quinta-feira, 21 de abril de 2016

Corpo, espírito e perispírito: cuidados especiais

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 16/04/2016

Tema: Corpo, espírito e perispírito: cuidados especiais

Objetivos:
- Identificar o Espírito, o perispírito e o corpo como elementos que se influenciam mutuamente;
- Refletir sobre a importância dos cuidados com o corpo e com a mente, para o desenvolvimento e crescimento do Espírito.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, perg 27, 76, 79, 87,88, 91 à 95, 135ª, 711 à 717
A Gênese, Cap. XIV – itens 7 à 10
A Vida Fala II – ‘Carneiro Revoltado’, Neio Lucio/Chico Xavier

Material: notebook e projetor

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e Prece Inicial
2.            Motivação: passar slides com adaptação da história do ‘Carneiro Revoltado’.
  1. Slide 1 – capa do livro
  2. slide 2: carneiro sem perceber os benefícios da lã, só percebia a tosquia
  3. slide 3 – carneiro reclama com Deus e pede ser feito de ouro
  4. slide 4 – carneiro feliz, todo reluzente
  5. slide 5 – homens correndo atrás do carneiro para pegar o ouro
  6. slide 6 – ele todo ferido após os pelos de ouro serem arrancados
  7. slide 7 – carneiro pede ser feito de porcelana
  8. slide 8 – o vento forte quebra a porcelana
  9. slide 9 – carneiro feito de mel sendo perseguido pelas moscas
  10. slide 10 – carneiro feito de alface
  11. slide 11 – cavalos atrás do carneiro
  12. slide 12 – carneiro normal, junto de seus companheiros

15.          Desenvolver o conteúdo com auxílio de slides e exposição dialogada:
slide 13 – moral da história èo que aprendemos com essa história?

            ètemos o corpo, os recursos que precisamos para cumprir nosso objetivo na reencarnação, mas nem sempre percebemos os benefícios que podemos oferecer e receber a partir do que possuímos.

Slide 14 – sabemos valorizar e cuidar de nosso corpo?
Slide 15 – equilibrista: o que é necessário para não perder o equilíbrio?
Slide 16 – E nós? O que precisamos para nos mantermos em equilíbrio?
            èanotar as respostas deles no quadro

            Slide 17 - Precisamos ter:
           autocontrole,  estabilidade mental e emocional,  relações sociais saudáveis,
           boa saúde, etc.

slide 18 –  Conceito de Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social que não consiste apenas na ausência de doença ou enfermidade”.
ð  Já se tem discussões sobre essa definição, incluindo a questão psíquica e espiritual.

Slide 19 - Para manter a saúde, de que necessitamos:
èAlimentação saudável;
è Exercícios Físicos
èHigiene (habitação, corporal, alimentar, profilaxia das doenças contagiosas (através do uso de vacinas), e mental.)
Slide 20 –
ð  O bem ou mal-estar mental/emocional, reflete-se em nosso estado físico.
èComo cuidar da higiene mental?

Slide 21 – esquema corpo/perispírito/espírito (no plano físico e o PE)
èMente é a base de tudo
ð  Sabemos que a mente influencia o perispírito que por sua vez, atua no corpo físico. Precisamos cuidar dos pensamentos, sentimentos, para garantirmos um corpo saudável!

Slide 22
ð  Cuidados com o corpo: utilização correta do nosso mais importante instrumento de vida aqui na Terra.

Slide 23 – è Corpo – instrumento do Espírito!


16.          Prece final.

Avaliação:
Aula para 5 jovens  com participação.
Perguntaram bastante sobre suicídio!


O  CARNEIRO  REVOLTADO – Adaptação do texto de Neio Lúcio

 Certo carneiro muito inteligente, mas indisciplinado, nunca reparou nos benefícios que a lã espalhava em toda parte e revoltou-se contra a tosquia.

