Casa Espírita
Missionários da Luz – Mocidade – 17/06/2016
Tema: Leis Morais - O Bem
e o Mal
Objetivos:
Entender que as Leis existem para o
equilíbrio da natureza. Ela indica o que fazer e não fazer. Entender a regra
áurea apresentada por Jesus como o resumo das leis morais: Amor a Deus sobre
todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Bibliografia:
- O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, pergs 120 à 122, 617,
629, à 646, 780, 860 e 861, 872, 919;
- A Gênese,
Allan Kardec, Cap. III - O Bem e o Mal;
- Evangelho
Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. V, item 5, cap XI, item 2
- Encontro com a Paz e a Saúde, Joanna de Ângelis, Cap.
item ‘O bem e o mal’
Material: frase de A Gênese, em 2 pedaços de papel
Desenvolvimento:
5.
Hora
da novidade e Prece Inicial
6.
Motivação:
ler o texto do Momento Espírita em anexo
(O Mal existe?)
ð O que vocês acham sobre esse texto?
Quem criou o mal?
Como podemos saber o que é mal e o que é bem?
7.
Desenvolvimento:
- Para entendermos essa questão de como saber o que é o
bem e o mal, precisamos antes, entende um outro conceito: moral. O que é
moral?
èdeixar que respondam
e depois complementar.
Dicionário: O
que é Moral:
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura,
da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro
de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é
“relativo aos costumes”.
èResposta na perg. 629 de O Livro dos
Espíritos: Que definição se pode dar
da moral?
“A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir
o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem
procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de
Deus.”
èescrever
no quadro os 3 pontos principais, sublinhados acima. É fácil distinguir o bem
do mal? O que é certo e o que é errado?
èserá
que é igual para todo mundo essa percepção? Quem acha que sim e quem acha que
não?
ð Dividir em 2 grupos:
o do SIM e o do NÃO.
ð Colocar um grupo de
frente para o outro. Cada grupo deve perguntar ao outro o por quê de sua
resposta. Os grupos devem debater com argumentações. (O evangelizador não deve
se envolver no debate; apenas deve observar).
ð Quando os grupos
concluírem suas argumentações e estiver esgotada a discussão, entregar a frase
abaixo para cada grupo, escrita em uma folha (uma para cada grupo):
“Muita coisa, que é qualidade na criança,
torna-se defeito no adulto. O mal é, pois, relativo e a responsabilidade
é proporcionada ao grau de adiantamento. “ (Allan Kardec, A Gênese, Cap. III,
item 10)
ð Com essa frase de
Kardec, o grupo deve verificar se tem algo a acrescentar e/ou ajustar em sua
resposta.
èVoltando ao grupão, desenvolver a questão
abaixo em exposição dialogada, anotando no quadro os pontos principais, para
acompanhamento visual pelos jovens:
Como se desenvolve a moral?
==> decorrência natural da evolução, da necessidade de
elaborar leis para organizar a vida em sociedade;
==> se adquire aos poucos, através das diversas
reencarnações.
Kardec, na Gênese (Cap. III, 3), coloca duas naturezas dos
males, físicos ou morais, que afligem a humanidade: aqueles que
podem ser evitados e os que não podem.
èQuais são os mais numerosos? Físicos ou Morais? Os causados
pelos vícios humanos!
Os que ele não pode evitar, Deus lhe deu a inteligência para
buscar evitar ou reduzir os efeitos; isso impulsiona o progresso pelo
desenvolvimento da inteligência.
èE quais recursos tem o homem para evitar o mal, causado
pelos vícios? (item 6)
==> consciência: guia seguro;
==> reveladores de todos os tempos, os messias;
==> desde a DE, os próprios Espíritos, que nos advertem
sobre a observância das leis de Deus.
(item 7) Do próprio mal, Deus tira o bem: pelo excesso do
mal, o homem sente a necessidade de buscar o bem. Assim, a moral vai se
desenvolvendo.
