Casa Espírita
Missionários da Luz – Mocidade – 29/04/2016
Tema: Reencarnação e
Justiça Divina
Objetivos:
Perceber a reencarnação como solicitude e
justiça de Deus;
Analisar a necessidade da reencarnação para o
progresso do Espírito.
Bibliografia:
O Livro dos
Espíritos, pergs 167 à 171, Cap. V, parágrafos 6* ao 9*;
Evangelho, Cap. IV,
itens 1 à 3, 5, 24; Cap. VI, item 4 – 3* e 4* parágrafos.
O Céu e o Inferno, 1ª parte, Cap.
VII Código Penal da Vida Futura, itens
16, 17 e 21
Material:
Desenvolvimento:
1.
Hora
da novidade e Prece Inicial
2.
Motivação:
exibir um vídeo sobre irmãs siamesas:
https://www.youtube.com/watch?v=MB_VZBDUt1I
Gêmeos siameses que marcaram história - Abigail e Brittany
Hensel
Essa é a história de duas jovens do estado norte-americano de Minnesota.
Mesmo tendo nascido em 1990 com duas cabeças, mas um só corpo, Abigail e
Brittany Hensel não passaram por nenhuma intervenção cirúrgica.
Vários órgãos das meninas permaneceram duplicados durante o
desenvolvimento embrionário, entre eles o coração, o estômago e coluna
vertebral. Porém, cada uma das irmãs opera um dos braços e uma das pernas (Abby
o lado direito e Brittany o esquerdo), e possuem somente um intestino e um
sistema reprodutivo. Abby também é 10 centímetros mais alta que a irmã, andando
na ponta do pé para manter o equilíbrio.
Como a maioria das pessoas com 25 anos, as garotas gostam de
viajar nas férias, dirigir, sair com os amigos, praticar esportes e viver a
vida ao máximo.
3.
Desenvolver
o tema com exposição dialogada, fazendo as perguntas para que a turma responda,
e complementar/corrigir quando necessário.
O que a
ciência fala sobre esse tipo de gêmeos?
ð Acidente na hora da
separação do embrião em dois, pois não há a separação total. São caso raros.
Alguns casos podem ser separados; outros não, como nesse caso dessas gêmeas.
Como a
DE explica essas situações?
ð
Necessidade
dos Espíritos; não é um acaso orgânico; é uma necessidade espiritual. Kardec
fez a seguinte pergunta aos Espíritos?
Perg. 167: Qual o fim
objetivado com a reencarnação?
“Expiação, melhoramento progressivo da
Humanidade. Sem isto, onde a justiça?”
O que é expiação? É castigo? ècomplementar
a resposta da turma, reforçando que é uma consequência atual, das ações tomadas
pelo Espírito no passado, por livre e espontânea vontade (livre arbítrio).
Escrever
no quadro: Arrependimento, expiação e reparação
èsegundo Kardec, no
livro O Céu e o Inferno, essas são as
três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas
conseqüências.
Como
definir esses termos? èanotar no quadro as
respostas, depois que eles tiverem tentado responder.
Arrependimento:
sinceramente perceber o erro e desejar não tê-lo cometido;
Expiação:
sofrimentos físicos e morais consequência da falta cometida;
Reparação: corrigir o erro.
èessas 3 condições parecem justas para vocês?
De acordo com a justiça divina?
ècomo corrigir um erro que muitas vezes nem
chega a ser percebido antes da pessoa morrer? E nos casos em que a pessoa se
arrepende mas não há mais o que fazer nessa vida?
èsó a reencarnação,
como instrumento da justiça divina, nos permite resolver essa questão!
èa reparação, a expiação é sempre na próxima
reencarnação do Espírito culpado? Não! Muitas vezes o Espírito progride me
outras áreas, até se achar em condições de reparar ou expiar um erro do
passado.
E isso é
possível pois não há limites para as reencarnações.
Perg.168. É limitado o número
das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente?
“A cada nova existência, o Espírito dá um
passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as
impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.”
Jesus nos falou da
reencarnação? èDeixar que respondam,
e depois entregar trechos do Evangelho onde a reencarnação é citada, pedindo
voluntários para ler. No trecho do diálogo de Nicodemos com Jesus, pedir a
leitura entre dois jovens.