– Porque aceitar a humilhação daquela tesoura enorme? Experimentava intenso frio, de tempos a tempos, e, despreocupado das ricas rações que recebia no redil, detinha-se apenas no exame dos prejuízos que supunha sofrer.

Muito amargurado, dirigiu-se ao Criador.
 – Meu Pai, não estou satisfeito com a minha pelagem. A tosquia é um tormento... Modifica-me, Senhor!...

O Todo-Poderoso indagou, com bondade:   – Que desejas que eu faça?
 Vaidosamente, o carneiro respondeu: – Quero que a minha lã seja toda de ouro.

A rogativa foi satisfeita. O carneiro tornou-se de ouro.
Assim que o orgulhoso ovino se mostrou cheio de pêlos preciosos, várias pessoas ambiciosas atacaram-no sem piedade. Arrancaram-lhe, violentamente, todos os fios, deixando-o em chagas.

O infeliz, a lastimar-se, correu para o Altíssimo e implorou:
– Meu Pai, muda-me novamente! Não posso exibir lã dourada, encontraria sempre salteadores sem compaixão.

O Sábio dos Sábios perguntou: – Que queres que eu faça?
 O carneiro, com mania de grandeza, suplicou:
 – Quero que a minha lã seja lavrada em porcelana primorosa.

E o carneiro teve sua lã transformada em porcelana.
 Logo que tornou ao vale, apareceu no céu enorme ventania, que lhe quebrou todos os fios, dilacerando-lhe a carne.

 Aflito, queixou-se ao Todo-Misericordioso:
 – Pai, renova-me!... A porcelana não resiste ao vento... estou exausto...

Disse-lhe o Senhor: – Que desejas que eu faça?

O carneiro nem pensou e foi dizendo:
 – Para não provocar os ladrões e nem me ferir com porcelana quebrada, quero que a minha lã seja feita de mel.
 O Criador satisfez o pedido. A lã do carneiro tornou-se do mais puro mel.

Mas, logo que o pobre se achou no redil, bandos de moscas asquerosas cobriram-no em cheio e, por mais corresse campo afora, não evitou que elas lhe sugassem os fios adocicados.

O mísero voltou ao Altíssimo e implorou:
 – Pai, modifica-me... as moscas deixaram-me em sangue!

O Senhor indagou, de novo. – Que queres que eu faça?
 Dessa vez, o carneiro pensou mais tempo e considerou:
 Eu seria mais feliz se tivesse minha lã semelhante às folhas de alface.

Atendido, voltou à planície, na caprichosa alegria de parecer diferente dos demais.
Quando alguns cavalos lhe puseram os olhos no carneiro,ele não conseguiu melhor sorte que das outras vezes. Os eqüinos prenderam-no com os dentes e, depois de lhe comerem a lã, abocanharam-lhe o corpo.

O carneiro correu na direção do Juiz Supremo, gotejando sangue das chagas profundas, e, em lágrimas, gemia: – Meu Pai, não suporto mais!...

O Todo-Compassivo, vendo que ele se arrependera com sinceridade, observou:
– Reanima-te, meu filho! Que pedes agora?

O infeliz replicou, em pranto:
 – Pai, quero voltar a ser um carneiro comum, como sempre fui. Não pretendo ser diferente de  meus irmãos.
 E terminou: -- Quero ser simples e útil, qual o Senhor me fez!...- Hoje sei que meus tosquiadores são meus amigos. Nunca me deixaram ferido e sempre me deram de beber e de comer.

O Pai sorriu, bondoso, abençoou-o com ternura e falou:

– Volta e siga seu caminho em paz. Você compreendeu enfim, que meus desígnios são justos. Cada criatura está colocada, por minha Lei, no lugar e nas condições que lhe competem e, se pretendes receber, aprende a dar.

Então o carneiro, envergonhado, mas satisfeito, voltou para o vale, misturou-se com os outros e daí por diante foi muito feliz.
 Livro “A Vida Fala II”. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.


Nenhum comentário:

Postar um comentário