quinta-feira, 30 de junho de 2016

Pluralidade dos mundos habitados



Aula Nº 17
Data: 24/06/2016
Tema: Pluralidade dos mundos habitados
Objetivo: A criança deverá identificar na pluralidade e diversidade dos mundos existentes recursos do Amor e Sabedoria de Deus com vistas à progressão dos Espíritos.

Primeiro Momento: Novidades da semana

Prece Inicial

Segundo momento: escrever no quadro a seguinte frase: "Há muitas moradas na casa de meu Pai". Pedir que as crianças expliquem o significado deste ensinamento de Jesus. Concluir que as moradas (casas) são os planetas, a casa do Pai é o Universo.

Terceiro momento: mostrar gravura do nosso Sistema Solar e dentro dele a Via-Láctea. Explicar que apenas em nossa galáxia existem cerca de 400 milhões de estrelas como o nosso sol. Concluir, com os evangelizandos, que há muitos planetas semelhantes ao nosso ou que possuem condições de vida (mesmo diferente da nossa). Os mundos e os seres que neles encarnam estão em diferentes etapas evolutivas, resultando em diferentes tipos de mundos e variadas espécies de corpos materiais, mais ou menos sutis. Só para termos uma pequena ideia da grandiosidade do Universo criado por Deus: a ciência astronômica nos informa que, numa noite clara, podemos ver, a olho nu, cerca de 5.000 estrelas. Entretanto, diz ainda a Ciência, que isto que é observado por telescópio não passa de uma pequena gota num oceano. Daí, só palidamente podemos entender a grandeza da obra divina, com bilhões de mundos espalhados pelo espaço universal. Outra observação científica: uma galáxia é um conjunto de estrelas, nebulosas e aglomerados estelares; Somente em nossa galáxia – a Via Láctea (assim denominada porque parece um caminho leitoso) – onde se encontra o nosso Sistema Solar, calcula-se que existam mais de 100 bilhões de estrelas! Sendo assim, um astro de pequeno tamanho na imensidade do Cosmo, porque teria a Terra o privilégio de ser o único astro habitado? Não seria mais lógico admitir que todos eles são moradas de Espíritos em diferentes graus de evolução e que, se não temos conhecimento sobre a vida em outros mundos, isto se deve ao fato de não ter, ainda, a Ciência conseguido comprovar esta realidade? Entre nós, o desenvolvimento da criança e do adolescente se processa ajudado por escolas diferentes: a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e as faculdades, cada uma delas dotada de condições específicas para atender aos alunos em determinada faixa de evolução. Da mesma forma, para atender ao desenvolvimento de Espíritos diferentes, existem diferentes categorias de mundos.