segunda-feira, 25 de abril de 2016

O que é Prece?



Aula Nº 4
Data: 04/03/2016
Tema: O que é Prece?
Objetivo: conscientizar aos evangelizandos que a prece é a única forma de comunicação com Deus. Que através da prece nos ligamos ao mundo espiritual, e que a espiritualidade maior vem em nosso auxílio toda vez que nossa prece é proferida com fé e respeito. Portanto devemos reconhecer que a prece é de muito valor para nossas vidas. Ela nos conforta nas tristezas, aliviando nossas dores e nos traz esclarecimentos nos momentos de duvidas, auxiliando em nossas necessidades.
Prece inicial

         Primeiro momento:
com o auxílio de um fantoche(telefone), chamar a atenção dos alunos sobre o assunto que será abordado na aula.

         * Perguntar aos evangelizandos para que serve o telefone.

         * Em seguida o evangelizador deverá esclarecer que: o telefone serve de instrumento para conversarmos com as pessoas quando estamos distantes delas.

         * Devemos observar alguns critérios, quando vamos usar essa maneira de comunicar: falar claramente, observar o horário, para não incomodarmos, pois a pessoa pode estar dormindo, trabalhando, fazendo suas refeições.

         
* E quando queremos falar com Deus, como fazemos?

         * A Prece serve como um telefone para podermos falar com Ele e o Pai Celestial sempre nos ouve, se a nossa ligação for clara, sincera e respeitosa. Deus, em sua infinita misericórdia, criou esse canal especial de comunicação para que a qualquer hora, em qualquer lugar, todo ser pensante pudesse falar com ele.

         * Esclarecer que Deus, ao contrário das pessoas, nos atende a qualquer minuto, mas devemos saber pedir.

         * Devemos falar sinceramente, com fé e humildade.

         * Devemos pedir somente coisas que nos auxilie para poderemos conseguir o que queremos com nossos próprios esforços.

         * Deus vê o que se passa no fundo dos corações. Lê o pensamento dos seus filhos. Mas devemos agir com humildade e pedir sempre o seu auxilio através da prece.

         * Porque devemos escovar os dentes todos os dias?

         * Esclarecer que assim como nossos hábitos* de higiene (*modo constante de agir), devemos adquirir o hábito de fazer Prece todos os dias, mas não podemos nos esquecer que acima da nossa vontade, prevalece a vontade de Deus, pois só Ele sabe o que é bom para nós.

         * Além de pedir, temos que agir. Jesus falou... “Ajuda-te e o Céu te ajudará!”

         * Quantas vezes devemos fazer a prece ao dia? No mínimo duas vezes. Pela manha ao acordar para pedir proteção para o dia e ao se deitar para agradecer pelo aprendizado, por todas as coisas recebidas e pela proteção que recebemos.

         * O que acontece conosco quando fazemos a prece? A prece nos ilumina, alegra, tranquiliza/acalma, orienta e consola trazendo para perto de nós os bons espíritos para nos auxiliar.

         * Podemos orar por outras pessoas, inclusive por pessoas já desencarnadas.

         Obs.: o evangelizador poderá relacionar a prece a uma cerca elétrica – pode estar instalada na residência, mas se não ligarmos ela, não terá serventia nenhuma – Deus sabe tudo o que necessitamos, mas se nós não nos ligamos a Ele através da prece, não teremos proteção e as energias suficientes para seguirmos confiantes em nossa jornada terrestre.

         * Lembrem-se sempre de usar o seu canal especial de comunicação com o Papai do Céu.

         Segundo momento:
dizer aos evangelizandos que vamos fazer um preparativo para fazer uma prece e esclarecer o proposto:

         
sugestão de meditação: RESPIRAÇÃO, CONCENTRAÇÃO E RELAXAMENTO

         Todos sentados confortavelmente em suas cadeiras numa posição ereta, mas relaxada.

         Mantenha a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral alinhados, como se um grande balão de gás estivesse puxando sua cabeça para o alto. Manter a cabeça ereta ajuda a mente a permanecer alerta, o que é uma condição essencial na meditação. Feche os olhos e mantenha-os fechados ate o final da meditação.

         Muito bem, vamos começar...

         Comece prestando atenção na sua respiração, no fluxo natural do ar que entra e sai por suas narinas, ou no seu ventre que sobe quando você inspira e desce quando expira.

         Para ajudar a sua mente a se concentrar na respiração, repita em silêncio uma palavra para cada inspiração e para cada expiração: se você se concentrar no ar que entra e sai das narinas diga em sua mente “dentro” para a inspiração e “fora” para a expiração. Faça com que essas palavras sejam como uma suave musica de fundo em sua mente... Um murmúrio bem leve... Preste atenção no que você sente ao respirar, e não apenas na mera repetição das palavras. Tome consciência de cada inspiração e de cada expiração... Mantenha sua atenção alerta...

         Agora, pare um pouco... Observe seu corpo... Veja como ele se sente... Como você se sente... Quando quiser, abra os olhos...

         Obs.: esta respiração deve ser diafragmática e não torácica.

         Tempo proposto: 10 minutos.


                  
Terceiro momento: Atividade 1 – PRECE DE AGRADECIMENTO: fazer todos juntos uma prece da seguinte forma: o evangelizador inicia a frase dizendo: obrigado Senhor... O evangelizando(a) conclui: por, pela.. (todos os evangelizando deverão complementar a frase para concluí-la).

