domingo, 10 de abril de 2016

Fluidos - Natureza e Qualidade

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 08/04/2016

Tema: Fluidos - Natureza e Qualidade

Objetivos:
- Conceituar fluidos, suas propriedades e a qualidade dos fluidos;
- Identificar a qualidade dos fluidos que movimento diariamente com meus pensamentos e sentimentos.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs. 21 à 34:
A Gênese, Cap. XIV – itens 1 à 12; 16 à 21.

Material:

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e Prece Inicial
2.            Motivação: cena do filme Melhor Impossível (no restaurante: o melhor elogio): 4min55s

Parar após assim que ela se levante, após a grosseria do escritor: o que vocês acham que ela sentiu? Como ela estava se sentindo antes?
Quem já se sentiu como a personagem do filme? Como foi? Quais alterações físicas normalmente sentimos quando nos sentimos agredidos?

Continuar a cena até o elogio e a câmera mostrar o rosto dela (parar a exibição aí), demonstrando o sentimento: e agora? O que ela estava sentindo? O que acontece em nosso corpo quando nos sentimos emocionados com um elogio verdadeiro?

èpor que acontece essas reações físicas? è o sentimento que o Espírito sente, altera a qualidade dos fluidos que manipula inconscientemente. Essa contaminação ou alimentação fluídica, reflete no perispírito, que aciona os elementos do nosso corpo (substâncias geradas a partir de comandos cerebrais).

3.            Relembrar com a turma o conceito de fluidos, apresentado na semana anterior: quais são os elementos primordiais, as matérias primas da criação divina?
èEscrever no quadro:

Princípio Espiritual e Princípio Material, e como intermediário, o fluido cósmico universal, que combinando-se com o Elemento Material, forma os inúmeros corpos da natureza.
Inserir o perispírito sendo formado a partir do Fluido Cósmico, ligado ao Espírito, originado do PI. Inserir a representação do corpo, no esquema.

Vimos também que os Espíritos manipulam os fluidos como os homens manipulam as coisas do mundo material. Os fluidos formam a atmosfera onde vivem os Espíritos. Eles modificam os fluidos onde estão “imersos” através de seus sentimentos, pensamentos e vontade. Isso vale tanto para os encarnados, quantos para os desencarnados.

ð  Quem pode dar exemplos de ambiente de bons fluidos? E de maus fluidos?
ð  O que se sente num ambiente de bons fluidos? E no de maus fluidos?

èO que acontece com quem vive constantemente num ambiente insalubre? Fica doente. E do ponto de vista fluídico, o que ocorre com quem vive a maior parte do tempo num ambiente de sentimentos e pensamentos ruins? Também adoece: mentalmente e fisicamente.

èPor quê precisamos aprender isso? O que nos importa esses conhecimentos?
==> vivemos “mergulhados” nos fluidos, agindo sobre eles, e recebendo a influência deles, o tempo todo. Precisamos conhecer essa realidade para que nossa vontade, sentimentos e pensamentos estejam direcionados para a geração e manutenção da qualidade dos fluidos que nos envolvem.


4.            Fixação do conteúdo:
Qual a qualidade dos fluidos que movimentamos diariamente com nossas emoções,  pensamentos e sentimentos?

Pensemos nas 4 emoções básicas: medo, raiva, alegria, tristeza. (escrever no quadro)

Lembrete:
Emoções Primárias: são consideradas inatas ou “reflexas”, estas são comuns a todos os seres humanos, independentemente de fatores sociais ou socioculturais. Deste grupo fazem parte as emoções básicas ou elementares, como: a alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.

O sentimento é uma auto percepção do próprio corpo, acompanhada pela percepção de pensamentos com determinados temas e pela percepção de um modo de pensar.
O sentimento pressupõe necessariamente um juízo sobre um conjunto de auto percepções.

Vamos nos dividir em 2 grupinhos, para discutir: “qual emoção, costuma estar comigo de modo geral, durante o dia?”. Se não for nenhuma dessas emoções, procurar identificar qual o sentimento predominante.

Lembrando que nossas emoções, pensamentos, sentimentos, modificam a qualidade dos fluidos que me rodeiam, analisar como, de modo geral, estão os fluidos a minha volta.

èimportante é a discussão no grupinho, possibilitando que todos possam se expressar.


5.            Prece final.

Avaliação:
Aula para 5 jovens, com participação e interesse. Perguntaram bastante sobre suicídio, quando falei do princípio vital.

Não foi feita a atividade de fixação.

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