terça-feira, 19 de abril de 2016

Deus Realmente Existe?



Aula Nº 2
Data: 19/02/2016
Tema: Deus Realmente Existe?
Objetivo:
·         A criança deverá perceber que tudo aquilo não feito pelo homem é obra da existência de Deus, a Inteligência Suprema do Universo.
·         Perceber a existência de Deus através de sua obra e das leis que a regem. Ensiná-las a observar a criação de Deus através da natureza, a reconhecer o Criador pelo mundo que as circunda (as plantas, os animais, o sol, as estrelas, etc.) Todo esse mundo que o homem não pode fazer.
         
Prece Inicial
Desde os tempos mais remotos o Homem tem-se perguntado: 
"Existe um Deus ?" O que vocês acham? Se formos estudar a evolução do Homem vamos encontrar nas civilizações mais simples (índios, selvagens) e nas civilizações mais adiantadas (Maias, Incas), a ideia de um ser superior. (ver ou ler em sala a questão 5 e 6 de O Livro dos Espíritos).
E se a pessoa negar esse sentimento intuitivo e disser não crer porque não existem provas, você teria outro argumento para fazê-lo refletir na existência de Deus? (refletir sobre a questão 4 de O Livro dos Espíritos)
        
Primeiro momento:


         a) Técnica da água com açúcar: levar para a sala uma jarra transparente com água e açúcar (misturando previamente), servir um pouco dessa água para que cada evangelizando experimente.




          b) Técnica do balão: dar para cada evangelizando um balão (se o evangelizador preferir, pode dar apenas para uma criança, fazendo um sorteio), ou utilizar sacos de plástico transparente, para melhor visualização. Pedir que os evangelizandos encham de ar o balão ou o saco plástico.
        

Questionar:

          Qual o sabor da água? A água tem cor?
          O que será que colocamos na água?
          Como vocês sabem que é açúcar? Vocês estão vendo o açúcar?
          O que tem dentro do balão?
          O ar possui cor? E forma?
          Vocês já viram Deus? Será que ele existe?
          Como vocês sentem a existência de Deus?

         
Segundo momento:
comentários do evangelizador. Assim como vocês sentem a água doce e não enxergam o açúcar, percebem que o balão está cheio, mas não enxergam o ar dentro dele, assim é com relação a Deus, não O enxergamos, mas Ele existe e está presente em todas as coisas da criação.
        
Terceiro momento: trabalhar o texto "Resposta de Mãe". Leitura, jogral, perguntar e esclarecer o significado das palavras e expressões como: alvorada, orvalhada, céu tranquilo, no templo do coração, entre outras.
-minha mãe, onde está Deus?
-ora essa, minha filha
Deus está na luz que brilha
sobre a Terra, pelos céus

permanece na alvorada,
no vento que embala os ninhos,
no canto dos passarinhos,
na meiga rosa orvalhada

respira na água cantante
da fonte que se desata,
no luar de leite e prata,
está na estrela distante

vive no vale e na serra,
onde mais, como explicar-te?
Deus existe em toda a parte,
em todo lugar da Terra

-ó mamãe, como senti-lo
bondoso, sublime e forte?
será preciso que a morte
nos conduza ao céu tranquilo?

-não, filhinha, ouve a lição
guarda a fé com que te falo:
só podemos encontrá-lo
no templo do coração 

     ( Resposta de Mãe - Livro Jardim da Infância - Francisco Cândido Xavier - FEB)

        

        
Prece de encerramento


Avaliação:
Participação da turma, com bastante comentários e questionamentos sobre Deus, como senti-lo, percebê-lo.



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