         Ex.: obrigada Senhor, pela minha casinha, pela mamãe e pelo papai que cuidam de mim, pelo alimento que sempre tenho em minha mesa, pelas minhas roupas e a cama quentinha. Obrigada, Meu Deus, eu sou muito feliz por tudo que o Senhor me dá.

         Atividade 2 – PRECE DE PEDIDO: todos os evangelizandos deverão formular um pedido ao Pai do Céu, levando em conta o aprendizado da aula.

         Atividade 3 – PRECE DE LOUVOR: um pequeno exemplo: Papai do céu! Como é maravilhoso o mundo que nos deste para viver. Com seu amor e sabedoria nos dá tudo que necessitamos, sempre visando somente o nosso bem. Damos-te graças por ser tão maravilhoso conosco! Assim Seja.

         Se por ventura algum evangelizador disser que não sabe fazer oração, esclareça: dizer com simplicidade, que orar é dialogar com quem é o maior responsável pela nossa vida, por tudo que somos, desde que nos originamos da sua vontade: Deus.

         Não há necessidade de palavras difíceis ou decoradas. A oração deve ser espontânea, gerada pela necessidade do momento. Ou por um momento de intensa alegria, uma conquista concretizada, um objetivo alcançado. Já nos ensinou Jesus em seu tempo: não creiais que por muito falardes, sereis ouvidos. Não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos.

         ** O evangelizador poderá anotar todas as frases dos evangelizandos para expor no mural da evangelização.

         Obs.: explicar que se formos ler uma prece, cantar ou dizer uma prece que já sabemos de cor, por exemplo, a oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensinou, devemos pensar nas palavras que estamos falando e dizê-las com sentimento, com o nosso coração.

         Quarto momento:
contar a História Bolinhas de Amor, com o auxilio do recipiente de fazer bolas de sabão.

         Combinar antecipadamente que ninguém deverá se levantar para pegar as bolinhas de sabão e que somente irá brincar com as bolinhas no final da aula quem obedecer ao combinado.

         
O evangelizador deverá usar o recurso moderadamente em alguns momentos da historinha para não dispersar muito a atenção dos evangelizandos.

         Quinto momento:
neste momento o evangelizador poderá deixar as crianças usar o recipiente de fazer bolhas e ao mesmo tempo, chamar a atenção para o tamanho das bolinhas, relacionando-as com as preces com referência aos tamanhos e intensidade (altura que as bolinhas alcancem). Salientando o valor e a ação da prece.

        

         Prece de encerramento






Bolinhas de Amor
         Meu amiguinho Juninho, mora do lado da minha casa e estudamos juntos. Ele é muito legal, sempre empresta seus brinquedos, nunca respondeu para seus pais nem para ninguém, ajuda seus amigos, é obediente. Bom. Eu também sou assim e sei que você também deve ser...

         O Juninho sempre agradece ao Papai do céu por tudo o que ele tem, pela família, pelos amigos, pela saúde.

         Bom... Eu também agradeço e sei que você também deve agradecer...

         Mas o Juninho fazia a prece de maneira diferente. Todas as noites antes de deitar- se, Juninho pegava debaixo da sua cama uma canequinha com água e sabão e um canudinho... Ia até a janela e fazia MUITAS bolinhas de sabão. Depois fechava a janela apagava a luz e ia se deitar.

         Da minha casa dava para ver as bolinhas subindo, subindo...Quando estavam muito altas eram estouradas pelas pontas das estrelas.

         Um dia teve uma excursão na escola, fomos de ônibus para um acampamento. Foi muito legal! Brincamos de bola, nadamos, andamos a cavalo, comemos muitas coisas gostosas... Só paramos de brincar quando a professora disse que já era tarde e mandou todos irem para sua cabana dormir.

         Estava deitado quando Juninho veio desesperado me acordar. Queria que eu o ajudasse a encontrar um canudo e água com sabão. Decidi conversar com Juninho e descobrir que estória era essa de água com sabão.

         - Para que você quer água com sabão Juninho?!

         - Para fazer a minha prece, agradecer o dia maravilhoso que tivemos hoje. Como vou falar com o Papai do Céu se ele está lá em cima??! Nem se eu gritar com toda a minha força ele irá me escutar.

         Por isso eu faço os meus pedidos, converso com ele e agradeço através das bolinhas. O que eu falo fica dentro da bolinha e vai para o alto...Perto do Papai do céu e quando a bolinha estoura Ele consegue escutar!

         - Mas eu já fiz a minha prece e não precisei de água com sabão.

         - Não!!!?? Mas como falou com o Papai do céu então?!

         - Com o pensamento, com o coração.

         - E o pensamento, o coração vai até o céu como a bolinha de sabão?!

         - Não!! Vai bem mais alto que ela, vai para onde desejarmos que ele vá. O Papai do céu escuta o nosso coração, o nosso pensamento, por isso quando for fazer a sua prece é só pensar com amor, com carinho, orar de coração que o Papai do céu ira escutar você. E sempre lhe ajudará.

         - NOSSA! Eu não sabia disso!!

         - Então venha, vamos fazer a prece nós dois juntos, agradecendo o dia maravilhoso que tivemos. Fizemos a nossa prece e tivemos certeza que o Papai do céu escutou- nos e ficou muito feliz.

         E desse dia em diante nunca mais se viu, durante as noites, bolinhas de sabão saindo da janela do Juninho!
Autora - Regina Amélia de Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário