Casa Espírita
Missionários da Luz – Pré-Mocidade 11
à 14 anos – 17/04/2015
Tema: Fluidos - Natureza e Qualidade
Objetivos:
·
Conceituar fluidos, suas propriedades e
a qualidade dos fluidos;
·
Identificar a qualidade dos fluidos que
movimento diariamente com meus pensamentos e sentimentos.
Bibliografia:
O Livro dos
Espíritos, pergs. 21 à 34:
A Gênese, Cap. XIV –
itens 1 à 12; 16 à 21.
Material: canetas e pedaços
de papel com sentimentos (um para cada evangelizando).
Hora da novidade e Prece Inicial.
Desenvolvimento:
1.
Motivação
Inicial
2.
Desenvolvimento do conteúdo
èRelembrar
com a turma o conceito de fluidos, apresentado na semana anterior: quais são os
elementos primordiais, as matérias primas da criação divina?
Princípio
Espiritual
e Princípio Material, e como
intermediário, o fluido cósmico universal,
que combinando-se com o Elemento Material, forma os inúmeros corpos da
natureza.
Como
princípio elementar do Universo, ele, o FCU, assume dois estados distintos: o da eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o
primitivo estado normal, e o da materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O
ponto intermediário é o da transformação do fluido em matéria tangível.
ð Pedir exemplos desses
dois estados dos fluidos: imponderabilidade e ponderabilidade
Vimos também que os Espíritos manipulam os fluidos como os homens manipulam
as coisas do mundo material. Os fluidos formam a atmosfera onde vivem os Espíritos. Eles modificam os fluidos onde estão
“imersos” através de seus sentimentos,
pensamentos e vontade. Isso vale tanto para os encarnados, quantos para os
desencarnados.
ð Quem pode dar
exemplos de ambiente de bons fluidos? E de maus fluidos?
ð O que se sente num
ambiente de bons fluidos? E no de maus fluidos?
èO
que acontece com quem vive constantemente num ambiente insalubre? Fica doente. E
do ponto de vista fluídico, o que ocorre com quem vive a maior parte do tempo
num ambiente de sentimentos e pensamentos ruins? Também adoece: mentalmente e
fisicamente.
èPor
quê precisamos aprender
isso? O que nos importa esses conhecimentos?
==> vivemos
“mergulhados” nos fluidos, agindo sobre eles, e recebendo a influência deles, o
tempo todo. Precisamos conhecer essa realidade para que nossa vontade,
sentimentos e pensamentos estejam direcionados para a geração e manutenção da
qualidade dos fluidos que nos envolvem.
3.
.Atividade
de fixação: Troca de segredos
ð Entregar a cada jovem
uma pequena folha de papel com um sentimento escrito.
ð Cada um,
individualmente, deverá anotar uma situação que viveu, onde experimentou o
sentimento escrito na folha que recebeu.
ð Deve escrever também,
os pensamentos que lhe ocorreram ao ter o sentimento e as reações físicas que
percebeu em seu corpo enquanto vivenciava o sentimento.
ð Recolher os papéis,
dobrá-los e colocá-los numa caixa.
ð Cada jovem deverá
retirar um papel, cuidando para que não pegue o seu mesmo.
ð Um por vez deverá ler
o papel que pegou na caixa, comentar a situação descrita e as influências nos
fluidos ambientais relativos aos sentimentos e pensamentos descritos.
Regra: os jovens não devem julgar a situação
relatada. A pessoa que escreveu a situação, se quiser, pode se pronunciar.
Lembrete: o foco é a análise
do impacto dos sentimentos vivenciados na qualidade dos fluidos e sua repercussão
no corpo físico.
Sentimentos escritos nas folhas: Medo, Raiva,
Alegria, Tristeza, Desamparo, Ansiedade, Serenidade, Emoção, Desespero, Alívio. (repetir até ter o número de evangelizandos
presentes).
4.
Conclusão:
Pedir que identifiquem a qualidade dos fluidos que
movimentam diariamente com seus pensamentos e sentimentos
5.
Prece
final
Avaliação:
AULA para 8 evangelizandos, com
participação e conversas paralelas.
Não foi feita a atividade de fixação.
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