terça-feira, 21 de abril de 2015

Fluidos - Natureza e Qualidade

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                                 11 à 14 anos   – 17/04/2015

Tema:  Fluidos - Natureza e Qualidade
Objetivos:
·         Conceituar fluidos, suas propriedades e a qualidade dos fluidos;
·         Identificar a qualidade dos fluidos que movimento diariamente com meus pensamentos e sentimentos.

Bibliografia:  
O Livro dos Espíritos, pergs. 21 à 34:
A Gênese, Cap. XIV – itens 1 à 12; 16 à 21.

Material: canetas e pedaços de papel com sentimentos (um para cada evangelizando).

Hora da novidade e Prece Inicial.

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial

2.       Desenvolvimento do conteúdo
èRelembrar com a turma o conceito de fluidos, apresentado na semana anterior: quais são os elementos primordiais, as matérias primas da criação divina?
Princípio Espiritual e Princípio Material, e como intermediário, o fluido cósmico universal, que combinando-se com o Elemento Material, forma os inúmeros corpos da natureza.
Como princípio elementar do Universo, ele, o FCU, assume dois estados distintos: o da eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o da materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermediário é o da transformação do fluido em matéria tangível.
ð  Pedir exemplos desses dois estados dos fluidos: imponderabilidade e ponderabilidade
Vimos também que os Espíritos manipulam os fluidos como os homens manipulam as coisas do mundo material. Os fluidos formam a atmosfera onde vivem os Espíritos. Eles modificam os fluidos onde estão “imersos” através de seus sentimentos, pensamentos e vontade. Isso vale tanto para os encarnados, quantos para os desencarnados.

ð  Quem pode dar exemplos de ambiente de bons fluidos? E de maus fluidos?
ð  O que se sente num ambiente de bons fluidos? E no de maus fluidos?

èO que acontece com quem vive constantemente num ambiente insalubre? Fica doente. E do ponto de vista fluídico, o que ocorre com quem vive a maior parte do tempo num ambiente de sentimentos e pensamentos ruins? Também adoece: mentalmente e fisicamente.

èPor quê precisamos aprender isso? O que nos importa esses conhecimentos?
==> vivemos “mergulhados” nos fluidos, agindo sobre eles, e recebendo a influência deles, o tempo todo. Precisamos conhecer essa realidade para que nossa vontade, sentimentos e pensamentos estejam direcionados para a geração e manutenção da qualidade dos fluidos que nos envolvem.

3.    .Atividade de fixação: Troca de segredos

ð  Entregar a cada jovem uma pequena folha de papel com um sentimento escrito.
ð  Cada um, individualmente, deverá anotar uma situação que viveu, onde experimentou o sentimento escrito na folha que recebeu.
ð  Deve escrever também, os pensamentos que lhe ocorreram ao ter o sentimento e as reações físicas que percebeu em seu corpo enquanto vivenciava o sentimento.
ð  Recolher os papéis, dobrá-los e colocá-los numa caixa.
ð  Cada jovem deverá retirar um papel, cuidando para que não pegue o seu mesmo.
ð  Um por vez deverá ler o papel que pegou na caixa, comentar a situação descrita e as influências nos fluidos ambientais relativos aos sentimentos e pensamentos descritos.

Regra: os jovens não devem julgar a situação relatada. A pessoa que escreveu a situação, se quiser, pode se pronunciar.

Lembrete: o foco é a análise do impacto dos sentimentos vivenciados na qualidade dos fluidos e sua repercussão no corpo físico.

Sentimentos escritos nas folhas: Medo, Raiva, Alegria, Tristeza, Desamparo, Ansiedade, Serenidade, Emoção, Desespero, Alívio.  (repetir até ter o número de evangelizandos presentes).


4.    Conclusão: Pedir que identifiquem a qualidade dos fluidos que movimentam diariamente com seus pensamentos e sentimentos

5.    Prece final

Avaliação:
AULA para 8 evangelizandos, com participação e conversas paralelas.

Não foi feita a atividade de fixação.

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