Casa Espírita
Missionários da Luz – Mocidade – 08/04/2016
Tema: Fluidos - Natureza
e Qualidade
Objetivos:
- Conceituar fluidos, suas propriedades e a
qualidade dos fluidos;
- Identificar a qualidade dos fluidos que
movimento diariamente com meus pensamentos e sentimentos.
Bibliografia:
O Livro dos
Espíritos, pergs. 21 à 34:
A Gênese, Cap. XIV –
itens 1 à 12; 16 à 21.
Material:
Desenvolvimento:
1.
Hora
da novidade e Prece Inicial
2.
Motivação:
cena do filme Melhor Impossível (no restaurante: o melhor elogio): 4min55s
Parar após assim que
ela se levante, após a grosseria do escritor: o que vocês acham que ela sentiu?
Como ela estava se sentindo antes?
Quem já se sentiu
como a personagem do filme? Como foi? Quais alterações físicas normalmente
sentimos quando nos sentimos agredidos?
Continuar a cena até
o elogio e a câmera mostrar o rosto dela (parar
a exibição aí), demonstrando o sentimento: e agora? O que ela estava
sentindo? O que acontece em nosso corpo quando nos sentimos emocionados com um
elogio verdadeiro?
èpor
que acontece essas reações físicas? è o sentimento que o
Espírito sente, altera a qualidade dos fluidos que manipula inconscientemente.
Essa contaminação ou alimentação fluídica, reflete no perispírito, que aciona
os elementos do nosso corpo (substâncias geradas a partir de comandos
cerebrais).
3.
Relembrar
com a turma o conceito de fluidos, apresentado na semana anterior: quais são os
elementos primordiais, as matérias primas da criação divina?
èEscrever
no quadro:
Princípio Espiritual e Princípio Material, e
como intermediário, o fluido cósmico universal, que combinando-se com o
Elemento Material, forma os inúmeros corpos da natureza.
Inserir o perispírito sendo formado a partir
do Fluido Cósmico, ligado ao Espírito, originado do PI. Inserir a representação
do corpo, no esquema.
Vimos também que os
Espíritos manipulam os fluidos como os homens manipulam as coisas do mundo
material. Os fluidos formam a atmosfera onde vivem os Espíritos. Eles modificam
os fluidos onde estão “imersos” através de seus sentimentos, pensamentos e
vontade. Isso vale tanto para os encarnados, quantos para os desencarnados.
ð Quem pode dar
exemplos de ambiente de bons fluidos? E de maus fluidos?
ð O que se sente num
ambiente de bons fluidos? E no de maus fluidos?
èO
que acontece com quem vive constantemente num ambiente insalubre? Fica doente.
E do ponto de vista fluídico, o que ocorre com quem vive a maior parte do tempo
num ambiente de sentimentos e pensamentos ruins? Também adoece: mentalmente e
fisicamente.
èPor quê precisamos
aprender isso? O que nos importa esses conhecimentos?
==> vivemos
“mergulhados” nos fluidos, agindo sobre eles, e recebendo a influência deles, o
tempo todo. Precisamos conhecer essa realidade para que nossa vontade,
sentimentos e pensamentos estejam direcionados para a geração e manutenção da
qualidade dos fluidos que nos envolvem.
4.
Fixação do conteúdo:
Qual a qualidade dos fluidos que movimentamos
diariamente com nossas emoções, pensamentos
e sentimentos?
Pensemos nas 4 emoções básicas: medo, raiva,
alegria, tristeza. (escrever no quadro)
Lembrete:
Emoções
Primárias: são consideradas inatas ou “reflexas”, estas são comuns a todos os
seres humanos, independentemente de fatores sociais ou socioculturais. Deste
grupo fazem parte as emoções básicas ou elementares, como: a alegria, tristeza,
medo, nojo, raiva e surpresa.
O
sentimento é uma auto percepção do próprio corpo, acompanhada pela percepção de
pensamentos com determinados temas e pela percepção de um modo de pensar.
O
sentimento pressupõe necessariamente um juízo sobre um conjunto de auto
percepções.
Vamos
nos dividir em 2 grupinhos, para discutir: “qual emoção, costuma estar comigo
de modo geral, durante o dia?”. Se não for nenhuma dessas emoções, procurar
identificar qual o sentimento predominante.
Lembrando
que nossas emoções, pensamentos, sentimentos, modificam a qualidade dos fluidos
que me rodeiam, analisar como, de modo geral, estão os fluidos a minha volta.
èimportante é a discussão no grupinho,
possibilitando que todos possam se expressar.
5.
Prece
final.
Avaliação:
Aula para 5 jovens, com participação e interesse. Perguntaram
bastante sobre suicídio, quando falei do princípio vital.
Não foi feita a atividade de
fixação.
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