menos sutis. Só para termos uma pequena ideia da grandiosidade do Universo criado por Deus: a ciência astronômica nos informa que, numa noite clara, podemos ver, a olho nu, cerca de 5.000 estrelas. Entretanto, diz ainda a Ciência, que isto que é observado por telescópio não passa de uma pequena gota num oceano. Daí, só palidamente podemos entender a grandeza da obra divina, com bilhões de mundos espalhados pelo espaço universal. Outra observação científica: uma galáxia é um conjunto de estrelas, nebulosas e aglomerados estelares; Somente em nossa galáxia – a Via Láctea (assim denominada porque parece um caminho leitoso) – onde se encontra o nosso Sistema Solar, calcula-se que existam mais de 100 bilhões de estrelas! Sendo assim, um astro de pequeno tamanho na imensidade do Cosmo, porque teria a Terra o privilégio de ser o único astro habitado? Não seria mais lógico admitir que todos eles são moradas de Espíritos em diferentes graus de evolução e que, se não temos conhecimento sobre a vida em outros mundos, isto se deve ao fato de não ter, ainda, a Ciência conseguido comprovar esta realidade? Entre nós, o desenvolvimento da criança e do adolescente se processa ajudado por escolas diferentes: a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e as faculdades, cada uma delas dotada de condições específicas para atender aos alunos em determinada faixa de evolução. Da mesma forma, para atender ao desenvolvimento de Espíritos diferentes, existem diferentes categorias de mundos.




Quarto Momento: Citar as diferentes classificações de mundos, segundo a evolução. Dar a cada evangelizando um tipo de mundo, pedir que leiam o que diz para toda a turma.
O evangelizador deve preparar antes cada mundo como abaixo: (Faça um cartãozinho e imprima Frente e Verso de cada mundo).



Mundos Primitivos ou inferiores:
- Os espíritos realizam suas primeiras experiências no plano material;
- São de certo modo, seres primitivos que o habitam, mas sem nenhuma beleza;
- Utilizam-se principalmente de instintos, não tendo desenvolvido a benevolência, nem sabem separar o justo do injusto;
- A força bruta é a única lei;
- Carentes de indústrias e de invenções, os seres passam a vida em busca de alimentos.

Mundos de Provas e Expiações:
- Os espíritos colhem os resultados de seus erros, predominando o mal porque há, ainda, muita ignorância;
- Os espíritos possuem grande imperfeição moral;
- Os seres encarnados têm a oportunidade de apagar o mal que realizaram através de boas atitudes;
- Neste tipo de Mundo, os espíritos lutam, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da natureza, desenvolvendo as qualidades do coração e a inteligência.


Mundos de Regeneração:
- São mundos de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes;
- Nestes mundos, os seres ainda se acham sujeitos às leis que regem a matéria, mas todos conhecem as leis de Deus e tentam cumpri-las;
- Os espíritos superaram as paixões, o orgulho, a inveja e o ódio;
- Não existe a felicidade plena, mas um início de felicidade.


Mundos Ditosos:
- Mundos onde há mais bem do que mal;
- Não há senhores, nem escravos;
- Só a superioridade moral e intelectual estabelece diferença entre os seres;
- Um laço de amor e fraternidade une os seres;
- Todos têm o necessário para viver, ninguém se acha em expiação (colhendo resultado de seus erros);
- Os seres buscam a perfeição espiritual, a fim de se tornarem espíritos puros.


Mundos celestes ou divinos:
- Mundos onde só há o bem;
- Os espíritos não estão mais sujeitos à encarnação em corpos perecíveis. Mundos onde habitam espíritos puros;
- Destino de todos os espíritos, a ser conquistado através da evolução espiritual.
Outra interpretação com relação a frase do Mestre "Há muitas moradas na casa de meu Pai" que consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, refere-se ao estado feliz ou infeliz que o Espírito experimente quando se encontra na dimensão espiritual. Conforme for maior ou menor o grau de progresso alcançado pelo Espírito serão as sensações que experimentará, as percepções e o ambiente onde se encontrará, podendo tudo isso variar ao infinito.

Outra interpretação com relação a frase do Mestre "Há muitas moradas na casa de meu Pai" que consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, refere-se ao estado feliz ou infeliz que o Espírito experimente quando se encontra na dimensão espiritual. Conforme for maior ou menor o grau de progresso alcançado pelo Espírito serão as sensações que experimentará, as percepções e o ambiente onde se encontrará, podendo tudo isso variar ao infinito.
· Prece de encerramento




Textos de esclarecimentos para o Evangelizador
Há inumeráveis planetas habitados, como moradas do Pai.
Existem muitos mundos habitados?
Inumeráveis. Só no nosso sistema solar contamos mais próximos de nós: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Esses mundos são maiores que a Terra?
Urano é 74 vezes maior do que a Terra; Netuno é 100 vezes maior; Saturno 864 e Júpiter 1.300; Vênus e Mercúrio são menores; e Marte é mais ou menos igual à Terra.
E a Lua?
É um satélite da Terra.
Os outros mundos também têm luas?
Nem todos, mas Urano tem cinco, Marte tem duas, Saturno dez, além de dois imensos anéis luminosos; Netuno tem duas, Plutão tem uma, Júpiter tem catorze. Este mundo colossal, Júpiter, não está, como a Terra, sujeito às vicissitudes das estações, nem às bruscas alternativas da temperatura: é favorecido com uma primavera constante.
O que são as estrelas?
São sóis como o que nos alumia, e se alguns deles, não obstante serem milhões de vezes maiores do que o nosso, parecem pequenos, é porque estão a imensas distâncias do nosso mundo.
Esses sóis alumiam Terras como a nossa?
Cada um deles é centro de um sistema planetário, como, no caso, o Sol do nosso sistema.
A constituição física dos mundos é sempre a mesma?
Não; às vezes diferem em tudo. Do mesmo modo se dá com os seres que os habitam. A harmonia das formas fortalece, pela diversidade dos meios, a Lei da Unicidade Divina.
Como os mundos se acabam?
Com o tempo se transformam, como acontece, na natureza, a tudo que não é espírito. Só o espírito é imortal.
1Transcrito do livro Espiritismo para as Crianças, de Cairbar Schutel, 28a edição; Casa Editora, setembro de 1995
Pluralidade dos mundos

105 - Os diferentes mundos que circulam no espaço são povoados de habitantes como a Terra?
Todos os Espíritos o afirmam, e a razão diz que deve ser assim. A Terra, não ocupando no Universo nenhuma classe especial, nem pela sua posição, nem pelo seu volume, nada poderia justificar o privilégio exclusivo de ser habitada. Por outro lado, Deus não pode ter criado esses bilhões de globos só para o prazer dos nossos olhos; tanto menos que o maior número escapa à nossa vista. (O Livro dos Espíritos, n
º 55. - Revista Espírita, 1858, pág. 65: Pluralidade dos mundos, por Flammarion).
106 - Se os mundos são povoados, podem sê-lo de habitantes em tudo semelhantes aos da Terra? Em uma palavra, esses habitantes poderiam viver entre nós e nós entre eles?
A forma geral poderia ser mais ou menos a mesma, mas o organismo deve estar adaptado ao meio no qual deve viver, como os peixes estão feitos para viverem na água e os pássaros no ar. Se o meio é diferente, como tudo leva a crer, e como parecem demonstrá-lo as observações astronômicas, o organismo deve ser diferente; não é, pois, provável que, em seu estado normal, eles possam viver uns entre os outros com os mesmos corpos. É o que confirmam todos os Espíritos.
107 - Admitindo-se que esses mundos estejam povoados, eles estão, no aspecto intelectual e moral, na mesma posição da Terra?
Segundo o ensinamento dos Espíritos, os mundos estão em graus de adiantamento muito diferentes; alguns estão nas mesmas condições que a Terra; outros estão mais atrasados: os homens aí estão mais embrutecidos, mais materiais e mais inclinados ao mal. Há, ao contrário, os que são mais avançados moral, intelectual e fisicamente, onde o mal moral é desconhecido, onde as artes e as ciências alcançam um grau de perfeição que não podemos compreender, onde a organização física, menos material, não está sujeita nem aos sofrimentos, nem às doenças, nem às enfermidades; os homens aí vivem em paz, sem procurar se prejudicarem, isentos de desgostos, de inquietações, afeições e necessidades que os assediam sobre a Terra. Há, enfim, os mais avançados ainda, onde o envoltório corporal, quase fluídico, se aproxima cada vez mais da natureza dos anjos. Na série progressiva dos mundos, a Terra não está nem na primeira nem na última categoria, mas é ela um dos mais materiais e dos mais atrasados. (Revista Espírita, 1858, págs. 67, 108 e 223 - Idem, 1860, págs. 318 e 320 - A Moral Evangélica Segundo o Espiritismo, cap. III).
Publicado no livro O que é o Espiritismo, de Allan Kardec, editora FEB.



Avaliação: 7 participantes. Questionaram bastante sobre a comunicação entre os mundos. Boa participação.

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