è Os Espíritos disseram que a moral é a regra de bem proceder
e funda-se na observância da lei de Deus. Em que consiste essa lei de Deus?
As leis morais “dizem respeito especialmente ao homem considerado
em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes.
Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma” LE. Perg 617
Como Deus criou todos os
Espíritos? è simples
e ignorantes! Vejam, que não os criou maus!
èO mal
existe em nós? Com certeza! Somos espíritos imperfeitos, vivendo num mundo de
expiações e provas. E no mundo de regeneração, o mal ainda existe. Então, temos
o mal em nós!
O QUE
FAZER ENTÃO?
Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de
se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te
a ti mesmo.” (LE perg 919)
èprecisamos
identificar o mal que reside em nós, para estarmos vigilantes (orai e vigiai).
8.
Conclusão:
Estando sujeito ao
erro, não pode o homem enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que
pratica o bem quando em realidade pratica o mal? (perg. 632)
“Jesus disse: vede o que queríeis que vos fizessem
ou não vos fizessem. Tudo se resume nisso. Não vos enganareis.”
(Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos
façam, pois é nisto que consistem a lei eos profetas. (Mateus, 7:12.)
Tratai todos os homens como
quereríeis que eles vos tratassem. (Lucas,
6:31.) Ev. Cap. XI, item 2)
èessa é a regra de ouro, que nos auxilia na hora da
decisão das nossas escolhas, das nossas ações.
9.
Prece
final.
Avaliação:
Aula para 3 jovens, desenvolvida
somente com exposição dialogada.
Certo dia um professor ateu desafiou
seus alunos com a seguinte pergunta:
"Deus
fez tudo o que existe?"
Um
estudante respondeu corajosamente: "Sim, fez!"
"Deus
fez tudo, mesmo?" Insistiu o professor.
"Sim,
professor" respondeu o jovem.
O
professor replicou: "De Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal,
pois o mal existe. E, considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós
mesmos, e somos a imagem e semelhança de Deus, então Deus é o mal.
O
estudante calou-se diante de tal afirmativa e o professor ficou feliz por haver
provado uma vez mais que a fé era um mito.
Outro
estudante levantou sua mão e disse: "Posso lhe fazer uma pergunta,
professor?"
"Sem
dúvida", respondeu-lhe o professor.
O
jovem ficou de pé e perguntou: "Professor, o frio existe?"
"Mas
que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?"
O
rapaz respondeu: "Na verdade, professor, o frio não existe. Eu não sou
especialista no assunto, mas, segundo as leis da física, o que consideramos
frio é, na realidade, ausência de calor.Todo corpo ou objeto pode ser estudado
quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal
corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta
de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não
existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o
calor."
E a
escuridão, existe?" Continuou o estudante.
O
professor respondeu: "Mas é claro que sim."
"Novamente
o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é, na verdade, a
ausência da luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton
decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes
comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e
ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro
está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz
presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para
descrever o que acontece quando não há luz presente."
Finalmente,
o jovem estudante perguntou ao professor: "Diga, professor, o mal
existe?"
Ele
respondeu: "Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos
roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas
coisas são o mal."
Então
o estudante disse: "O mal não existe, professor, ou, pelo menos, não
existe por si só. O mal é simplesmente a ausência do bem. O mal, como acontece
com o frio e o calor, é um termo que o homem criou para descrever essa ausência
do bem. Assim sendo, Deus não criou o mal. Deus criou o amor, a fé, que existem
como existe a luz e o calor. Já o mal é resultado da falta de Deus nos
corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece
quando não há luz."
Diante
da lógica da argumentação do aluno, o professor se calou, pensativo.
O mal
não tem vida própria, é apenas a ausência do bem.
Onde o
bem se faz presente o mal bate em retirada.
Já o
amor é de essência divina, e está presente nos corações de todos os homens,
mesmo que em estado latente, esperando a oportunidade de germinar, crescer e
florescer.
Equipe de Redação
do Momento Espírita, com base em história de autoria ignorada.
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