Nos trechos sobre
Elias e João Batista, escrever os nomes citados no quadro para que possam fazer
a identificação visual.
4.
Prece
final.
Avaliação:
Aula para 6 jovens com interesse e participação. Não
cheguei a trabalhar o texto de Nicodemos. Aula de 75 minutos (15 min de hora da
novidade)
O Céu e o Inferno, 1ª parte, Cap. VII
Código Penal da Vida Futura, itens 16 e 17: Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três
condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas conseqüências.
Até que os últimos vestígios da falta
desapareçam, a expiação consiste nos sofrimentos físicos e morais que lhe são conseqüentes, seja na vida
atual, seja na vida espiritual após a morte, ou ainda em nova existência
corporal.
seus erros numa existência, por
fraqueza ou má vontade, achar-se-á numa existência ulterior em contacto com as
mesmas pessoas que de si tiverem queixas, e em condições voluntariamente
escolhidas, de modo a demonstrar-lhes reconhecimento e fazer-lhes tanto bem
quanto mal lhes tenha feito. Nem todas as faltas acarretam prejuízo direto e
efetivo; em tais casos a reparação se opera, fazendo-se o que se deveria fazer
e foi descurado; cumprindo os deveres desprezados, as missões não preenchidas;
praticando o bem em compensação ao mal praticado, isto é, tornando-se humilde
se se tem sido orgulhoso, amável se se foi austero, caridoso se se tem sido
egoísta, benigno se se tem sido perverso, laborioso se se tem sido ocioso, útil
se se tem sido inútil, frugal se se tem sido intemperante, trocando em suma por
bons os maus exemplos perpetrados. E desse modo progride o Espírito,
aproveitando-se do próprio passado.
21º — A responsabilidade das faltas é
toda pessoal, ninguém sofre por erros alheios, salvo se a eles deu origem, quer
provocando-os pelo exemplo, quer não os impedindo quando poderia fazê-lo.
Assim, o suicida é sempre punido; mas aquele que por maldade impele outro a
cometê-lo, esse sofre ainda maior pena.
Jesus,
(...), interrogou assim seus discípulos: “Que dizem os homens, com relação ao
Filho do Homem? Quem dizem que eu sou?” – Eles lhe responderam: “Dizem uns que
és João Batista; outros, que Elias; outros, que Jeremias, ou algum dos
profetas.” – (Mateus, 16:13 a 17; Marcos, 8:27 a 30.)
Seus
discípulos então o interrogaram desta forma: “Por que dizem os escribas ser
preciso que antes volte Elias?” – Jesus lhes respondeu: “É verdade que Elias há
de vir e restabelecer todas as coisas: – mas, eu vos declaro que Elias já veio
e eles não o conheceram e o trataram como lhes aprouve. (...).” – Então, seus
discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele falara. (Mateus,
17:10 a 13; – Marcos, 9:11 a 13.)
Ora,
entre os fariseus, havia um homem chamado Nicodemos, senador dos judeus – que
veio à noite ter com Jesus e lhe disse: “Mestre, sabemos que vieste da parte de
Deus para nos instruir como um doutor, porquanto ninguém poderia fazer os
milagres que fazes, se Deus não estivesse com ele.”
Jesus
lhe respondeu: “Em verdade, em verdade digo-te: Ninguém
pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.
Disse-lhe
Nicodemos: “Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre
de sua mãe, para nascer segunda vez?”
Retorquiu-lhe
Jesus: “Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não renasce da água e do
Espírito, não pode entrar no reino de Deus. – O que é nascido da carne é carne
e o que é nascido do Espírito é Espírito. – Não te admires de que eu te haja
dito ser preciso que nasças de novo. – O Espírito sopra onde quer e ouves a sua
voz mas não sabes donde vem ele, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo
homem que é nascido do Espírito.”
Respondeu-lhe
Nicodemos: “Como pode isso fazer-se?” – Jesus lhe observou: “Pois quê! És
mestre em Israel e ignoras estas coisas?” (João, 3:1 a 12.)”
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